Beleza

12 maneiras de usar o produto na rotina de beleza

Novos produtos podem e devem ser incluídos à rotina de beleza, mas alguns clássicos merecem lugar cativo no nécessaire, a exemplo da vaselina. A substância hidratante, aquela antiguinha mesmo, do tempo da vovó, é acessível e versátil, trazendo diversos (e incríveis!) benefícios ao corpo.

Abaixo, saiba tudo sobre o produto, incluindo maneiras de usá-lo e contraindicações!

O que é?

Derivada do petróleo, a vaselina é considerada amiga da beleza por criar uma fina película sobre a pele, evitando o ressecamento. A substância está presente na composição de cosméticos, mas também pode ser usada em sua fórmula pura, seja no estado líquido, seja no sólido.

O produto é considerado um ótimo aliado da beleza
Doze finalidades

1. Hidratante labial
Em algumas épocas do ano, sobretudo no inverno, os lábios ficam muito ressecados. Para evitar ou tratar esse problema, besunte a boca com vaselina antes de dormir. Ao acordar, você terá lábios lisinhos e brilhantes.

2. Solução para cotovelos e calcanhares ressecados
Assim como o produto ajuda a hidratar os lábios, ele também trata cotovelos, joelhos e calcanhares ressecados, conforme explica a médica Nayane Aidar, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “A vaselina é excelente para esta finalidade e um verdadeiro coringa na rotina de beleza”, crava a especialista.

3. Fixador de perfumes 
Segundo o perfumista Fábio Navarro, a substância atua como fixador de fragrâncias. “Uma pele bem hidratada retém melhor o perfume. Passe vaselina nos pulsos antes de aplicar a fragrância e sinta o resultado”, indica.

4. Substituto do iluminador
O iluminador acabou e você não consegue sair de casa sem uma make glow? O produto pode ser um ótimo substituto. Use um pouquinho dele nas têmporas, sem lambuzar demais o rosto para não deixar a pele com aspecto oleoso.

5. Primer de olhos
Quando aplicada nas pálpebras, a substância dá impressão de sombra molhada. Além disso, ela hidrata a região e prolonga o efeito da maquiagem. Cuidado, apenas, na hora de aplicá-la; a vaselina não deve entrar em contato direto com os olhos.

6. Emoliente de cutículas
Antes de fazer as unhas, aplique um pouco do produto nas cutículas para hidratá-las e, dessa maneira, facilitar a remoção das “pelinhas”.

7. Protetor de tatuagens 
Os tatuados de plantão de certo têm vaselina em casa. “Isso porque a substância é recomendada para evitar o ressecamento da tatuagem e ajudar na cicatrização, sendo indispensável nos primeiros dias após a sessão”, conta a tatuadora Lais Sampaio. O produto também pode ser usado em tatuagens já cicatrizadas, para dar um brilho a mais ao desenho.

8. Alternativa ao demaquilante
A vaselina não deve ser usada de forma abundante no rosto, uma vez que pode entupir os poros e aumentar a oleosidade da pele. Porém, na falta de um demaquilante, ela pode ser usada para remover a make. Só não vale tornar a exceção um hábito.

9. Ótimo para aliviar queimaduras solares
Tomou muito sol e ficou com a pele rosada? Passar vaselina na área afetada alivia a ardência e diminui a vermelhidão.

10. Aliado na hora de tingir o cabelo
A substância evita que a tinta manche a pele. Passe um pouco dela nas orelhas e na testa, bem rente à raiz do cabelo, para garantir um rosto sem manchas após a coloração.

11. Esfoliante caseiro
Aliados, a vaselina e o açúcar servem como um excelente esfoliante caseiro. Passe a misturinha no corpo úmido, deixe agir por alguns instantes e enxágue. Use a proporção de duas medidas de vaselina para uma de açúcar.

12. Neutralizador de água oxigenada
No Talasso Spa, situado no Sudoeste, a vaselina é utilizada em procedimentos estéticos com água oxigenada, como o Banho de Lua — focado em descolorir os pelos do corpo. Uma fina camada da substância é passada em todo o corpo da cliente antes do procedimento, a fim de proteger sua pele dos possíveis efeitos nocivos da solução, entre eles, o ressecamento.

0

Contraindicações

De acordo com a tricologista Marina Barletta, integrante da Associação America de Pesquisa em Cabelo (AHRS, na sigla em inglês), a vaselina não deve ser usada nos fios.

“Para tratar madeixas ressecadas, dê preferencia a óleos vegetais naturais ou industrializados, como o de jojoba“, elucida.

Outro ponto negativo da substância é que, por ser derivada do petróleo, ela não é biodegradável, ou seja, pode trazer impactos à natureza.

Galeria de produtos

A vaselina pode ser encontrada facilmente em farmácias e lojas de beleza, físicas e virtuais, de todo o mundo. As mais populares são as da marca norte-americana Vasenol (Vaseline, em inglês), que oferece diversas versões da substância.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo