Curiosidades

24 perguntas sem sentido (com respostas)

Selecionamos 24 perguntas sem sentido e tentamos respondê-las. Você vai ver que, apesar de parecerem absurdas e engraçadas, quase todas as perguntas são na verdade bem interessantes e nos fazem pensar sobre coisas que fazem, sim, muito sentido.

1. É possível chorar debaixo d’água?

Claro que sim. O fato de você não ver as suas lágrimas (que se misturam imediatamente com a água externa) não significa que você não está chorando. Só cuidado para não engolir água!

2. Se você dissesse a alguém para ‘ser um líder e não um seguidor’, essa pessoa não se tornaria um seguidor seguindo seu conselho?

Sim, é verdade. Se pensarmos que mesmo os maiores líderes do mundo têm os seus assessores e conselheiros, talvez cheguemos à conclusão de que todos somos seguidores em algum nível. Ou será que você nunca seguiu o conselho de ninguém?

3. Se todas as pessoas do mundo pularem ao mesmo tempo, a Terra se moverá?

A resposta é não. Como as 7,6 bilhões de pessoas estão espalhadas pela superfície do globo, os saltos se cancelariam. Mas e se todas as pessoas estiverem num mesmo ponto? 

Rhett Allain, professor de física da Southeastern Louisiana University, resolveu calcular o que poderia acontecer com o nosso planeta caso todo mundo, reunido num mesmo ponto, resolvesse saltar de uma só vez. Ele chegou à conclusão de que sim, a Terra se moveria, mas a massa do nosso planeta é tão grande, tão grande, que essa pequena deslocação não seria detectada. Portanto, pode pular à vontade! 

4. Os peixes ficam com sede?

Sim, os peixes têm sede! Tal como nós, seres humanos, os peixes também têm necessidade de beber água para, entre outras coisas, regular a concentração de sal no organismo. Os peixes de água salgada dispõem de células especiais nas guelras que cumprem a função de eliminar o excesso de sal.

5. Se alguém possui um pedaço de terra, ele é dono dessa propriedade até o centro da Terra?

A origem dessa questão talvez seja a máxima latina do século XIII: Cujus est solum, eius est usque ad coelum et ad inferos. Traduzindo: “Quem é proprietário do solo o possui desde o céu até o inferno”. Será verdade isso?

De forma bastante objetiva: não. O direito de utilização de propriedade é limitado. O Código Civil brasileiro diz que “a propriedade do solo abrange a do espaço aéreo e subsolo correspondentes, em altura e profundidade úteis ao seu exercício”. Qual seria a utilidade de possuir os 6.371 km de terra, material rochoso e metais que tem embaixo da sua casa?

Você vai responder: “Ora, recursos minerais custam uma fortuna!”. OK, mas os recursos minerais pertencem ao Estado. Não basta possuir o direito do solo para explorá-los economicamente. É preciso ter autorização da Agência Nacional de Mineração.  

Além do mais, o buraco mais profundo já cavado pelo ser humano tem 12,2 km. Ou seja, ainda que os 6.371 km de subsolo fossem seus, qual a utilidade disso?

6. Se estamos limpos depois do banho, por que lavamos a toalha de tempos em tempos?

Não tem a ver com a sujeira do nosso corpo, mas com o fato da toalha acumular fungos, causadores de alergias e micoses. Os fungos se proliferam com a umidade – portanto, toalhas são um meio bastante propício para eles. Por isso, além de lavar as toalhas com certa regularidade, é importante secá-las bem após o uso.

7. Se ninguém compra um ingresso para um filme, o cinema ainda o exibe?

Depende do cinema. Segundo levantamento feito em cinemas de São Paulo pelo jornalista Tiago Jokura, do UOL, há cinemas que adotam a política dos 20 minutos de tolerância: se ninguém aparecer nesse tempo, a sessão é encerrada. Outras salas passam o filme independentemente do número de espectadores – mesmo que esse número seja zero. Vai que alguém resolve aparecer no meio da sessão?

8. Por que o golpe se chama “boa noite, Cinderela” se a personagem que dorme é a Bela Adormecida?

Difícil saber ao certo. Alguns sites relacionam esse nome com um antigo quadro do Programa Silvio Santos chamado “Boa Noite, Cinderela”. Mas não há provas de que isso seja verdade. 

Para quem não sabe, o golpe “boa noite, Cinderela” é uma prática criminosa que consiste em dopar a vítima para a prática de roubo ou estupro.

9. Como se escreve zero em algarismos romanos?

Não tem zero em algarismos romanos. O número zero foi inventado pelos indianos por volta do século VI d.C.

10. Os pinguins têm joelhos?

Sim, os pinguins têm joelhos. À primeira vista, somos levados a crer que não, já que as perninhas dos pinguins parecem curtas demais – e sem a articulação que chamamos de joelhos. Mas a verdade é que boa parte das pernas dos pinguins está coberta por suas penas, inclusive os joelhos.

Olhando para o esqueleto do pinguim (imagem abaixo), fica mais fácil visualizar seus joelhos.

pinguins joelhos
Esqueleto de um pinguim.

11. Se você roubou uma caneta de um banco, é um assalto a banco?

Depende. Se a caneta foi comprada por algum funcionário ou cliente do banco, não. Mas se a caneta foi comprada pelo próprio banco, aí é assalto a banco, sim. 

Agora falando sério: não é certo roubar canetas, mas isso não faz de você um assaltante de bancos.

12. Quais são as três coisas que você levaria para uma ilha deserta? Por que ninguém diz “BARCO”?

Talvez porque as pessoas pensem que a proposta do jogo é se imaginar passando um tempo na ilha deserta e não fugir de lá. E você, o que levaria a uma ilha deserta?

13. Se você cavasse um buraco até o outro lado da Terra e depois se jogasse lá dentro, estaria caindo ou flutuando?

Para começo de conversa, ainda é impossível fazermos isso, já que o buraco mais profundo já cavado tem “apenas” 12,2 km. A distância entre a superfície e o centro da Terra é de 6.371 km. Ou seja: um buraco que cruzasse a Terra de ponta a ponta teria mais de 12 mil quilômetros. 

Em todo caso, supondo que isso fosse possível, a pessoa não sobreviveria a essa “viagem”. A quantidade de obstáculos no meio do caminho, entre os quais as elevadíssimas temperaturas e a pressão, fariam com que você jamais chegasse ao outro lado. 

14. Por que há desenhos do sol usando óculos escuros quando o objetivo dos óculos escuros é justamente proteger os olhos da luz do Sol?

Taí uma pergunta que não quer calar. É preciso perguntar aos desenhistas por que eles fazem isso. O mais correto seria a Terra e os demais planetas do Sistema Solar usarem óculos escuros, já que são eles que estão expostos à luz solar.

Mas uma coisa não dá para negar: o Sol fica muito bem de óculos escuros, não acha? 😎

15. Por que tem gente que aperta o botão do controle remoto com mais força quando as pilhas estão fracas?

Talvez as pessoas que fazem isso não saibam que as pilhas estão fracas e pensem que o problema está nos botões. Porque se o problema está nas pilhas, a única solução é trocá-las. Os botões não tê nada a ver com isso.

16. Se fantasmas podem atravessar paredes, por que não caem através do chão?

Essa é uma pergunta que muita gente deve fazer quando assiste aos filmes e séries de terror. Se fantasmas não respeitam as leis da física, seria mais razoável que, além de atravessar paredes, eles também caíssem através do chão. É preciso avisar os roteiristas e diretores que eles estão cometendo essa falha. 

17. Por que o Pateta consegue caminhar sobre duas patas e o Pluto não, sendo que ambos são cães?

No mundo fantástico de Walt Disney, tudo é possível, inclusive rato falar, cachorro andar sobre duas patas etc. Acontece que tanto o Pluto quanto o Pateta são cachorros, mas só o Pateta pode andar sobre duas patas. Outra característica que o Pateta tem que o Pluto não tem é a capacidade da fala. 

Bom, já deu para perceber que o Pateta é um personagem mais humanizado: tem características comportamentais e físicas próximas de um ser humano. A mesma coisa se pode dizer em relação ao rato Mickey e outros personagens principais das histórias da Disney. Já o Pluto, que é o mascote do Mickey, participa da história como um cão de verdade. 

Pateta e Pluto
Pateta (esquerda) e Mickey com seu cãozinho Pluto (direita).

18. Como o Tarzan estava sempre barbeado?

É curioso que o Tarzan tenha adquirido vários hábitos dos macacos, mas mantenha sempre à mão um kit de barbear. Tanto na revista original, de 1912, quanto no cinema (foram inúmeros filmes desde 1918), o “Homem Macaco” está sempre de barba feita, sinal de que os criadores estavam mais preocupados com a aparência do galã do que com a coerência da história.  

19. Por que o porta-luvas dos carros tem esse nome, se ninguém guarda luvas lá?

Esse nome surgiu numa época em que esse compartimento do veículo servia, sim, para guardar luvas. Isso porque os veículos criados no início do século XX não tinham a vedação que os carros têm hoje em dia. 

Para não congelar as mãos nos dias frios, os motoristas usavam luvas, tal como fazem os motoqueiros. Quando não as estavam utilizando, os motoristas precisavam de um lugar para guardá-las. 

Hoje não usamos mais luvas para dirigir os carros, mas os porta-luvas foram mantidos, bem como seu curioso nome.

20. Se você tentar falhar e tiver sucesso, você falhou ou teve sucesso?

Dá para dizer que são as duas coisas. Será que se pode chamar isso de fracasso bem-sucedido?

21. Adão e Eva tinham umbigo?

O umbigo é a cicatriz que resulta da queda do cordão umbilical, que conecta o abdômen do bebê à placenta materna (órgão formado na gestação que fica dentro do útero). Adão e Eva foram criados por Deus – portanto, não vieram de um útero materno, como todos nós. Assim, faz sentido supor que eles não têm umbigo. Mas como a Bíblia não faz nenhuma referência a esse assunto, a resposta mais segura é dizer que não há resposta. 

22. Para onde vai uma memória quando ela é esquecida?

Não temos uma resposta para isso, mas podemos explicar de que forma as memórias se formam e se perdem. 

As memórias se formam através de conexões estáveis entre neurônios, que são as células do sistema nervoso responsáveis por transmitir informações. No nosso dia a dia, formamos novas memórias e excluímos outras. Algumas conexões entre neurônios, aquelas mais frágeis, são desfeitas, ao passo que outras são reforçadas.

Portanto, em termos neurocientíficos, uma memória esquecida é resultado do enfraquecimento ou dissolução dessas conexões. Algumas memórias, aparentemente esquecidas, ainda podem ser resgatadas. Outras simplesmente desaparecem.

23. Se a Terra é redonda, onde ficam os quatro cantos da Terra?

Se um canto é o encontro entre duas retas, formando um ângulo, é impossível que a Terra tenha cantos, já que a Terra não é um cubo. Uma hipótese é que a expressão “quatro cantos da Terra” faz referência aos quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. 

A expressão é bastante antiga e remonta ao Antigo Testamento da Bíblia, mas não podemos precisar quando ela surgiu.  

E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

Apocalipse 7:1

24. Por que a tampa da pasta de dente é do tamanho do ralo da pia?

Mera coincidência. Não passa pela cabeça de quem projeta os tubos das pastas de dentes fazer as tampinhas do tamanho exato dos ralos, e o mesmo se pode dizer em relação aos fabricantes de ralos…

Veja também:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)