Vida e Estilo

7 alimentos que não precisam ser armazenados na geladeira

Você sabia que existem certos alimentos que não precisam ser armazenados na geladeira? Pois é! Caso o seu eletrodoméstico não tenha uma grande capacidade, é possível deixar alguns alimentos que podem ficar fora dela, fazendo com que sobre espaço para os itens que são imprescindíveis dentro do equipamento.

É essencial ter isso em mente porque certos alimentos não podem ficar mais de 2 horas fora da geladeira. Se ficarem, elas podem gerar várias bactérias que não vão alterar o gosto da comida e nem a sua aparência (então não dá para notar), mas que podem causar contaminações graves, incluindo com risco de morte.

Claro que esse cenário é mais extremo e pouco provável, mas é possível que aconteça dependendo do tempo que a comida ficar fora da geladeira. Afinal, não são tão raras assim as notícias de gente que morreu pois comeu alimentos, como macarrão, por exemplo, depois de ficar alguns dias fora da geladeira.
Quer saber quais são os alimentos que não precisam ser armazenados na geladeira? Então siga a leitura do artigo abaixo!

7 alimentos que não precisam ser armazenados na geladeira

7 alimentos que não precisam ser armazenados na geladeira

1. Melancia e melão
Você costuma colocar melancia ou melão na sua geladeira? Se sim, saiba que não só você pode estar colocando as frutas ali desnecessariamente, como ainda pode estar prejudicando-as. Isso mesmo: segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (o equivalente ao Ministério da Agricultura deles), manter essas frutas fora da geladeira faz com que as suas propriedades antioxidantes fiquem intactas e, portanto, elas sejam mais saudáveis para o nosso corpo. Já cortadas, claro, devem ir na geladeira por, no máximo, 4 dias.

2. Batatas
Deixar batatas na geladeira pode ser prejudicial, uma vez que a baixa temperatura pode acabar com o amido que estão nelas. Na prática, isso faz com que elas fiquem com um gosto diferente, além de um aspecto mais áspero. Por causa disso, o ideal é deixar as batatas fora da geladeira mesmo, possivelmente guardadas em uma cesta na cozinha.

3. Tomate
O tomate é outro fruto que tem problemas com a temperatura fria de uma geladeira. Armazenado por lá, ele fica sem brilho e um pouco seco. O ideal, portanto, é completo ainda verde e deixá-lo do lado de fora da geladeira, pegando um ventinho até amadurecer. Não deixe-o amadurecer demais, no entanto.

4. Mel
O mel é um alimento que não pode ir na geladeira pois as baixas temperaturas o deixam muito granulado. Isso prejudica a sua textura e todos os alimentos que tiverem o mel na receita. Portanto, o ideal é deixá-lo em temperatura ambiente mesmo, de modo a garantir uma boa textura e sabor para o ingrediente.

5. Café
Se você tem café em grãos em casa, para moer em um moedor, não o guarde na geladeira. Isso porque a umidade local vai gerar um acúmulo de água nos grãos, o que mudará o sabor deles. O ideal é guardá-los em um pote fechado no armário. O mesmo vale para o pó de café, ok? O único que pode ir na geladeira é o café já líquido, caso você queira tomá-lo frio.

6. Pão
Você tem o hábito de guardar o pão na geladeira? Se sim, é bom mudar essa postura. Isso porque armazenado ali, o pão ficará muito seco e nada saboroso. Se ele já estiver assado, a melhor solução é guardá-lo no freezer para que ele fique congelado e, depois, você o descongele quando for comer. Já se o pão ainda não estiver assado e estiver só a massa, vale a pena deixá-lo na geladeira. Isso porque a parte de fora do pão ficará mais cascudinha, mas o seu interior ficará bem macio.

7. Abacate
O abacate é uma fruta que deve ficar fora da geladeira até amadurecer. Depois que isso acontecer, você pode sim colocá-lo no eletrodoméstico de modo a aumentar a sua vida útil por alguns dias, mas não muito mais do que isso. Além disso, vale registrar a dica para conservar um abacate já cortado: coloque um pouco de suco de limão e guarde-o em um recipiente fechado.

Uma última dica é evitar qualquer tipo de alimento quente dentro da geladeira, pois isso forçará o seu compressor e poderá gerar problemas. Caso uma peça se avarie, seria necessário chamar o conserto de geladeira Brastemp ou qualquer marca que seja a sua.
Como deu para ver, esses são alguns dos alimentos que não precisam ser armazenados na geladeira. Tendo isso em mente, é só organizar adequadamente o seu eletrodoméstico para não ter um problema para preservar a sua comida e lidar com pouco espaço, caso você more em um apartamento pequeno e não possa ter uma geladeira muito grande.
E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo