Tecnologia

A AMD ajudou os desenvolvedores Godfall e DiRT 5 a adicionar sombras traçadas por raios, mas a diferença é sutil

A AMD não revelou muitos detalhes durante a apresentação de ontem da Radeon RX 6000, incluindo detalhes sobre o suporte de hardware para rastreamento de raios. No entanto, a empresa mencionou que ajudou a implementar o rastreamento de raios (via Microsoft DirectX Raytracing) em dois jogos que serão lançados em breve: RPG Godfall de ação da Counterplay Games e corridas DiRT 5 da Codemasters.

E na página DirectX 12 Ultimate da AMD, a empresa postou capturas de tela comparativas de ambos os jogos com e sem efeitos de traçado de raio habilitados. Francamente, em ambos os casos, a diferença é mínima. As sombras parecem ser mais precisas, ricas e descritivas, mas isso é tudo: eu gostaria de esperar que essas melhorias sutis não afetem muito o desempenho. A propósito, DiRT 5 também suporta a tecnologia Variable Rate Shading (VRS).

Estes são dois dos jogos otimizados para DirectX 12 Ultimate que a AMD parece estar trabalhando, junto com World of Warcraft: Shadowlands da Blizzard (que também tem sombras traçadas por raios e suporte a VRS), Far Cry 6 da Ubisoft e O Riftbreaker da EXOR Studios.

A AMD ajudou os desenvolvedores de jogos a trazer belas sombras e taxa de quadros aprimorada para Dirt 5, World of Warcraft: Shadowlands, Godfall, Far Cry 6 e The Riftbreaker – usando DirectX Raytracing e Variable Rate Shading do DirectX 12 Ultimate. Confira https://t.co/3vx8RBCsTr #GameOnAMD

De acordo com um tweet postado por uma conta oficial do Microsoft DirectX 12, todos esses 5 jogos devem incluir sombras traçadas por raios e suporte a VRS, embora não tenhamos visto nenhum deles para Far Cry 6 e The Riftbreaker até agora.

Dado que todas essas implementações de rastreamento de raio são baseadas no Microsoft DirectX Raytracing, você pode esperar que funcionem com as GPUs NVIDIA GeForce RTX 2000 e 3000 series.

A propósito, um dos testes de desempenho de núcleos especializados de Ray Accelerator (RA) apareceu nos slides de imprensa da AMD: de acordo com a geometria procedimental do SDK DXR da Microsoft, a placa de vídeo Radeon RX 6800 XT foi cerca de 25% mais lenta do que a GeForce RTX 3080 em rastreamento de raio de hardware … Obviamente, benchmarks extensivos serão necessários para avaliar completamente as diferenças de desempenho entre as placas de vídeo AMD e NVIDIA mais recentes.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo