Tecnologia

A fabricante europeia de baterias Northvolt levanta US $ 2,75 bilhões da Volkswagen e de outros investidores

É aconselhável localizar a produção de baterias de tração à base de lítio nas proximidades das montadoras de automóveis, portanto, em regiões com grande demanda por veículos elétricos, a produção local está se desenvolvendo. A empresa sueca Northvolt, que planeja ocupar um quarto do mercado europeu até 2030, recebeu US $ 2,75 bilhões de investidores esta semana para desenvolvimento.

Fonte da imagem: Bloomberg

A Northvolt foi fundada por um nativo da Tesla, e entre seus acionistas está a empresa Volkswagen, que considera este parceiro um dos principais parceiros no desenvolvimento de seu próprio ecossistema de produção de baterias de tração na Europa. Lembre-se que até o final de 2030, a gigante automobilística alemã espera ter acesso às capacidades de seis empresas na Europa, capazes de produzir anualmente baterias com capacidade total de 240 GWh.

Para a Northvolt AB, como explica a Bloomberg, os US $ 2,75 bilhões recebidos são a maior tranche de financiamento em sua curta história. Desse montante, cerca de US $ 620 milhões foram contribuídos pela empresa Volkswagen, que agora terá cerca de 20% das ações da fabricante sueca de baterias. A BMW também é cliente da Northvolt. O fabricante de caminhões Scania espera usar essa marca de baterias em seus veículos elétricos comerciais. A carteira total de pedidos da fabricante de baterias já chega a US $ 27 bilhões.

O grosso dos recursos recebidos dos investidores será usado para aumentar a capacidade de produção da Norhtvolt na Suécia, que originalmente deveria produzir baterias com uma capacidade total de 40 GWh. A nova parcela de investimento aumentará a produtividade em até 60 GWh por ano. A Northvolt também é apoiada por investidores institucionais como Goldman Sachs, além de fundos de pensão dinamarqueses e suecos. A unidade sueca deve começar a dispensar produtos no final deste ano.




Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)