Cinema

A importância da tradição dos filmes de Natal nos EUA

Existe um fenômeno norte-americano que começa, aos poucos, a chegar ao Brasil: O filme natalino. Não se trata só de sentar em família e assistir um longa com a temática, mas sim uma indústria inteira preocupada em criar os melhores longas para a época de fim de ano.

Nos Estados Unidos, artistas de diversas áreas fazem especiais de natal, então o cinema entrar nessa onda é só parte das comemorações por lá.

Há um grande número de filmes clássicos de Natal, mas nem todos foram amados instantaneamente. Alguns foram crescendo ao longo do tempo e desde então foram reconhecidos como alguns dos melhores do gênero. De vez em quando, porém, surge um filme que é universalmente visto como um sucesso instantâneo.

O amor que o público tem por um filme também costuma ser muito claro. Muitos desses filmes ainda são assistidos todos os anos e podem até ter se tornado parte de uma tradição de família. Alguns filmes, como Harry Potter E A Pedra Filosofal nem tentam ser natalinos, mas acabam entrando na comemoração.

O curioso é que por causa desses filmes, no Brasil, aprendemos a curtir neve, papai noel com roupas de frio e todo aquele clima europeu, enquanto nosso Natal, de fato, é bem diferente pelo calor, origens e tradições. Por isso, o cinema brasileiro começou agora a criar sua própria história com dois filmes: Tudo Bem No Natal Que Vem e 10 Horas Para O Natal.

Isso sem contar os incríveis especiais do Porta dos Fundos, claro.

Será que a moda pega?

Se você é daqueles que gosta de ver um título bem natalino nessa época, aproveite para ver esses clássicos:

Esqueceram De Mim
Onde ver: Disney +

Clássicos dos clássicos, o longa estrelado por Macaulay Culkin se passa na véspera do Natal, quando a familia McAllister viaja para a França em busca de férias tranquilas, mas acabam esquecendo do caçula de oito anos, Kevin, sozinho dentro de casa em Chicago. O garoto faz tudo que lhe proibiram e enfrenta uma dupla de ladrões.

Um Duende Em Nova York
Onde ver: HBOGo

Buddy (Will Ferrell) é um humano criado no Pólo Norte que se transforma em um elfo. Depois de se revoltar contra a comunidade onde vive, vai a Nova York para tentar encontrar seu lugar no mundo e também seu pai (James Caan). O encontro acontece, mas Buddy vê que seu pai é avarento e pior: seu irmão adotivo não acredita em Papai Noel.

O Grinch
Onde ver: Netflix

O longa é baseado no conto de Dr. Seuss e segue Grinch (Jim Carrey), uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Ele pretende estragar a festa dos moradores de Quem-lândia roubando presentes e enfeites com a ajuda de seu cãozinho Max. Ao mesmo tempo, a pequena Cindy Lou Quem (Taylor Momsen), moradora de Quem-lândia, observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites e quer saber o significado do Natal. Os caminhos de Cindy Lou e do Grinch se cruzarão e, juntos, conhecerão o verdadeiro espírito do Natal.

Cena de O Grinch, com Jim Carrey

 

Meu Papai É Noel
Onde ver: Disney+

Papai Noel sofre um acidente no telhado da casa de Allen, um bem-sucedido vendedor de brinquedos (Tim Allen). Como não pode continuar seu trabalho, Noel pede para que o vendedor entregue os presentes para as crianças naquela data e explica como fazê-lo. Ele começa a ajudar, mas percebe que está engordando e sua barba crescendo. E, com o tempo, Allen transforma-se no próprio Papai Noel.

Amor Com Data Marcada
Onde ver: Netflix

Sloane (Emma Roberts) não aguenta mais chegar a datas comemorativas solteira, afinal, toda a sua família fica lhe perguntando sobre o assunto. Com isso, ela acaba fazendo um pacto com Jackson (Luke Bracey), que também não é fã dessas ocasiões, de se tornarem acompanhantes oficiais um do outro durante a temporada de festas.

Cena do filme Amor com Data Marcada

Crônicas De Natal
Onde ver: Netflix

Na comédia estrelada por Kurt Russell como Papai Noel, após causar um acidente com o trenó do bom velhinho, os irmãos Kate e Teddy embarcam em uma noite alucinante para tentar salvar a celebração em família, mas acabam armando outras grandes confusões na data.

Klaus
Onde ver: Netflix

Indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2019, o longa se passa em Smeerensburg, uma remota ilha localizada no Polo Norte. Jesper (Jason Schwartzman) é um aspirante a carteiro que é encarregado de fazer o correio chegar ao local. No entanto, os habitantes da cidade em que vive brigam há gerações e não querem se comunicar nem entre si, muito menos por cartas. Prestes a desistir da profissão, ele encontra o misterioso carpinteiro Klaus (J.K. Simmons), que vive sozinho em casa repleta de brinquedos feitos a mão e com ajuda da professora Alva (Rashida Jones), começa a modificar o local onde vive.

O Expresso Polar
Onde ver: Netflix

É véspera de Natal e o garoto está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente, ele ouve um grande barulho e vai para fora de sua casa. O garoto vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide fazer essa viagem que mudará para sempre sua crença no Natal.

 

Veja também:

Cinco filmes que desconstroem o Natal

Cinco filmes de terror que se passam no Natal

10 Horas Para o Natal traz elenco inspirado e aventura por SP

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)