Tecnologia

A interface do usuário do Windows 10 terá mudanças significativas no próximo ano

A Microsoft planeja lançar uma grande atualização do Windows 10 no próximo ano, que trará mudanças significativas na interface do usuário do sistema operacional. De acordo com os dados disponíveis, as alterações afetarão muitos elementos da interface de nível superior, como o menu Iniciar, Centro de ações e Explorador de arquivos. A fonte afirma que o design da interface ficará mais moderno, receberá elementos animados melhorados e novas funções.

As alterações na interface do usuário do Windows 10 estão sendo desenvolvidas como parte de um projeto com o codinome “Sun Valley”. Presume-se que eles serão incluídos na próxima grande atualização da plataforma de software, que será lançada no segundo semestre de 2021. A documentação interna descreve o projeto como uma “revitalização” e redesenho da área de trabalho do Windows, necessária para acompanhar as expectativas do cliente em um mundo movido por outras plataformas modernas e leves.

É importante notar que nos últimos anos não houve mudanças significativas no design e no conjunto de recursos do Windows 10, enquanto outras plataformas receberam um design completamente redesenhado e uma interface de usuário atualizada ao mesmo tempo. As mudanças ocorridas no Windows 10 desde o início do Fluent Design não são uma atualização significativa ou um repensar da interface do usuário.

Quanto ao projeto Sun Valley, ele está sendo implementado pela Windows Devices and Experiences, liderada no início deste ano pelo Diretor de Produto da Microsoft, Panos Panay. Em maio, a Microsoft anunciou sua intenção de reinvestir no Windows 10 e parece que o projeto Sun Valley é o resultado do trabalho realizado.

É muito cedo para dizer o que os clientes devem esperar de Sun Valley. A fonte afirma que os desenvolvedores vão apresentar um novo Menu Iniciar e Action Center, que terá a mesma funcionalidade do Windows 10X, mas adaptado para desktops com tela única. A Microsoft também está trabalhando em uma atualização para a Barra de Tarefas, que deve ter uma interface aprimorada. Muito provavelmente, o design atualizado se tornará uma evolução do Fluent Design, uma vez que um novo estilo de design não é introduzido no Sun Valley, mas é fornecido um tipo de repensar os padrões usados ​​anteriormente.

É importante notar que os planos da Microsoft podem mudar até o lançamento da interface de usuário atualizada para o Windows 10. As atualizações podem ser adiadas ou drasticamente transformadas em outra coisa. Se tudo correr conforme o planejado, a maior parte do desenvolvimento deve ser concluída em junho de 2021, quando a Microsoft lançará uma compilação RTM da nova versão do Windows 10 e começará a testá-la entre os participantes do programa Insider.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo