Tecnologia

Amanhã Roskosmos apresentará uma transmissão dedicada ao 20º aniversário da primeira expedição à ISS

No dia 2 de novembro, às 17 horas, horário de Moscou, a estatal Roscosmos, em conjunto com o Museu de Cosmonáutica de Moscou e a Federação Russa de Cosmonáutica, realizará um encontro remoto. É dedicado ao 20º aniversário da primeira expedição à Estação Espacial Internacional e será transmitido online.

Foto do javali da ISS ao solo e aos navios ancorados (cosmonauta S. Kud-Sverchkov)

Lembramos que a história da ISS começou em 20 de novembro de 1998, quando a Rússia, usando um foguete Proton-K, lançou o primeiro elemento da ISS em órbita – o bloco de carga funcional Zarya. Então, em 7 de dezembro de 1998, o ônibus espacial Endeavour atracou o módulo americano Unity. Após 3 dias, a escotilha para o módulo Unity foi aberta, e Robert Kabana e Sergey Krikalev, como representantes dos EUA e da Rússia, entraram na estação. Em 26 de julho de 2000, a ISS foi reabastecida com o módulo de serviço Zvezda e, em 2 de novembro, o veículo de transporte tripulado Soyuz TM-31 entregou a tripulação da primeira expedição à ISS.

МКС в июле 1999 года. Вверху — модуль «Юнити», внизу — «Заря» (NASA)

ISS em julho de 1999. Acima – o módulo “Unidade”, abaixo – “Zarya” (NASA)

O participante da primeira missão tripulada à estação, o herói da URSS e herói da Rússia, piloto-cosmonauta Sergei Krikalev, durante a transmissão falará sobre a primeira expedição à ISS e a importância da cooperação internacional no campo da astronáutica tripulada. O estúdio também contará com a presença do vice-diretor do Departamento de Programas Espaciais Tripulados da State Corporation Roscosmos Vladimir Daneev, do vice-editor-chefe da revista espacial russa Igor Marinin e do diretor do Museu de Cosmonáutica Natalya Artyukhina.

Фото МКС с борта челнока «Индевор», 29 мая 2011 года (NASA)

Foto da ISS do ônibus espacial “Endeavour”, 29 de maio de 2011 (NASA)

Durante a reunião, o diretor da Roscosmos Dmitry Rogozin falará, e o público verá um vídeo de saudação da tripulação da ISS-64 – os cosmonautas Sergei Ryzhikov, Sergei Kud-Sverchkov e Keith Rubins. Representantes de agências espaciais estrangeiras que participam do programa NASA, ESA, JAXA da ISS também participarão da transmissão. A inclusão direta de crianças em idade escolar e estudantes de São Petersburgo, Stavropol, Território de Krasnodar e Região de Moscou também está planejada.

Você pode assistir à transmissão ao vivo nas páginas do Roscosmos no VKontakte, no Museu da Cosmonáutica, na TV Roscosmos no YouTube e no canal de vídeos do Museu. Aliás, a qualquer momento, quem quiser pode ver a Terra a partir das câmeras da ISS em tempo real.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo