Tecnologia

Análise do Synology DS220 + NAS: apenas o melhor para casa

O NAS Synology DS220 + foi projetado para funcionar com duas unidades e pertence à série de NAS domésticos com o índice Plus. E embora este servidor de arquivos em particular seja o modelo mais novo desta série, todos os dispositivos com o índice Plus que testamos anteriormente foram diferenciados por alto desempenho e recursos interessantes. Vamos ver o que exatamente Synology DS220 + pode agradar a seu dono.

⇡#Conjunto de entrega

 

Conjunto de entrega Synology DS220 +

O dispositivo é enviado em uma pequena caixa de papelão com uma conveniente alça de plástico. No interior, além do próprio drive, foi encontrado um conjunto padrão de acessórios:

  • Adaptador de alimentação com cabo de alimentação destacável;
  • Dois cabos de rede;
  • Um conjunto de parafusos para a montagem de discos;
  • Guia de primeiros passos impresso.

⇡#Especificações

* O preço médio do Yandex.Market no momento da redação deste documento.

 

Synology Motherboard DS220 +

A novidade é baseada em uma plataforma Intel Gemini Lake Refresh (GLK-R) de chip único com processador Celeron J4025 dual-core. A faixa de freqüência de operação deste processador é de 2,0 a 2,9 GHz. Este é um dos processadores mais jovens da série, mas também possui gráficos Intel UHD 600 integrados com transcodificação de vídeo 4K (4096×2160 @ 60Hz). Na placa-mãe Synology DS220 +, o processador é coberto por um dissipador de calor de alumínio sem ventoinha.

 

Processador Celeron J4025 e módulo de memória SEC 949 K4A4G165WE-BCTD DDR4

O principal módulo de RAM da novidade tem capacidade de apenas 2 GB. Quatro microcircuitos deste módulo são soldados diretamente na placa-mãe. Nossa amostra usou chips SEC 949 K4A4G165WE-BCTD DDR4 fabricados pela Samsung Semiconductor, Inc. Além disso, a placa do sistema possui um slot livre para a instalação de um segundo módulo de RAM, cuja capacidade pode ser de até 4 GB. Consequentemente, a capacidade total de memória do Synology DS220 + pode ser de até 6 GB.

Сетевые интерфейсы RTL8111HS

Interfaces de rede RTL8111HS

O NAS é equipado com duas interfaces de rede Gigabit fornecidas por um par de controladores RTL8111HS amplamente usados ​​da Realtek Semiconductor Corp. A unidade permite que as conexões de rede sejam agregadas com Link Aggregation com configuração de tipo de conexão. Também a bordo do Synology DS220 + estão duas portas USB 3.0 implementadas pelo SoC.

Модуль ПЛИС Altera 5M80Z для хранения настроек

Módulo FPGA Altera 5M80Z para armazenamento de configurações

O módulo Altera 5M80Z FPGA é usado para armazenar as configurações gerais e a configuração atual do dispositivo. Em geral, estamos familiarizados com a base de componentes do Synology DS220 + de outros modelos de Synology NAS, mas este dispositivo está equipado com um novo processador.

⇡#Aparência

 

 

Visão externa Synology DS220 +

O corpo do dispositivo é feito no formato clássico de uma unidade de sistema compacta com uma estrutura de metal e paredes de apoio de plástico. O plástico tem um acabamento fosco com uma aspereza pronunciada – parece rígido e impressionante. A única desvantagem desse revestimento é que a poeira que entrar na superfície ficará imediatamente visível. Nas laterais da caixa, há grades de ventilação com a forma de logotipos de empresas.

 

Painel frontal removível

O painel frontal do dispositivo é removível. Por fora, possui várias bordas suavemente polidas, mas a maior parte da área é fosca. O painel é protegido com grandes anéis isolantes de borracha nos cantos do compartimento da unidade.

 

Vista frontal (esquerda) e traseira (direita)

À direita do painel removível estão indicadores LED de atividade do disco rígido e status da unidade. Abaixo está uma das duas portas USB 3.0 integradas com um botão de cópia de dados quando uma mídia é conectada a ela, bem como um botão de controle de energia com luz de fundo. Outra porta USB 3.0 está localizada na parte de trás do gabinete, próximo às interfaces de rede RJ-45, um conector para um adaptador de energia externo e um orifício para prender uma trava de segurança Kensington. Bem, a parte principal do painel traseiro é ocupada por uma grade de ventilação de plástico, atrás da qual está uma ventoinha de 92×92 mm.

Вид снизу

Vista de baixo

⇡#Montagem de discos rígidos e estrutura interna

Дисковый отсек Synology DS220+

Compartimento de disco Synology DS220 +

Para montar unidades, simplesmente remova o painel frontal do gabinete e remova o estojo do compartimento de unidade.

 

 

Skids de disco

 

O design do trenó da unidade no Synology DS220 + é familiar para nós de outros modelos Synology NAS. São inteiramente feitos de plástico, com uma grande alça no lado externo, para que possam ser removidos fácil e rapidamente. Se você planeja trabalhar com mídia de 3,5 polegadas, não precisará de uma chave de fenda para montá-los no slide. O papel dos fechos, neste caso, é desempenhado por placas laterais removíveis com pinos, que são inseridos nos orifícios roscados correspondentes nas faces laterais dos discos. Para evitar que as placas caiam espontaneamente, buchas de borracha macia são inseridas nos orifícios da corrediça, onde os pinos entram com algum esforço. Os parafusos incluídos são para uso exclusivo com mídia de 2,5 polegadas.

Слот для установки дополнительного модуля памяти

Slot SO-DIMM para instalar módulo de memória adicional

Se você der uma olhada mais de perto na superfície interna do compartimento da unidade, então de um lado você pode ver facilmente um recorte na estrutura de metal, sob o qual um slot para instalação de um módulo de memória adicional é aberto. A instalação deste módulo está ao alcance de absolutamente qualquer pessoa e não requer nenhum conhecimento especial ou uma visita ao representante oficial da empresa.

Вентиляционные отверстия

Orifícios de ventilação

Sob o compartimento de disco do gabinete, você pode ver orifícios de ventilação para entrada de ar, bem como uma abertura atrás da qual um conector para manutenção do dispositivo está escondido.

 

Estrutura interna do casco

O case do Synology DS220 + não se destina à desmontagem automática sem perda da garantia, mas ainda não é tão difícil de fazer isso. Nada fica pendurado dentro do dispositivo e não interfere na livre circulação de ar. A placa-mãe é coberta com uma parte de metal da estrutura. Para chegar a isso, você terá que desmontar completamente todos os elementos da caixa. Há espaço livre suficiente dentro do Synology DS220 + para resfriar efetivamente todos os componentes eletrônicos do NAS.

Trabalhando com o dispositivo. Testando. Resultado

Trabalhando com o dispositivo

 

 

Instalação do DSM 6.2 no Synology DS220 +

A busca por um drive conectado à rede local, assim como sua configuração, é possível tanto por meio de um PC quanto de qualquer dispositivo móvel com Android ou iOS. Não houve alterações a este respeito desde que testamos o último Synology NAS. Se o NAS estiver conectado a um roteador com acesso à Internet, na primeira vez que for ligado, ele baixará a versão mais recente do DSM OS do servidor oficial e o instalará automaticamente. Após conectar, o usuário será solicitado a criar uma nova conta ou fazer login em uma existente.

 

 

Interface DSM 6.2

 

A versão do DSM OS também não mudou. No momento do teste do Synology DS220 +, o DSM versão 6.2 estava disponível para download e instalação, cujas capacidades já estudamos em detalhes usando o exemplo do modelo Synology DS1618 +. Para aqueles que não estão familiarizados com os recursos do DSM, é melhor consultar a visão geral no link acima.

 

 

Application Center

Lembramos a todos que, graças à enorme biblioteca de aplicativos, este SO tem possibilidades quase ilimitadas, comparáveis ​​ao que qualquer SO convencional para PC oferece.

 

Aplicativos Plex Media Server e Video Station

Os aplicativos podem ser implantados com base em Synology NAS, por exemplo, um servidor multimídia para armazenar e acessar filmes e músicas. Para fazer isso, você pode usar os serviços proprietários Synology Video Station, Audio Station e Photo Station, ou pode instalar, por exemplo, o popular Plex Media Server. Os fãs da Apple também podem instalar o servidor iTunes.

Para aqueles usuários que preferem trabalhar com o NAS a partir de um smartphone, a Synology desenvolveu uma gama de aplicativos móveis, multimídia e mais, disponíveis para instalação nos sistemas operacionais Android, iOS ou Windows Phone. Por exemplo, você pode usar os aplicativos correspondentes DS Video, DS Photo e DS Audio para trabalhar com vídeos, fotos e música armazenados em seu NAS. Outro aplicativo gratuito, Synology Moments, pode ser instalado em dispositivos móveis Android ou iOS, o que permite que você visualize fotos e vídeos salvos no disco de seu Synology NAS em seu smartphone. Aqui você não só pode copiar rapidamente todos os dados do seu smartphone, mas também criar álbuns, compartilhar arquivos com outros usuários e até mesmo editar fotos.

 

Conselheiro de Segurança

 

Muita atenção foi dada ao backup e à segurança dos dados. O DSM 6.2 vem com um aplicativo Security Advisor pré-instalado que analisa automaticamente a tolerância a falhas do dispositivo, identificando pontos fracos e propondo soluções. Para maior segurança, você pode instalar uma versão de avaliação do McAfee Antivirus da App Store.

 

Assistente de Hyper Backup

Mais de uma dúzia de programas diferentes, incluindo soluções de terceiros, são oferecidos para backup e armazenamento de dados na loja de aplicativos. Mas o mais simples, fácil de usar em casa e ainda assim abrangente é o Hyper Backup. Aqui você pode configurar a cópia de dados para várias mídias, incluindo USB, armazenamento remoto em nuvem de terceiros e servidores de arquivos rsync. Ao escolher uma nova tarefa de backup, o usuário pode especificar as pastas para copiar e definir a programação. Também é possível personalizar a rotação de backups ou simplesmente excluir cópias antigas de dados.

A Synology também oferece aos usuários seus recursos de nuvem para backup e armazenamento remotos pagos. O serviço Synology C2 possui planos tarifários flexíveis: o custo do armazenamento depende não só da quantidade de armazenamento disponibilizado, que pode variar de 100 GB a 200 TB, mas também da localização do servidor remoto.

 

Snapshot Replication Snapshot Wizard

Observe também que o Synology DS220 + funciona com o sistema de arquivos Btrfs e, portanto, opções adicionais de backup de dados estão disponíveis para ele. Por exemplo, usando o serviço de Replicação de Instantâneos, você pode criar instantâneos do sistema que ocupam o mínimo de espaço em disco, mas ao mesmo tempo permitem que você recupere dados em caso de perda ou dano à mídia. O próprio usuário define a programação para a criação de instantâneos. Você também pode tirar fotos manualmente.

O DSM 6.2 tem muitas possibilidades. Mostramos apenas alguns deles, mas para uma avaliação mais completa do que este sistema operacional é capaz, é melhor consultar nossas análises anteriores do Synology NAS.

⇡#Teste

O teste de desempenho foi realizado com dois discos rígidos TOSHIBA NAS N300 HDWN160 de 3,5 polegadas, 6 TB cada, operando a 7200 RPM. A bancada de teste de desempenho tinha a seguinte configuração:

  • Processador Intel Core i5-2320 3.0 GHz;
  • GIGABYTE GA-P67A-D3-B3 Rev. 2.0;
  • RAM 16 GB DDR3-1333;
  • Adaptador de vídeo ASUS GeForce 6600 GT 128 MB;
  • SSD Intel SSD 520 com capacidade de 240 GB (2 × no modo RAID 0);
  • Adaptador de rede Intel I350-T2 com duas interfaces de rede gigabit;
  • Sobre o Windows 10 Pro.

 

Informações sobre discos rígidos instalados no DSM

 

Gerente de armazenamento

Оценка производительности эталонного RAID-массива из двух SSD-дисков

Avaliação do desempenho de uma matriz RAID de referência de dois SSDs

As próprias velocidades de leitura da bancada de teste excederam 700 MB / s, portanto, a bancada não limitará os resultados de desempenho do NAS. Uma pasta compartilhada foi criada na unidade, que foi conectada ao sistema operacional da bancada de teste como uma unidade de rede. Testes conduzidos usando ATTO Disk Benchmark e Intel NAS Performance Toolkit. Os resultados do teste são apresentados a seguir.

Производительность Synology DS220+ с дисками в массиве RAID0

Desempenho Synology DS220 + com unidades RAID 0

Производительность Synology DS220+ с дисками в массиве RAID1 и зашифрованной папкой

Desempenho de Synology DS220 + com unidades RAID 1 e pasta criptografada

No primeiro caso, o teste foi realizado para os discos montados em um RAID 0. No segundo caso, um array RAID 1 foi montado e o procedimento de criptografia padrão foi aplicado à pasta do drive com a qual os dados foram trocados. Em ambos os casos, a taxa de troca de dados não foi limitada pelos recursos NAS, mas pela largura de banda do canal de comunicação gigabit. Sob cargas de trabalho pesadas com vários usuários, o desempenho certamente diminuirá, mas para uso doméstico, os recursos do Synology DS220 + são claramente mais do que suficientes. Um NAS com este nível de desempenho poderia muito bem ser instalado em um pequeno escritório com vários funcionários. Ao mesmo tempo, você pode não apenas armazenar dados nele, mas também implantar um servidor.

Notamos também que o Synology DS220 + não se incomoda com ruído excessivo e não esquenta muito. Durante todo o período de teste, o aquecimento dos discos não ultrapassou 54 ° C, mesmo durante os trabalhos mais intensos.

⇡#Achados

O Synology DS220 + 2-Drive NAS é um NAS excelente para ambientes domésticos e de pequenos escritórios. Este dispositivo não é adequado apenas para quem precisa trabalhar com grandes quantidades de dados. No entanto, hoje você pode comprar drives com capacidade de até 16 TB, portanto, a maioria dos usuários não vai querer conectar um módulo de expansão a este NAS. Se isso ainda for necessário no futuro, é melhor prestar atenção ao modelo Synology DS720 +. Caso contrário, a novidade tem lados totalmente fortes:

  • Design impecável;
  • Fácil instalação de discos sem ferramentas;
  • A capacidade de auto-instalar um módulo de memória adicional;
  • Alto nível de produtividade;
  • Baixo ruído e dissipação de calor;
  • Ampla capacidade do DSM 6.2 OS.

Se você está escolhendo um NAS para armazenar sua biblioteca doméstica, vale a pena dar uma olhada no Synology DS220 +.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo