Tecnologia

Análise do ultrabook ASUS ZenBook Duo 14 UX482: profunda modernização do modelo com duas telas

Pela primeira vez, um laptop com duas telas foi apresentado pela ASUS há mais de um ano e meio. Uma análise de tal laptop foi publicada na 3DNews – estamos falando sobre o modelo ASUS ZenBook Pro Duo UX581GV. Seguindo o carro-chefe, há pouco mais de um ano, surgiu uma versão do ZenBook Duo UX481F com um custo bem mais digerível, e no início deste ano a empresa lançou a próxima versão de um laptop de tela dupla, ou melhor, um ultrabook , – ASUS ZenBook Duo 14 UX482.

Comparado com o modelo UX481, o novo UX482 recebeu um processador Tiger Lake de 11ª geração, memória RAM e SSD dramaticamente mais rápida, um núcleo gráfico mais eficiente (ou placa gráfica discreta), bem como outras otimizações destinadas a melhorar a usabilidade do ultrabook, incluindo simultaneamente com dois monitores.

⇡#Conclusão e embalagem

Ultrabook ASUS ZenBook Duo 14 UX482E vem em uma caixa de papelão preta com uma alça de plástico.

Das informações úteis na caixa, destacamos um adesivo listando os componentes de hardware do ultrabook.

Dentro da embalagem principal, outra caixa plana é inserida entre os cantos macios, onde o ultrabook é fixado.

Na lateral, há uma caixa de envelope com costura laranja.

Também na caixa você pode encontrar um suporte para o case do ultrabook e um adaptador de força com um cabo embutido.

Acrescentamos que este modelo de ultrabook também pode ser equipado com uma caneta Asus Pen, que não estava em nossa versão.

ASUS ZenBook Duo 14 UX482 foi lançado na China e vem com garantia de dois anos. O custo do ultrabook na configuração fornecida a nós para teste, que você verá imediatamente a seguir, é de 175 mil rublos.

⇡#Especificações

Opções possíveis:
 –
Opções possíveis:
 – 2 × 8 GB LPDDR4X 4266 MHz;
 –
Opções possíveis:
 –
Opções possíveis:
 –

Dois alto-falantes estéreo;
Certificação Harman Kardon

Módulo de plataforma confiável (TPM);
MyASUS;
ScreenXpert;

⇡#Design e ergonomia da caixa

O case do ASUS ZenBook Duo 14 UX482 é feito na cor com o nome original “Celestial Blue”, mas os tons do case têm pouco em comum com o azul. Em vez disso, é cinza-azulado com brilho metálico.

 

O painel de exibição do ultrabook e o painel de operação do teclado são feitos de liga leve e durável de magnésio-alumínio, e a base é feita de plástico. Na tampa superior há um logotipo ASUS prateado, do qual divergem os círculos concêntricos. Essa solução parece muito atraente, embora não seja nova para os produtos da empresa.

Na base, notamos uma pequena grade de ventilação, adesivos e marcações do ultrabook.

O ultrabook mede 324,0 x 222,0 x 19,5 mm (16,9 mm excluindo as pernas) e pesa 1583 gramas. Em funcionamento, o ASUS ZenBook Duo 14 UX482 parece muito incomum em comparação com outros computadores móveis. Até agora, a solução com dois monitores é prerrogativa exclusiva da ASUS.

 

Fora da caixa, um adesivo de informações com suas principais características é colado na caixa do ultrabook.

O corpo é sustentado por duas longas tiras com forro de borracha coladas à frente e atrás da base.

Tradicionalmente, não há nada na frente do ultrabook, não há nem mesmo um entalhe para os dedos abrirem a tela.

 

No entanto, a borda da tela se projeta ligeiramente para a frente da base do case, por isso é conveniente abri-la e você não precisa segurar a base. Aliás, as dobradiças ErgoLift agora utilizam uma liga de zinco, graças à qual foi possível torná-las 30% menores mantendo a mesma resistência e confiabilidade.

A extremidade oposta da caixa contém apenas duas travas de plástico nas quais a tela se apóia na abertura.

Conectores e portas no ASUS ZenBook Duo 14 UX482E são exibidos apenas nas laterais do gabinete.

 

À esquerda está a saída de vídeo HDMI 1.4 e duas portas USB 3.2 Gen2 Type-C da interface Thunderbolt 4 (até 40 Gb / s) com suporte para a função Power Delivery, e à direita está a USB 3.2 Gen1 Type- Uma porta (5 Gb / s), um conector combo para fones de ouvido e um microfone, um slot para cartões de memória microSD, assim como indicadores de carga e atividade dos drives.

Acrescentamos aqui que o ultrabook tem um certificado de conformidade com o padrão de confiabilidade militar-industrial americano MIL-STD-810H, e além do ZenBook Duo 14 UX482 passou em uma série de testes internos da ASUS.

⇡#Dispositivos de entrada

Comparado com seu antecessor, o teclado do ZenBook Duo 14 UX482 mudou, em nossa opinião, não para melhor.

Queremos dizer as setas de movimento para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita reduzidas a 7 mm de altura, que, além disso, são combinadas com PgUp e PgDn.

 

Caso contrário, não há mudanças. As dimensões das teclas principais são 15,0 x 15,0 mm, as teclas funcionais são 13,5 x 8,0 mm. Curso da chave – 1,4 mm. Em nossa versão do ultrabook, há apenas um layout em inglês com iluminação de fundo de três níveis.

Um pequeno touchpad medindo 55 × 70 mm está localizado à direita do teclado e possui dois botões dedicados. Apesar de seu tamanho pequeno, é conveniente trabalhar com ele, e com o tempo você até se acostuma com sua localização fora do padrão.

O botão liga / desliga do ultrabook está localizado no canto superior direito acima do touchpad e está equipado com um indicador LED.

A câmera do Ultrabook está embutida no centro da moldura superior da tela. Sua resolução é de 720p e sua atividade é sinalizada por um pequeno LED branco. Suporta Windows Hello (reconhecimento biométrico de rosto), que funciona graças ao sensor infravermelho integrado, mesmo no escuro.

Display e ScreenPad Plus. Estrutura interna e acessórios. Resultado

⇡#Display e ScreenPad Plus

Em termos de especificações técnicas, ambos os monitores no ZenBook Duo 14 UX482 estão quase inalterados em comparação com o que vimos no UX481. A tela principal é construída em uma matriz IPS NanoEdge de 14 polegadas com resolução Full HD (1920 × 1080 pixels), uma frequência de 60 Hz e um revestimento sensível ao toque. As molduras laterais têm 5,5 mm de espessura, a superior 9,5 mm, a matriz ocupa 93% da área do painel.

Declarado em 100% sRGB (NTSC 72%) e brilho de 400 nits. Uma pequena adição aqui são as certificações Pantone Validated (calibração precisa de cores de fábrica) e TÜV Rheinland (azul baixo).

O fabricante da matriz aqui é AU Optronics, e sua marcação é AUOA48F (exatamente a mesma do ASUS ExpertBook B9 B9400CEA que testamos recentemente).

Testamos o display ultrabook com o calibrador X-Rite i1 Display Pro e o software Argyll CMS com a interface gráfica DispcalGUI. Todas as medições foram feitas sem calibração adicional do display (somente configurações de fábrica). Vamos ver os resultados.

A julgar pelos resultados de desvio DeltaE obtidos, o visor está realmente bem calibrado na fábrica: o desvio máximo foi de 2,58 unidades e a média foi de 0,8 unidades no total.

A temperatura de cor da tela principal do Ultrabook é extremamente próxima ao valor de referência de 6500 K.

A curva gama está na faixa de 2,0 a 2,3, mas no intervalo de 30 a 70% fica próxima ao valor nominal de 2,2.

Os desvios do equilíbrio de cores na escala de cinza foram registrados apenas na faixa de 5 a 20%.

Após a calibração, o nível médio de desvios da matriz de exibição foi de apenas 0,08 unidades e o máximo foi de 0,61 unidades. Cobertura do espaço de cor SRGB – 105,9%.

Em termos de brilho máximo, a tela do ASUS ZenBook Duo 14 UX482E não atingiu os 400 cd / m2 declarados nas especificações, mas o máximo de 364 cd / m2 deve ser suficiente mesmo em um dia ensolarado. O valor mínimo encontrado foi de 19 cd / m2.

Com um nível de brilho de 200 cd / m2, não há reclamações sobre a uniformidade da luz de fundo da tela, com exceção de dois pequenos setores no canto esquerdo inferior.

Com base nos resultados da medição, podemos dizer que a tela principal aqui é exatamente a mesma do caro ASUS ExpertBook B9 B9400CEA, e é por isso que nossa impressão geral é extremamente positiva.

Lembre-se de que, como em muitos outros ultrabooks ASUS, ele oferece a capacidade de ajustar a gama de cores da tela a partir do aplicativo MyASUS proprietário.

Além disso, no caso do ASUS ZenBook Duo 14 UX482, a gama de cores pode ser alterada individualmente para a tela principal e o painel ScreenPad Plus.

A propósito, as características técnicas deste painel não mudaram: temos uma matriz IPS com diagonal de 12,65 polegadas e resolução de 1920 × 515 pixels. Apenas um brilho mais alto é declarado: 400 cd / m2 contra os 300 cd / m2 anteriores. Há suporte para a caneta com a capacidade de determinar a força de pressão, mas no ScreenPad Plus é bastante conveniente trabalhar apenas com os dedos.

A principal diferença entre o ScreenPad Plus atualizado e a mesma tela no ultrabook ZenBook Duo 14 UX481 é que quando você abre o ultrabook, a tela secundária sobe 7 graus, tornando mais fácil para o usuário perceber as duas telas como uma.

A segunda inovação importante é o painel de controle especialmente projetado, que aprimora a experiência do usuário ao trabalhar com duas telas. É mostrado abaixo nas capturas de tela 4 a 7.

 

 

 

Este painel é atualmente projetado para programas Adobe: Photoshop, Premiere Pro, Lightroom e After Effects. Por exemplo, no Photoshop com um grande regulador redondo, você pode aumentar o tamanho do pincel, enquanto outros alteram sua dureza e transparência, definem a camada e assim por diante. É conveniente que a localização de quaisquer ferramentas no painel adicional e a finalidade de suas funções possam ser configuradas como desejar – a pedido do usuário.

Ao mesmo tempo, os recursos introduzidos anteriormente do menu ScreenPad Plus também são preservados.

As possibilidades da segunda tela podem ser usadas tanto quanto você tiver imaginação suficiente. Por exemplo, além da calculadora banal ou do utilitário MyASUS, você pode transferir tarefas individuais para lá ao editar conteúdo de vídeo / áudio, transferir utilitários de diagnóstico ou gráficos de monitoramento para ele durante os benchmarks, e se você se cansar de tudo, você pode escrever à mão, o que, no entanto, você pode fazer e na tela principal do touchpad.

 

 

Em geral, parece-nos que as possibilidades de um ultrabook com ScreenPad Plus são verdadeiramente infinitas, e todas as esferas de sua aplicação agora são até mesmo difíceis de predeterminar. Mas esta é a vantagem de todo o ASUS ZenBook Duo, que agora se tornou mais conveniente e funcional a este respeito. Além disso, o fato de a tela adicional ser elevada acima da placa tornou possível aumentar a eficiência do sistema de resfriamento do ultrabook, que discutiremos nas próximas seções do material de hoje.

⇡#Estrutura interna e acessórios

Reduzido em 3 mm de espessura do case do ultrabook, reduzido em 50 gramas no peso, mais confortável e brilhante ScreenPad Plus, bem como portas ligeiramente diferentes – todas essas mudanças, talvez, até agora dificilmente justifiquem o aparecimento do novo ASUS ZenBook Duo 14 , e essas observações são justas, já que todas as principais mudanças no Ultrabook estão dentro do case. Em primeiro lugar, vamos observar as mudanças no layout da placa e nos componentes dela. O sistema de resfriamento mudou do centro para o lado esquerdo e reteve apenas um tubo de calor de 10 mm.

 

Ao mesmo tempo, a bateria com alto-falantes estéreo e antenas do módulo de comunicação sem fio não sofreu nenhuma alteração externa (como testes adicionais irão mostrar, suas características também não mudaram).

Damos um breve resumo da configuração de hardware do ultrabook ASUS ZenBook Duo 14 UX482EA abaixo e, em seguida, analisaremos cada componente separadamente.

A placa-mãe ultrabook é baseada no conjunto lógico do sistema Intel Tiger Lake, e a última versão do BIOS 206 disponível na época do teste é de 12 de dezembro de 2020.

A primeira grande mudança é, obviamente, a CPU. Agora, o ultrabook em vez do Intel Core i7-10510U da família Kaby Lake-U usa processadores com eficiência energética da 11ª geração da família Tiger Lake-U: Intel Core i5-1135G7 ou Intel Core i7-1165G7. Em nossa versão do ultrabook, apenas a segunda versão mais produtiva está instalada.

 

Este modelo de processador tem tamanho de cache L3 de 12 MB, a frequência turbo pode chegar a 4,7 GHz e o pacote térmico não deve exceder 28 watts.

A próxima mudança importante é o tipo de RAM. Em vez do LPDDR3 anterior com uma frequência efetiva de 2.133 MHz e temporizações de 16-20-20-45 CR1, o ASUS ZenBook Duo 14 UX482EA tem memória LPDDR4X com uma frequência efetiva de 4.266 MHz e temporizações de 36-39-39-97 CR1.

A quantidade de memória em um ultrabook pode ser igual a 8, 16 ou 32 GB – e é impossível trocá-la, já que os chips estão soldados na placa-mãe.

A julgar pelos testes, a largura de banda da memória no ultrabook mais que dobrou, e isso mais do que compensa o aumento de 7% na latência. Nossa única recomendação neste caso é levar a versão com 32 GB de RAM.

A terceira mudança afetou o núcleo gráfico. Certas versões do ASUS ZenBook Duo 14 UX482 podem ser equipadas com uma placa de vídeo discreta NVIDIA GeForce MX450 de 2 GB, mas nossa configuração tem apenas uma placa de vídeo Intel Iris Xe integrada no processador central em comparação com a antiga Intel UHD Graphics 620.

E esta, ao que parece, é a melhor opção para tal ultrabook, já que NVIDIA GeForce MX450 não traz um aumento sério de desempenho e, em geral, o nível desta placa de vídeo não permite jogar modernos jogos 3D em uma resolução de 1920 × 1080 pixels. Por enquanto, para o ZenBook Duo 14, os novos gráficos Intel Iris Xe são tudo para nós.

A quarta mudança afetou a direção. E embora seu tipo com a interface permanecesse o mesmo (M.2 2280 e NVMe 3.0 x4), o ASUS ZenBook Duo 14 UX482 tem um SSD Samsung PM981a muito rápido (MZVLB1T0HBLR-00000) com um volume de 1 TB.

De acordo com os resultados do teste, ele demonstra indicadores de velocidade muito altos, tanto ao operar o ultrabook da rede, quanto no modo autônomo da bateria.

 

 

 

 

A temperatura máxima do SSD no teste de estresse não excedeu 53 graus Celsius, o que é um resultado muito bom para um ultrabook compacto.

Teste de estresse SSD na alimentação principal

Mas o módulo wireless no novo ASUS ZenBook Duo 14 UX482 não mudou, ele também usa Intel AX201D2W com suporte para Wi-Fi 6 (802.11ax), MIMO 2 × 2 e a capacidade de trabalhar a 2,4 GHz e 5,0 GHz (160 MHz).

As antenas do módulo sem fio estão localizadas na parte frontal da caixa do ultrabook. Ao nível do software, a tecnologia ASUS WiFi Master é implementada, que inclui as funções WiFi SmartConnect e WiFi Stabilizer.

O chip Realtek ALC3288 foi escolhido como o processador de áudio.

A interação ativa dos engenheiros da ASUS com os especialistas da Harman Kardon tornou possível alcançar uma saída de sinal extremamente limpa e poderosa através de dois alto-falantes estéreo embutidos na base e nas seções laterais do case.

 

 

Acrescentamos que o pacote de software MyASUS tem uma seção separada para ativar o cancelamento de ruído dos microfones e filtrar a saída por meio da acústica de todos os sons, exceto para a voz humana.

A última função pode ser útil para participar de conferências e briefings online.

⇡#Sistema de refrigeração, eficiência e nível de ruído

O ASUS ZenBook Duo 14 UX482, ao contrário do UX481, usa um sistema de resfriamento chamado Active Aerodynamic System (AAS +), que era usado anteriormente em notebooks para jogos ASUS ROG. Agora, devido ao fato de a tela adicional subir 7 graus, o ar entra nos ventiladores do refrigerador não por baixo, pela grade de ventilação, mas pelas fendas nas laterais, como resultado do aumento do volume do fluxo de ar em 49% de uma vez. Isso permite que o processador seja resfriado de forma mais eficiente com um nível de ruído mais baixo (um aumento reivindicado de 40% na eficiência).

Além disso, o número de lâminas em cada ventoinha do resfriador aumentou de 43 para 59 (em 37% de uma vez). Um tubo de calor de 10 mm transfere calor do processador e da placa de vídeo discreta (nossa versão não tem uma GPU separada no laptop).

Quanto aos modos de operação do ultrabook e seu sistema de refrigeração, ainda existem três deles, e eles são ativados no aplicativo MyASUS.

Para avaliar a eficiência de resfriamento do processador central no ultrabook, usamos o utilitário powerMAX (no modo AVX), e os parâmetros de monitoramento foram lidos e exibidos pelo HWiNFO64. Testes conduzidos em uma temperatura interna de aproximadamente 25 graus Celsius e executando o Windows 10 Pro x64 com os drivers e atualizações mais recentes disponíveis.

Os três primeiros ciclos do teste de estresse do processador central do ultrabook ASUS ZenBook Duo 14 UX482, executamos com ele funcionando no adaptador de força e na rede elétrica, tendo recebido os seguintes resultados.

 

 

Desempenho (2,9 GHz, 81 ° C, 28 W)

 

Equilibrado (2,6 GHz, 72 ° C, 22W)

 

Silencioso (1,3 GHz, 51 ° C, 12 W)

No modo de desempenho máximo, a frequência do processador do ultrabook sobe brevemente para 4,7 GHz simultaneamente com um salto de temperatura para 94 graus Celsius, mas então se estabiliza primeiro em 3,1 GHz e depois de 5-6 minutos de carga de estresse – em 2,9 GHz, com uma temperatura de cerca de 80 graus Celsius e um TDP de 28 watts. Os ventiladores do sistema de refrigeração neste modo são claramente audíveis, mas o som de seu funcionamento não causa nenhum desconforto grave. O modo balanceado estabiliza o processador a 2,6 GHz a 72 graus Celsius e um TDP de 22 W, e o sistema de resfriamento é quase imperceptível em termos de níveis de ruído. Finalmente, no modo com o nome autoexplicativo Silent, o ultrabook funciona silenciosamente, mas apenas a 1,3 GHz com um TDP de 12 W.

Agora os mesmos testes, mas quando desconectado do adaptador de alimentação e da rede elétrica.

 

 

Desempenho (2,9 GHz, 83 ° C, 28 W)

 

Equilibrado (2,8 GHz, 77 ° C, 23W)

 

Silencioso (1,6 GHz, 55 ° C, 12 W)

Surpreendentemente, ao funcionar apenas com a energia da bateria (quando está quase totalmente carregada), o ASUS ZenBook Duo 14 UX482 não só não perde desempenho, mas também acelera ligeiramente nos modos equilibrado e silencioso com um aumento nas temperaturas médias de 5 e 4 graus Celsius . Mas no modo mais produtivo, o processador ASUS ZenBook Duo 14 UX482 praticamente não mudou em frequência e temperaturas.

⇡#Teste de performance

Inicialmente, planejamos testar o ASUS ZenBook Duo 14 UX482 no modo de desempenho máximo quando conectado à rede elétrica e no mesmo modo, mas com energia da bateria embutida. No entanto, resultados de testes idênticos mostraram a futilidade dessa aventura. Portanto, decidiu-se avaliar o desempenho do ultrabook nos modos Desempenho e Balanceado.

Тест памяти и GPGPU AIDA64 Extreme (Performance)

Teste de memória e GPGPU AIDA64 Extreme (desempenho)

 

Тест памяти и GPGPU AIDA64 Extreme (Balanced)

Teste de memória e GPGPU AIDA64 Extreme (balanceado)

WinRAR (Performance)

WinRAR (desempenho)

 

WinRAR (Balanced)

WinRAR (balanceado)

7-Zip (Performance)

7-Zip (desempenho)

 

7-Zip (Balanced)

7-Zip (balanceado)

VeraCrypt (Performance)

VeraCrypt (desempenho)

 

VeraCrypt (Balanced)

VeraCrypt (balanceado)

HandBrake (Performance)

HandBrake (Performance)

 

HandBrake (Balanced)

HandBrake (equilibrado)

Cinebench R20 (Performance)

Cinebench R20 (Performance)

 

Cinebench R20 (Balanced)

Cinebench R20 (balanceado)

Cinebench R23 (Performance)

Cinebench R23 (Performance)

 

Cinebench R23 (Balanced)

Cinebench R23 (equilibrado)

Blender 2.91.0 classroom (Performance)

Blender 2.91.0 em sala de aula (Performance)

 

Blender 2.91.0 classroom (Balanced)

Blender 2.91.0 em sala de aula (balanceada)

Geekbench 5 (Performance)

Geekbench 5 (desempenho)

 

Geekbench 5 (Balanced)

Geekbench 5 (equilibrado)

PCMark’10 (Performance)

PCMark’10 (Desempenho)

 

PCMark’10 (Balanced)

PCMark’10 (equilibrado)

CompuBench 2.0 (Performance)

CompuBench 2.0 (desempenho)

 

CompuBench 2.0 (Balanced)

CompuBench 2.0 (balanceado)

 

GFXBench 5 (Performance)

GFXBench 5 (desempenho)

 

GFXBench 5 (Balanced)

GFXBench 5 (balanceado)

3DMark Night Raid (Performance)

3DMark Night Raid (Performance)

 

3DMark Night Raid (Balanced)

3DMark Night Raid (equilibrado)

3DMark Fire Strike (Performance)

3DMark Fire Strike (desempenho)

 

3DMark Fire Strike (Balanced)

3DMark Fire Strike (equilibrado)

3DMark Wild Life (Performance)

3DMark Wild Life (desempenho)

 

3DMark Wild Life (Balanced)

3DMark Wild Life (equilibrado)

3DMark Time Spy (Performance)

3DMark Time Spy (desempenho)

 

3DMark Time Spy (Balanced)

3DMark Time Spy (balanceado)

World of Tanks enCore RT (Performance)

World of Tanks enCore RT (desempenho)

 

World of Tanks enCore RT (Balanced)

World of Tanks enCore RT (balanceado)

Obviamente, há perdas de desempenho, mas dificilmente podem ser chamadas de críticas. Em alguns testes, o desempenho caiu 1-3%, e em alguns benchmarks, o desempenho diminuiu 20%.

A tabela com os resultados nos dirá o quanto o desempenho do ASUS ZenBook Duo 14 UX482 cresceu em comparação com o ZenBook Duo UX481F do ano passado, embora nem todos possam se opor um ao outro.

Nome de teste

Indicador

ASUS ZenBook Duo 14 UX482EA
(Intel Core i7-1165G7)

ASUS ZenBook Duo UX481F
(Intel Core i7-10510U)

Data de anúncio
E custo

175 mil rublos

99 mil rublos

AIDA64 memtest

Leitura

63 526

28 349

Escreva

66 724

31 329

Cópia de

64 513

29 482

Latência

93,2

87,0

WinRAR

KB / s

10 444

7 766

7-Zip

MIPS

40 984

32 871

HandBrake

H.265 MKV 4K, s

651,82

CineBench R20

CPU (Multi Core), pts

2 229

1 486

CPU (núcleo único), pts

563

482

CineBench R23

CPU (Multi Core), pts

5 781

CPU (núcleo único), pts

1 449

Liquidificador (sala de aula)

Sala de aula, hora

0:21:48

Geekbench 5

Pontuação Single-Core

1 543

Pontuação Multi-Core

5 534

Total

5 057

3 496

Essenciais

10 308

6 694

Produtividade

6 759

5 485

Criação de Conteúdo Digital

5 038

3 161

Falta de você

Night Raid

18 127

Ataque de fogo

5 285

2 765

Vida Selvagem

13 440

World of Tanks enCore RT

(Qualidade média)

Pontuação

12 069

5 195

CompuBench 2.0
(Milagres)

Sim de nível definido. 256, MVoxels / s

2 704,0

Ocean Surface Sim., It./s

1 449,7

Fluxo óptico TV-L1, Mpixels / s

14.585

GFXBench 5
(DX11)

Ruínas astecas (nível alto), molduras

5 232,40

ALU, Frames

1 798,44

Qualidade de renderização, MB PSNR

2 561,97

Como você pode ver, nos testes em que os dois ultrabooks foram testados, o novo modelo com um processador da família Tiger Lake-U entra em uma lacuna perceptível.

⇡#Autonomia

Todas as versões dos ultrabooks ASUS ZenBook Duo 14 UX482 estão equipadas com um adaptador de alimentação de 65 W (20,0 V, 3,25 A), modelo AD2129320, pesando 215 gramas, com um cabo USB Tipo C de 1,57 m integrado.

As especificações do ultrabook indicam que tal adaptador carrega a bateria de íons de lítio ASUS ZenBook Duo 14 UX482 70 Wh de 0 a 60% em 49 minutos.

De fato, o ultrabook atinge o nível de 60% rapidamente, mas o tempo para carregar totalmente a bateria – de 3 a 99% – é de 1 hora 58 minutos (um indicador médio para quatro ciclos de carga completa). Ao mesmo tempo, o modelo ASUS ZenBook Duo UX481F com uma bateria da mesma capacidade e o mesmo adaptador de energia demorou 40 minutos a mais para carregar.

Lembre-se de que o MyASUS possui três modos de carregamento da bateria: capacidade total, balanceado (recomendado) e vida útil máxima da bateria.

Conduzimos o primeiro pacote de testes de autonomia do ASUS ZenBook Duo 14 UX482 com o brilho da tela principal em 200 cd / m2 (75% da escala) e tela ScreenPad Plus desligada. Os testes foram realizados usando o pacote PCMark’10 nos modos Modern Office, Applications, Gaming e Video. As conexões de rede e o som não foram silenciados. Ficamos muito impressionados com os resultados: até 17 horas no trabalho diário, até 12 horas ao assistir um vídeo em tela cheia e mais de três horas no modo de jogo condicional.

PCMark’10 «Modern Office» (12 ч 43 мин)

PCMark’10 “Escritório moderno” (12 h 43 min)

 

PCMark’10 «Applications» (17 ч 19 мин)

PCMark’10 “Aplicativos” (17 h 19 min)

PCMark’10 «Gaming» (3 ч 20 мин)

PCMark’10 “Jogos” (3 h 20 min)

 

PCMark’10 «Video» (11 ч 51 мин)

PCMark’10 “Vídeo” (11 h 51 min)

Se fizermos os mesmos testes com o ScreenPad Plus ligado, o que é mais relevante no contexto do uso pretendido do ASUS ZenBook Duo 14 UX482, então a duração da bateria no Modern Office é reduzida em 1 hora e 23 minutos, em Aplicações – por 2 horas e 5 minutos, mas em Jogos o resultado não mudou, todas as mesmas três horas e uma terceira. No modo de reprodução de vídeo, a segunda tela não é necessária, por isso não repetimos este teste com o ScreenPad Plus ativado. Os resultados são excelentes em qualquer caso, a autonomia do ultrabook está em um nível muito alto.

⇡#Conclusão

Por trás da semelhança externa do ASUS ZenBook Duo 14 UX482 com seu predecessor está uma profunda modernização do ultrabook, tanto em ergonomia e usabilidade, quanto em hardware. Na verdade, apenas a tela principal não mudou, e os desenvolvedores tentaram melhorar tudo o mais, o que conseguiram quase que completamente, exceto por algum motivo as setas reduzidas no teclado e uma câmera com resolução de 720p. Otimizações ergonômicas incluem um ultrabook 3mm mais fino, um peso um pouco mais leve, uma tela ScreenPad Plus mais amigável com brilho aumentado e um painel de controle para produtos Adobe.

As mudanças de hardware merecem um parágrafo separado. Aqui, em primeiro lugar, deve-se notar um processador Tiger Lake-U mais produtivo com gráficos Intel Iris Xe integrados, o mais rápido (para ultrabooks) LPDDR4X de 4266 MHz de RAM, um SSD de terabyte com indicadores de velocidade exaustivos, bem como uma rede sem fio adaptador com suporte para Wi-Fi 6. e som certificado Harman Kardon. O sistema de resfriamento redesenhado, que literalmente tem um segundo fôlego graças ao surgimento do ScreenPad Plus, lida com o resfriamento do processador sem ruído excessivo. Notamos especialmente que o ultrabook não perde desempenho ao funcionar com a energia da bateria, como é o caso da maioria dos outros modelos.

No auge do ASUS, o ZenBook Duo 14 UX482 é um indicador tão importante para ultrabooks quanto a autonomia. Uma carga completa da bateria durará 10 horas de trabalho simultâneo com dois visores touchscreen, rede e som ativados, e apenas com o visor principal, este computador em miniatura e ao mesmo tempo produtivo pode funcionar por mais de 17 horas! Em geral, o resultado é definitivamente uma máquina interessante, compacta e de longa duração. A única pena é que ainda é um pouco demais.




Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo