Tecnologia

Android 12 Beta 2 traz painel de privacidade e mais recursos do Google | Aplicativos e Software

O Google lançou o Android 12 Beta 2 nesta quarta-feira (09). A segunda “rodada” da versão de testes do sistema traz mais dos recursos prometidos pela empresa durante a apresentação, no Google I/O 2021, incluindo o novo painel de privacidade para aplicativos.

Painel de privacidade do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)

Painel de privacidade do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)

O painel de privacidade do Android facilita a visualização de quais apps aproveitaram as permissões concedidas para usar câmera, microfone e localização nas últimas 24 horas. Desse modo, o usuário pode ter um maior controle sobre os dados que estão sendo coletados.

Com essa ferramenta, é possível ter acesso a uma linha do tempo da atividade desses sensores e, se necessário, pedir a um aplicativo uma explicação sobre a solicitação de dados.

Além disso, o Android 12 Beta 2 conta com os indicadores de microfone e câmera ativos, para que você saiba em tempo real quando um aplicativo está usando estes recursos. O sistema traz ainda botões para desabilitar rapidamente o acesso dos apps a estas features. Outro recurso de privacidade é a notificação de leitura na área de transferência, que permite saber quando um software está lendo o conteúdo armazenado.

Android 12 vai facilitar configurações de rede

O painel de Internet do Android 12 também apareceu no segundo beta público. Com ele, o usuário poderá alternar entre operadoras e redes Wi-Fi facilmente, como mostra a imagem abaixo. O acesso é feito a partir da central de configurações rápidas e, em vez de levar a uma nova página, abre um pop-up na própria central.

Android 12 tem painel rápido para configuração de rede (Imagem: Reprodução/Google)

Android 12 tem painel rápido para configuração de rede (Imagem: Reprodução/Google)

Android 12 deve chegar em setembro

Há ainda outras mudanças esperadas que não foram apresentadas na versão beta do sistema, incluindo a possibilidade de adaptar a paleta de cores do Android a um papel de parede de sua escolha. Por enquanto, desenvolvedores estão testando a compatibilidade de seus aplicativos e fazendo as alterações necessárias.

De acordo com o cronograma do Google, o sistema deve conseguir chegar a uma estabilidade em agosto, e a empresa pode realizar o lançamento da versão final do Android 12 em setembro.

Você pode conferir todos os celulares compatíveis com o Android 12 Beta neste artigo.

Com informações: TechCrunch e Engadget


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)