Tecnologia

Android passa a alertar usuários que usam celular andando na rua | Aplicativos e Software

O Google começou a liberar o recurso que alerta quem usa o celular enquanto anda na rua. Batizado de Heads Up, ele faz parte do aplicativo Bem-estar Digital e apresenta avisos ao notar uma movimentação quando a tela do dispositivo está ligada. A ideia é incentivar o usuário a prestar mais atenção ao seu redor para evitar acidentes.

Heads Up começou a ser liberado no Android (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Heads Up começou a ser liberado no Android (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Segundo o 9to5Google, o Heads Up está sendo disponibilizado para usuários do Pixel 4a e Pixel 5. O site indica que o recurso apareceu na versão beta 1.0.364375698 do Bem-estar Digital. Ele deve aparecer automaticamente e, caso isso não aconteça, é possível limpar o cache e forçar a parada do aplicativo para verificar se ele foi liberado ou não para você.

A opção era testada pelo Google ao menos desde novembro de 2020. Na ocasião, o XDA Developers analisou o arquivo APK de uma versão beta do Bem-estar Digital e encontrou um código para uma função que alerta quem usa o celular enquanto está em movimento. Desde então, ela não recebeu mudanças em sua tela.

Como funciona o Heads Up do Android

O Heads Up é um recurso opcional que o Google oferece para evitar acidentes ao utilizar o celular na rua. Ao ser aberto, ele indica que pode oferecer avisos para você prestar atenção no que está ao seu redor. De início, há o alerta de que, mesmo que o recurso seja ativado, os usuários precisam ter cuidado ao andar na rua.

Para utilizar o Heads Up, é preciso liberar acesso à localização para o recurso, que também coleta dados sobre atividade física para saber quando você está andando. Depois disso, se perceber que você está usando o telefone enquanto caminha, ele exibe mensagens como “Tome cuidado”, “Olhe para frente” e “Cuidado onde pisa”.

O recurso pode ser desativado a qualquer momento nas configurações do Bem-estar Digital. Ainda não há informações de quando ele será liberado para todos os usuários do Android.


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)