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Anti-stress: os métodos naturais para combater o estresse e a ansiedade

De modo geral, o estresse é gerado pelo nosso cérebro quando identificam uma situação de “perigo”. De acordo com as sensibilidades de cada um, podem variar, mas muitas vezes se relacionam ao nosso confronto com o mundo exterior, à pressão profissional, às dificuldades financeiras, a uma mudança (de trabalho, um divórcio, uma mudança), a um episódio pessoal traumático (doença, luto …) ou coletivo (ataques, pandemia …). 

Tudo isso, associados a um estilo de vida cada vez mais opressor, confinamento, redução das interações sociais, formam um coquetel explosivo para nossa paz mental.

Confira: Como lidar com a ansiedade e o estresse durante uma pandemia

Estresse: os sintomas

VEJA: Limonada de Lavanda ajuda a controlar ansiedade e diminui o estresse

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Os óleos essenciais são um grande aliado no combate ao stress. Lavanda, laranja, bergamota, camomila …, eles têm propriedades calmantes que podem nos ajudar a afastar os sintomas incômodos ligados à nossa ansiedade.

Você também pode usar esse óleos essenciais em massagens, no banho ou no difusor. Destacamos também os roll-ons, que além de práticos, são fáceis de levar para todos os lugares.

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Anti-stress: cápsulas e plantas

  • Magnésio: o magnésio é o melhor amigo natural para quem está estressado. Responsável por transmitir os impulsos nervosos, regular o ritmo cardíaco e o trânsito intestinal, não consumimos em quantidade suficiente este oligoelemento essencial ao nosso corpo. Em tempos de estresse, recomendamos tomar 100 mg por dia.
  • Suplementos alimentares: quando a fadiga se intensifica e sentimos o nosso corpo esgotado pela luta contra o stress, podemos considerar um composto de vitaminas e, em particular, B6, que ajuda a ligar o magnésio às células.
  • Plantas: Hipericão, lúpulo, valeriana, erva-cidreira, maracujá, rhodiola, espinheiro …  graças aos seus princípios ativos, são grandes aliados anti-stress. 

Exaustão: mude seu estilo de vida

  • Comida: quando estamos cansados, irritáveis, ansiosos, tendemos a nos lançar sobre gorduras, açúcar, álcool, só piorando nosso estado no curto e médio prazo. No entanto, alimentos como o chocolate amargo (um quadrado por dia), recheado com magnésio, abacate, amêndoas, peixes gordurosos ou grãos inteiros que reduzem o nível de cortisol e estimulam a produção de endorfinas, o hormônio do bem-estar. Frutas cítricas e sua vitamina C também são bem-vindas. 
  • Esporte: exercitar-se fisicamente, respirar ar puro, mudar de ponto de vista, cansar o corpo e deixar a liberação de endorfinas operar é fundamental, mas ainda mais em momentos de estresse. Esportes suaves como Pilates ou ioga, praticados apenas meia hora por dia com tutoriais, relaxam consideravelmente.
  • Respiração: descansar por 5 minutos, fechar os olhos e respirar com calma, desconectar-se da tarefa estressante que nos ocupava muitas vezes é a chave para acalmar o corpo, dissipar pensamentos sombrios e começar com o pé direito.
  • Meditação: Há uma infinidade de meditações guiadas disponíveis online ou na forma de aplicativos, que podem acalmar o corpo e a mente e minimizar as situações.
  • Dispositivos antiestresse: há uma infinidade deles disponíveis online. Uma bola antiestresse pode facilmente acalmar a ansiedade, especialmente porque alguns combinam óleos essenciais.

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Deisi



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