Tecnologia

Anunciada nova versão do KDE Frameworks

Uma nova versão do KDE Frameworks acaba de ser anunciada pela equipe de desenvolvedores. O novo KDE Frameworks 5.82 vem com cerca de duzentas alterações e faz parte do pacote regular de atualizações para maio de 2021. São 83 bibliotecas que complementam o Qt com várias funcionalidades comuns não apenas para os aplicativos do KDE mas também para o próprio ambiente de desktop KDE Plasma.

Neste quinto mês do ano (estamos quase na metade!) Acompanhe as entradas recorrentes das rigorosas atualizações mensais que mostram que os desenvolvedores do KDE não param de trabalhar. Portanto, eles estão muito felizes em anunciar a atualização do KDE Frameworks em maio de 2021. Com isso, chega-se à versão 5.82, uma soma e continuação de empenho e perseverança que não parece ter fim, diz o anúncio do lançamento.

Anunciada nova versão do KDE Frameworks

Anunciada nova versão do KDE Frameworks

“Desta forma, as melhorias no KDE Frameworks facilitam o desenvolvimento do Software da Comunidade KDE, tornando o seu funcionamento, estabilidade e integração o melhor possível”, continua o anúncio do KDE blog.

“Este lançamento é parte de uma série de lançamentos mensais planejados, disponibilizando melhorias aos desenvolvedores de maneira rápida e previsível”, diz o comunicado oficial. Neste link, você também confere as mais de 200 alterações que acabam de chegar ao KDE Frameworks 5.82. Entre elas, há melhorias na geração de miniaturas durante as capturas de tela ou ao copiar arquivos. Além disso, torna mais fácil adicionar eventos ao Kontact a partir do pop-up do Digital Clock e melhorar a sessão do Plasma Wayland. Por isso, corrigiu os submenus dos menus de contexto para miniaplicativos Plasma.

Ele também melhora os itens de grade nas páginas de Configurações do sistema, tornando-os totalmente acessíveis, adicionando navegação por teclado e melhorando a usabilidade em telas sensíveis ao toque e a capacidade de descoberta ao implementar a capacidade de exibir suas ações em linha para o item selecionado no momento e aquele que passou pelo mouse. Além disso, uma falha nas configurações do sistema que ocorria ao navegar de uma página baseada em QtQuick para outra também foi corrigida.

Entre outras mudanças importantes

O KDE Frameworks 5.82 renova tanto o miniaplicativo Plasma Calendar quanto o pop-up para o miniaplicativo Digital Clock para parecer mais moderno e consistente, melhora o suporte de indexação para pastas movidas ou renomeadas e torna a caixa de diálogo “Abrir ou executar” modal para evitar o lançamento de um aplicativo várias vezes.

O suporte para o Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor também foi aprimorado nesta versão, abordando uma falha que ocorreu ao abrir um arquivo e escolhendo a opção “Fechar arquivo, descartando conteúdo” na mensagem de aviso que aparece no aplicativo, um raro travar ao arrastar texto, bem como um problema de largura da tela com o pop-up de autocompletar de código.

Além disso, o KDE Frameworks 5.82 melhora o suporte para aplicativos KDE baseados em QtQuick-, Kirigami- e QWidgets corrigindo várias falhas visuais ou bugs, adiciona suporte para atalhos da web para exibir seus ícones por padrão e adiciona suporte para redimensionar ícones gradualmente Painel de plasma ao alterar sua espessura.

Verifique o changelog completo para mais detalhes sobre o que foi corrigido ou melhorado. 

Com informações do 9to5Linux.


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)