Empreendedorismo

Depois meses de pandemia, 68% dos lojistas relatam aumento nas vendas

Depois seis meses do proclamação da quarentena, 68% dos lojistas relataram um aumento nas vendas. Datas sazonais, uma vez que Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças contribuíram para a retomada do negócio. A verificação foi feita em relação ao início do isolamento social, que ocorreu em março deste ano, de harmonia com pesquisa da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).

Para os lojistas, o setor mais beneficiado foi o de eletrônicos (59,1%), seguido pelo de venustidade e desvelo pessoal (22,7%). Aliás, os setores de vestuário e calçados (13,6%) e o de brinquedos (4,5%) acompanharam o levantamento, ocupando o terceiro e quarto lugares, respectivamente.

“Passamos por um período de quedas de vendas, porém, as datas tradicionais do varejo ajudaram no início de um cenário positivo ao negócio. Outro ponto que favoreceu foi a média considerável de consumidores circulando nas ruas. A presença das pessoas estimulou as vendas nas lojas físicas”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.

A reabertura dos estabelecimentos também ocasionou despesas, uma vez que obrigações sanitárias. Dessa forma, muitos empresários tiveram que recorrer ao Pronampe, programa governamental que visa facilitar o chegada ao crédito.

Mas 50% das micro e pequenas empresas não tentaram recorrer ao crédito, devido aos obstáculos burocráticos com os quais se depararam. Muro de 25% procuraram, mas exclusivamente 22% obtiverem vitória. O Sebrae informa que de modo universal, exclusivamente 15% das empresas foram atendidas pelo Pronampe.

Imagem: Getty Images

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