Tecnologia

Apple apresenta login sem senha com Face ID e Touch ID

A tecnologia que permite o login sem senha com Face ID e Touch ID é mais um dos esforços da empresa para aumentar a segurança de dados

A Apple, durante uma sessão para desenvolvedores intitulada “Move Beyond Passwords” (“Avance para além das senhas”, em tradução livre), anunciou que está planejando implementar uma tecnologia que permite realizar login sem senha com Face ID e o Touch ID.

Login sem senha com Face ID: Como funciona

Na WWDC de 2020, a Apple já havia mostrado o login em sites acessados pelo Safari a partir do Face ID. Agora, ela expande isso para serviços além de sites. Funcionará da seguinte forma: ao acessar um site com suporte a nova tecnologia, você irá registrar seu nome de usuário e em vez de senha irá usar o Face ID ou Touch ID como sua credencial.

A tecnologia PassKey, da Apple, mostrada na WWDC21, já irá implementar uma função parecida — ao se registrar em um site, os dispositivos da Apple com PassKey pedirão seu Touch ID ou Face ID, e se identificarem que é o usuário mesmo, irão gerar uma senha e guardar no iCloud Keychan.

Login sem senha com face id
Tabela onde expõe as qualidades dos Passkeys no iClous Keychain, como facilidade de utilização, funciona em todos os dispositivos da Apple e seu nível de segurança

O problema dessa tecnologia que permite o login sem senha com Face ID, porém, principalmente no PassKey, é que caso ocorra algum problema na identificação por meio do rosto ou da digital do usuário, ele não saberá a senha para acessar o serviço, já que ela fica encriptada e escondida dentro do iCloud Keychan.

A Apple argumenta que a tecnologia, porém, será um grande passo para a proteção de dados, mas que para seu sucesso, Windows e Android também precisarão adota-la. Por hora, somente dispositivos Apple terão acesso a ela.

Esforços dos concorrentes

O Google e a Microsoft já tem suporte a logins sem senhas em seus serviços, seja por autenticação biométrica ou senhas geradas especificamente para um hardware. Celulares com leitor de impressões digitais e com Android já permitem logins nos mais diversos serviços sem precisar digitar a senha, assim como celulares da Apple com o Touch ID.

Login sem senha com face id
As YubiKeys.

O Windows 10 permite login pela impressão digital para dispositivos compatíveis. Ele também tem suporte às Yubikeys da Yubico, dispositivos externos que servem como identificadores, que quando a autenticação de dois fatores é necessária, em vez de um código, você só aperta um botão na YubiKey conectada em seu computador e o acesso estará liberado.

Veja também:

Para mais informações sobre segurança virtual, como a atualização para o iOS 14.5.1, que corrigiu uma falha de segurança crítica em iPhones, fique de olho no Showmetech.

Fonte: The Next Web.


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)