Tecnologia

Apple coloca “barreira” para enviar menos dados ao Google no iOS 14.5 | Aplicativos e Software

A Apple trará mais uma medida de segurança para limitar os dados que outras empresas obtêm de você no iOS 14.5. Dessa vez, a empresa irá colocar uma espécie de barreira para redirecionar os dados do recurso Navegação Segura do Google, que é usado junto ao recurso de Aviso de Site Fraudulento do Safari, para os seus próprios servidores.

Safari no iOS (Imagem: Brett Jordan/Flickr)

Safari no iOS (Imagem: Brett Jordan/Flickr)

A Navegação Segura do Google é utilizada sempre que o browser da Apple tenta verificar se um site esconde ataques de phishing ou outros golpes. Nesse processo, os provedores podem registrar o seu endereço IP. No entanto, com o iOS 14.5, o Google não terá mais acesso a esses dados.

A solução encontrada pela Apple é fazer proxy do serviço por meio de seus próprios servidores para reduzir o risco de vazamento de informações (ou simplesmente para impedir que uma empresa tão poderosa quanto o Google obtenha ainda mais informações sobre usuários às suas custas).

Mudanças de privacidade do iOS 14.5

O iOS 14.5 já está em fase de testes e deve chegar em breve para o público geral. A versão traz as prometidas mudanças com foco em segurança e privacidade de dados – dentre elas, o prompt que obriga aplicativos a solicitarem permissão dos usuários antes de rastrear suas atividades em outros apps e sites.

Essa mudança já causou bastante polêmica e irritou empresas como o Facebook, que temem ver seus ganhos com publicidade personalizada reduzidos. A rede social, inclusive, já se antecipou à Apple e começou a avisar aos usuários sobre a importância do rastreamento.

O iOS 14.5 também irá trazer a geração de relatórios colaborativos para reportar acidentes, radares móveis e perigos dentro do aplicativo de Mapas da Apple.

Com informações: MacRumors e Engadget


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)