Tecnologia

Apple Mapas começa a mostrar radares no Brasil | Aplicativos e Software

O Apple Mapas começou a mostrar a indicação para presença de radares de velocidade em algumas cidades brasileiras. O recurso, muito comum na concorrência como Waze e até o Google Maps, é exibido em forma de ícone amarelo dentro do traçado da rota sugerida pelo aplicativo da empresa da maçã.

Radares no Apple Mapas (Imagem: reprodução/MacMagazine)

Radares no Apple Mapas (Imagem: reprodução/MacMagazine)

A indicação de radar para velocidade é um recurso muito comum em aplicativos de mapas, indo desde os famosos Waze e Google Maps, até outros como o Here WeGo – conhecido anteriormente como apenas Here e que fez fama nos Nokia Lumia. Até este momento, apenas ruas e rodovias do Canadá, Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos exibem este indicativo, indo também para os radares montados para flagrar quem desrespeita o sinal vermelho do semáforo.

Um leitor do site MacMagazine encontrou os radares exibidos dentro do Apple Mapas, na interface para o CarPlay. A indicação compartilhada por ele mostra duas posições de câmeras montadas na Avenida Doutor Arnaldo, próximo ao Cemitério Araçá (Necrópole do Santíssimo Sacramento), na cidade de São Paulo.

Mesmo com a indicação de câmeras em radares de velocidade, a ferramenta disponível neste momento não exibe a velocidade máxima para a via onde o carro está. Oficialmente, quem passeia pelo Canadá, Irlanda, Japão, China (continental), Reino Unido e Estados Unidos recebe essa informação na tela do aplicativo Mapas – seja no CarPlay, ou mesmo no iPhone, iPod Touch e iPad.

Apple Mapas leva recurso para várias cidades (e países)

Além de São Paulo, pessoas de cidades como Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) relataram a mesma novidade. O site iCulture lista usuários fora do Brasil, em partes dos Países Baixos, que também perceberam a presença dos radares. Já o MacRumors notou comentários semelhantes em cidades da Austrália, Áustria, Bélgica, Suécia e Nova Zelândia.

Nenhum dos relatos envolvia alguma versão beta do iOS ou do próprio aplicativo de Mapas da Apple. Falando nele, a versão 14.5 do sistema operacional móvel da empresa da maçã oferecerá mais recursos parecidos com o Waze para seus usuários. O principal deles é a construção de uma rede de alertas colaborativos para radares, acidentes ou outro tipo de perigo na via.

Assim como no Waze, basta que alguns usuários relatem o mesmo problema no mesmo local, para o alerta aparecer para mais pessoas e de forma automática. Uma vantagem para a integração entre iOS e Apple Mapas é a possibilidade de utilizar a ferramenta com ajuda da Siri, realizando todo o trabalho por voz e sem nenhuma interação na tela do console do carro, ou então do smartphone.

O Tecnoblog procurou a Apple do Brasil para mais informações sobre esse possível lançamento, mas a empresa não nos retornou até o fechamento deste artigo.

Com informações: MacRumors, MacMagazine e iCulture.


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo