TV

“Arquivo A” destaca a atual situação do ensino superior no Brasil

O “Arquivo A” desta quinta-feira (06/05), às 22h, faz uma radiografia do atual cenário da “Educação” do ensino superior no Brasil. A reportagem da TV Aparecida ainda vai contar histórias de pessoas que enfrentaram obstáculos e desafios para concluírem a faculdade. 

Segundo levantamento feito pela produção, o censo da educação, realizado em 2019, aponta que apenas um terço da população brasileira tem curso superior. Com base nisso, a produção fez uma análise de dados relacionados à educação superior no País. 

Mas, além de melhorar o acesso à educação é necessário reduzir o tempo para a formação. No Brasil, mais de 40% dos universitários concluem o curso com mais anos do que o esperado, em média 2 ou 3 anos a mais. 

A produção vai destacar ainda o papel das mulheres, que já são maioria nos bancos das universidades, e que se dedicam à família, ao trabalho e, mesmo assim, se esforçam para concluírem a graduação. 

 “Arquivo A”  ainda traz em pauta as oportunidades para os indígenas ingressarem em uma universidade. Depois de formados, eles podem voltar às comunidades de origem e fazer a diferença, mas para isso, precisam de incentivo. 

Também será destacada a importante contribuição das instituições particulares de ensino, que foram um grande motor na década de 90 para que a educação superior chegasse a mais pessoas.   

A equipe de jornalismo viajou até a cidade de Bauru (SP), onde o Centro Universitário Unisagrado é responsável pela educação de mais de cinco mil estudantes. 

E em busca de boas notícias para o tema, a reportagem vai mostrar os diferentes incentivos de bolsas de estudos auxiliando o acesso à educação, bem como o poder de transformação nas famílias e nas sociedades. 

Arquivo A, quinta-feira, às 22h




Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)