Tecnologia

As datas para o lançamento dos foguetes porta-aviões Soyuz-5 de Baikonur foram anunciadas

Ficou sabendo que os testes de voo do novo veículo de lançamento russo Soyuz-5 do cosmódromo de Baikonur no âmbito do projeto Baiterek, que está sendo implementado em conjunto com o Cazaquistão, começarão no final de 2023. Isto foi relatado pela RIA Novosti com referência às palavras de Dmitry Rogozin, Diretor Geral da empresa estatal Roscosmos.

«

Lembre-se que os trabalhos de criação de um foguete porta-aviões de classe média “Soyuz-5”, que deve substituir o míssil “Zenith” produzido na Ucrânia, foram iniciados em 2016. O primeiro estágio do Soyuz-5 usará o motor atualizado do primeiro estágio do foguete Zenit RD-171MV. O segundo estágio do Soyuz-5 está planejado para usar o RD-0124MS, um motor de terceiro estágio atualizado do foguete Soyuz-2.1b, que substituirá o RD-120 usado anteriormente e produzido na Ucrânia.

Em 2018, a empresa estatal Roscosmos assinou um contrato com o principal desenvolvedor do foguete Soyuz-5 RSC Energia por 61,2 bilhões de rublos para a criação e teste de um novo veículo de lançamento. Presume-se que, no âmbito dos ensaios de voo no período de 2023 a 2025, pelo menos três lançamentos serão realizados a partir do local do cosmódromo de Baikonur. Junto com o primeiro foguete, uma maquete da espaçonave entrará em vôo. Após a conclusão dos testes de vôo, está prevista a realização de pelo menos dois lançamentos de mísseis Soyuz-5 anualmente. O veículo de lançamento Soyuz-5 será fabricado pela Progress RCC.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo