Tecnologia

As incríveis aventuras da Ampere na Rússia: da NVIDIA via Aliexpress para Avito

De acordo com os resultados do primeiro dia de vendas russas de placas de vídeo GeForce RTX série 30 no desempenho de referência da Founders Edition, apenas 130 aceleradores foram vendidos por meio de um intrincado esquema com a participação da loja DiHouse e da plataforma AliExpress. Como esperado, algumas dessas placas de vídeo já estão sendo revendidas por especuladores a preços inflacionados nos pregões secundários russos.

De acordo com as estatísticas do distribuidor oficial de varejo NVIDIA, por meio da loja online DiHouse no AliExpress, a empresa implementou:

  • GeForce RTX 3090 Founders Edition no valor de 50 unidades;
  • GeForce RTX 3080 Founders Edition no valor de 50 unidades;
  • GeForce RTX 3070 Founders Edition no valor de 30 unidades.

Infelizmente, os especuladores russos não ficaram para trás na desenvoltura dos ocidentais. Se você procurar ofertas no site russo da Avito, já pode encontrar algumas das placas de vídeo vendidas ontem – principalmente os modelos principais da GeForce RTX 3090 FE. Os especuladores russos se oferecem para comprá-los a um preço de 150 a 200 mil rublos. Lembre-se de que o custo oficial desta placa de vídeo é de 136.990 rublos.

Além disso, já houve vários anúncios para a venda da versão mais jovem da GeForce RTX 3070 Founders Edition. O cartão é oferecido para compra por 70 mil rublos em vez dos 45 490 rublos oficiais, pelos quais foi vendido pela DiHouse. Ainda não existem ofertas para a venda da GeForce RTX 3080 Founders Edition, mas é importante lembrar que este é apenas o primeiro dia de vendas dessas versões de placas de vídeo. É bem possível que mais ofertas apareçam no Avito nos próximos dias.

Parece que apesar de todos os preparativos da NVIDIA para filtrar bots e especuladores, bem como o atraso no lançamento do modelo GeForce RTX 3070 por várias semanas ao redor do mundo e na Rússia em particular (placas da série GeForce RTX 30 realizadas pela Founders Edition apareceram mais tarde outros países), todas essas ações não tiveram efeitos positivos. As placas de vídeo ainda estão em falta em todos os lugares e se esgotam em minutos.

Alguns blogueiros ocidentais populares já começaram a reclamar que não conseguiam obter a amostra de referência GeForce RTX 3070. Lembre-se de que, em alguns mercados ocidentais, a NVIDIA decidiu vender amostras de referência em grandes redes de varejo. Por exemplo, de acordo com um blogueiro do YouTube e um insider da NotAnAppleFan, os sites das lojas britânicas Scan e Overclockers.co.uk constantemente “caíam” com o influxo de visitantes que queriam comprar o modelo mais jovem da GeForce RTX 30-series ou as placas de vídeo se esgotavam imediatamente assim que apareciam em estoque.

De acordo com o recurso Overclock3D, alguns compradores britânicos até passaram a noite em um dos pontos de venda da grande varejista local Scan para serem um dos primeiros a comprar a querida placa de vídeo GeForce RTX 3070.

Источник изображения: OverClock3D

Fonte da imagem: OverClock3D

A situação com versões não padrão da GeForce RTX 3070 não era muito melhor. Alguns usuários da Internet observam que, em suas lojas locais, os cartões em várias versões estavam disponíveis em apenas algumas dezenas de unidades. Alguns varejistas, como se viu, geralmente se recusam a vender a GeForce RTX 3070 como um produto de hotel, oferecendo a compra de uma placa de vídeo apenas como parte de um novo computador para jogos.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo