Moda

As mulheres estão deixando de tomar anticoncepcionais

Muitas mulheres estão deixando de tomar anticoncepcional porque relatam , preocupações com a infertilidade e sobre . Não saber o que os hormônios de certos anticoncepcionais podem fazer com o seu corpo, é algo que as mulheres estão pensando. 

Os relatos vão de mudanças de humor a enxaquecas diárias e casos de trombose (formação de coágulo dentro de vaso sanguíneo). Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), contraceptivos com drospirenona, gestodeno ou desogestrel levam a um risco 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso em um ano.

efeitos-colaterais-ruins-anticoncepcional

Plataforma de análise de anticoncepcionais

A fundadora e CEO do The Lowdown, Alice Pelton, explica por que criou o site: “Acabei de perceber que não havia dados e informações suficientes para ajudar as mulheres a navegar neste campo minado.” Ela sente que a sociedade “realmente não leva os efeitos colaterais e reclamações das mulheres a sério o suficiente”, então ela fez questão de criar “uma plataforma que nos permitisse rastrear dados sobre isso para ajudar as mulheres a tomar decisões”.

A ação do estrogênio e progesterona sintéticos – presentes na maioria dos anticoncepcionais hormonais – sobre o cérebro feminino é pouco conhecida. Um trabalho da Universidade da Califórnia em Los Angeles indicou que esses hormônios podem encolher certas regiões do cérebro ligadas ao controle emocional e alterar seu funcionamento.

Uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Nicole Petersen diz que “o mecanismo pelo qual isso pode ocorrer é completamente desconhecido neste momento”. Apesar do potencial dano das pílulas, a pesquisadora pondera que algumas mulheres se beneficiam do uso e têm variações positivas de humor.

Questionadas sobre como seria o método anticoncepcional ideal, quase todas as mulheres com quem conversei disseram que seria . Essa resposta não é surpreendente; historicamente, são as mulheres que têm que assumir a responsabilidade pelo controle da natalidade – e enquanto os testes para contracepção masculina continuam, ainda estamos muito longe. 

Algumas mulheres, é claro, ainda escolherão usar preservativos, diafragmas ou métodos baseados na percepção da fertilidade – e essa é absolutamente sua escolha, mas elas precisam receber as informações e entender as . 

O fato de haver mulheres por aí que sentem que suas únicas opções são arriscar a gravidez, ou suportar um método contraceptivo que as preocupa ou prejudica, é preocupante – e sugere que a oferta de anticoncepcionais não é adequada para todos. A grande maioria das mulheres não conseguem encontrar um contraceptivo que funciona para elas, mas a fim de proporcionar a todos com a escolha justa que merecem, é preciso ter muito mais pesquisas e testes de outras formas de proteção.

Tabu

Quando conseguem informações e decidem parar a pílula, as mulheres têm que explicar sua decisão para médicos, amigos e família. E esclarecer que isso não significa um bebê a caminho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)