Beleza

Bicarbonato de sódio pode ser usado para lavar os cabelos? Médico responde

Bicarbonato de sódio é o típico item multiuso que todo mundo tem em casa. A substância pode ser implementada no preparo de refeições, na limpeza a seco ou na eliminação de mau cheiro. No entanto, além destes usos, há quem o utilize também no couro cabeludo, sob o pretexto de ter uma limpeza profunda.

De acordo com o dermatologista André Moreira, a prática não é indicada, tendo em vista que o produto é abrasivo. Desse modo, o resultado pode ser fios secos e quebradiços, além de haver o risco de ocorrer alergias, dermatites e irritações. “Tem que ter muito cuidado ao usá-lo”, diz o médico.

“Ainda assim, prefiro xampus que foram testados e criados para cabelo, que trazem segurança para o paciente. Não recomendo nenhum outro produto com pegada caseira porque pode trazer malefícios, mesmo que seja algo consagrado. Cada pele reage de uma maneira”, esclarece André.

0

Segundo o cabeleireiro britânico Ozzie Rizzo, em entrevista ao The Sun, o bicarbonato serviria para dissolver a sujeira e excesso de óleo do cabelo quando misturado com água. O resultado é um tratamento semelhante ao de xampu com mais brilho e maciez e menos odores ruins.

“O bicarbonato de sódio pode funcionar como um limpador clarificador para o seu cabelo, transformando a sebo protetora do seu cabelo em sabão, limpando os fios removendo qualquer resíduo do produto, bem como ‘desintoxicando’ o couro cabeludo e o cabelo”, explicou Ozzie.

Apesar dos benefícios, assim como André Moreira, o cabeleireiro britânico alerta para os cuidados que a prática requer. “Não é um tratamento recomendado se você tiver um couro cabeludo extremamente seco ou sensível ou uma condição de pele como eczema ou psoríase, pois isso pode remover a cutícula do cabelo e ressecá-lo ainda mais”, descreveu.

Ozzie recomendou que o tratamento seja feito apenas uma vez na semana ou no mês, conforme a situação do couro cabeludo. Além disso, a quantidade de bicarbonato tem que ser reduzida a partir do segundo uso. “O bicarbonato de sódio pode se tornar extremamente seco se usado com muita frequência”, completou.

Veja a receita para criar o tratamento de limpeza:

  • Os ingredientes necessários são bicarbonato de sódio, água vinagre de maçã e o óleo essencial da preferência;
  • Em uma tigela ou frasco vazio, misture uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio com um copo de água. Em seguida, adicione algumas gotas do óleo essencial;
  • Com o cabelo molhado, aplique suavemente a receita em todo o cabelo, das raízes às pontas;
  • Massageie por um minuto enquanto deixe o produto agir e depois enxágue com água;
  • Finalize aplicando o vinagre de maçã em todo o cabelo para restaurar o equilíbrio do pH dos fios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)