Tecnologia

Clubhouse para Android chega oficialmente na Play Store

Em versão beta, o Clubhouse para Android chega na Play Store — mas exclusivo para usuários nos Estados Unidos

Agora é oficial — o Clubhouse para Android está acontecendo. O popular aplicativo de áudio, antes apenas disponível apenas no iPhone e iPad, se tornou disponível para download na Play Store, mas com muitas limitações — tanto em questão de funcionalidade como de área, além das restrições de usuário já conhecidas desde o Clubhouse no iPhone. Vamos entender melhor essa notícia.

O que é o Clubhouse, mesmo?

Para refrescar a memória, o Clubhouse é uma rede social composta exclusivamente por áudios — os usuários entram em salas, interagem conversando alternadamente em mensagens que se apagam rapidamente e pronto — não fica mais complicado do que isso. Exclusivo para iPhones e iPads em seu lançamento, o aplicativo só ganhou tração de verdade quando celebridades como Elon Musk fizeram aparições em salas, alavancando em muito a quantidade de usuários e a busca por uma chance de participar — já que só é possível ingressar mediante convite de quem já está no Clubhouse (dois convites por usuário).

O clubhouse chegou chegando no mercado das redes sociais - mas a exclusividade, tanto de plataforma quanto de ingresso, se provou ser uma faca de dois gumes.
O Clubhouse chegou chegando no mercado das redes sociais – mas a exclusividade, tanto de plataforma quanto de ingresso, se provou ser uma faca de dois gumes.

Ascensão e queda – por enquanto

Embora a exclusividade seja um dos pontos atrativos do plataforma, a falta do Clubhouse para Android, a expansão mais lenta da base de usuários e o surgimento de concorrentes — mesmo que diferentes do aplicativo em sua essência — acabou diminuindo a popularidade do aplicativo. Facebook, Twitter, Spotify, Reddit, Telegram, Discord e até mesmo o LinkedIn já fizeram ou estão fazendo seus clones da plataforma — e, sem a necessidade de convite (fora as versões beta) e com disponibilidade tanto para Android e iOS, alguns conseguiram reunir mais usuários do que o concorrente. Os picos de crescimento do Clubhouse de fevereiro e março foram eclipsados pela queda nos meses seguintes, e imagina-se que um lançamento para Android, como agora, possa reavivá-lo.

Captura de tela do clone do clubhouse no discord, onde o sistema de salas de áudio foi replicado - o que não deve ter sido difícil, visto que a plataforma é feita para esse tipo de conversa.
Captura de tela do clone do Clubhouse no Discord, onde o sistema de salas de áudio foi replicado — o que não deve ter sido difícil, visto que a plataforma é feita para esse tipo de conversa.

O Clubhouse para Android

A disponibilidade da rede social de áudios para os usuários de Android, segundo a própria empresa, era o que os usuários mais pediam. Essa disponibilidade, no entanto, está chegando aos poucos — muito aos poucos. O que está disponível para download na Play Store no momento, na verdade, é uma versão beta da plataforma — que não tem muitas das funcionalidade do Clubhouse no iPhone, como seguir tópicos específicos, criação de clubes, pagamentos, traduções integradas, linkagem de outras redes sociais e possibilidade de mudar o nome de usuário ou foto.

Uma notícia pior ainda para nós, brasileiros, é que o Clubhouse para Android só está disponível nos Estados Unidos no presente momento — o plano é expandir para outros países falantes da língua inglesa e, depois disso, para o restante do mundo. Por enquanto, tudo o que podemos fazer é um pré-registro na Play Store e reservar nosso nome de usuário para quando o aplicativo debutar no Brasil. Assim como o Clubhouse no iPhone, também é preciso ter um convite para participar, outra limitação de acesso à qual estamos sujeitos.

Por ora, resta esperar a chegada da novidade por aqui, torcendo para que um convite caia nas mãos de um amigo – ou comprando uma vaga, se você realmente não consegue esperar. Enquanto isso, dá para ir testando as outras plataformas, e quem sabe assim o Clubhouse não acabe abrindo o acesso a todos numa tentativa de cooptar mais usuários?

Para matar a curiosidade por hora, dê uma olhada em nosso post sobre o funcionamento do Clubhouse no iPhone e esteja preparado para quando tiver acesso à plataforma.

Veja mais:

Fontes: Tech Crunch, Thenextweb, Android Police


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)