Vida e Estilo

Conheça os efeitos da taurina em relação à saúde

A taurina é um aminoácido que tem várias implicações para a saúde. Embora seus efeitos ergogênicos na atividade física ainda não tenham sido demonstrados, ela participa ativamente de várias reações fisiológicas que podem beneficiar o corpo.

Deve-se destacar que quando se fala em saúde não é justo referir-se apenas à ingestão de uma determinada substância. Para evitar doenças, é necessário garantir que a dieta seja adequada, assim como o resto dos hábitos de vida. É necessário praticar exercícios de forma regular e descansar adequadamente.

Um dos alimentos onde a taurina pode ser encontrada com frequência é na bebida energética. Esse tipo de bebida se destaca por ter altas doses de cafeína, razão pela qual é considerada prejudicial à saúde.

Isso foi afirmado por um estudo publicado na revista Birth Defects Research, onde o perigo do consumo dessas bebidas durante a infância e a adolescência é enfatizado.

Entretanto, o consumo de taurina durante a vida adulta pode oferecer certas vantagens sobre o funcionamento do corpo. É possível incluí-la como um suplemento para aumentar sua ingestão. Além disso, esse aminoácido é encontrado como parte das proteínas em alimentos de origem animal.

Uma das aplicações clínicas da taurina está relacionada ao seu poder de melhorar o prognóstico das patologias neurológicas, como é afirmado em uma pesquisa publicada na revista Redox Biology. Assim, a suplementação da taurina pode ser um tratamento coadjuvante à farmacologia tradicional.

a taurina na saúde

Essa substância pode ser útil no tratamento da epilepsia. Também se mostrou eficaz na redução de problemas relacionados a distúrbios do sono, bem como na prevenção de defeitos do tubo neural.

Mesmo em distúrbios de hiperatividade, poderia ter também um quadro de aplicação. No entanto, são necessárias mais provas para confirmar esse potencial.

Outro dos efeitos positivos da taurina sobre a saúde é sua capacidade de reduzir a resistência à insulina. A suplementação com este aminoácido pode ser capaz de reduzir a agressividade e de facilitar o tratamento do diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado na revista Amino Acids.

Entretanto, é importante variar também outros hábitos de vida para diminuir a incidência da doença e melhorar seu prognóstico.

A redução dos carboidratos na dieta e a prática regular de exercícios físicos também podem reduzir eficientemente a resistência à insulina. Inclusive, o jejum intermitente mostrou-se eficaz para esse fim. Entretanto, a suplementação de taurina parece melhorar os efeitos de todas essas práticas.

São necessários testes mais amplos para projetar um protocolo para administrar a substância, já que as faixas de dosagem ainda não estão bem estabelecidas. Assim, seu uso poderia ser sistematizado e implementado no ambiente clínico com o objetivo de melhorar a saúde.

a taurina na saúde

Como já mencionamos, a taurina é um aminoácido com grande potencial para melhorar a saúde. Embora os ensaios atuais sejam encorajadores, é necessária uma pesquisa mais ambiciosa para estabelecer evidências sólidas a respeito disso.

O que se sabe atualmente com certeza é que esta substância parece ser eficaz para ajudar a prevenir distúrbios neurológicos e metabólicos. Esses últimos são muito comuns na população ocidental e respondem às mudanças no estilo de vida.

É claro que a alimentação e o exercício físico são dois fatores essenciais para a saúde. No entanto, a suplementação com determinados nutrientes pode ser capaz de melhorar o funcionamento do corpo. A taurina parece ser um deles, embora sua dosagem ideal ainda não tenha sido estabelecida.

Contudo, é importante ressaltar que o consumo de bebidas energéticas com alto teor de cafeína e taurina deve ser evitado, especialmente durante a adolescência.

Esses produtos podem ser prejudiciais para o desenvolvimento cerebral e para as funções cognitivas. Seus efeitos são ainda mais graves quando combinados com bebidas alcoólicas, o que é muito frequente entre a população jovem.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo