Curiosidades

Conheça Valhala, o magnífico salão do deus Odin

Valhala é o nome do salão de Odin. É lá que o principal deus da mitologia nórdica recebe os guerreiros mais corajosos, nobres e valorosos mortos em batalha. Só os melhores guerreiros têm o privilégio de, após a morte, se sentar ao lado de Odin no magnífico Valhala, onde todas as noites são servidos banquetes literalmente divinos!

Valhala está localizado em Asgard, o mundo onde vivem os deuses do clã Aesir, como Thor, Frigg e Odin. Num dos poemas da Edda em Verso, Valhala é descrito como um luxuoso salão de teto dourado feito de escudos, com lanças servindo de vigas e assentos produzidos com armaduras. Inúmeras mesas estão espalhadas pelo amplo salão, cujas portas são protegidas por lobos.   

Valhala Odin
Ilustração de Emil Doepler mostra Odin (à direita) e seus guerreiros durante banquete em Valhala.

No idioma nórdico antigo, valhöll, que deu origem à palavra Valhala, significa “salão dos caídos”. Ou seja: o lugar onde aqueles que “caíram” (morreram) em batalha são abrigados após a morte.  

Segundo a mitologia nórdica, são as valquírias que resgatam os guerreiros mortos nos campos de batalha e os conduzem para Valhala. As valquírias são divindades femininas que prestam serviços a Odin. São elas que servem os jantares aos guerreiros em Valhala. 

A vida ao lado do Pai Odin é dividida em dois momentos. Durante o dia, os guerreiros lutam entre si nos campos próximos a Valhala. À noite, recolhidos no luxuoso salão, desfrutam de um magnífico banquete, no qual as belas valquírias servem carne de javali e hidromel (uma bebida mágica produzida por anões). Essa rotina se repete todo santo dia!

Um detalhe importante: após as batalhas, os feridos são magicamente curados! A ideia é que os guerreiros estejam saudáveis e bem dispostos para a festança noturna. Ir para Valhala após a morte era o sonho de consumo de qualquer guerreiro viking

Mas não pense que Odin patrocina essa boa vida aos guerreiros mortos a troco de nada. Há uma intenção por trás de tudo isso: preparar um exército para auxiliá-lo na grande batalha que ocorrerá no dia do Ragnarök. É por isso que Odin faz questão de receber em seu salão apenas os guerreiros mais destemidos. Ele quer estar ao lado dos melhores soldados quando chegar o grande o dia.

Segundo a mitologia nórdica, essa grande batalha irá colocar frente a frente gigantes e deuses, e seu resultado será o fim do mundo (Ragnarök). Nela morrerão Odin e seu valoroso exército. 

Gostou desse conteúdo? Veja também:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)