Curiosidades

Constelação do Cruzeiro do Sul: conheça o conjunto de estrelas mais famoso do nosso hemisfério

O Cruzeiro do Sul (ou Crux) é a constelação mais conhecida das que podemos ver do hemisfério Sul, onde fica o Brasil. Ela é formada por cinco estrelas e seu eixo maior aponta para o polo sul celeste. No Brasil, o Cruzeiro do Sul tem uma importância cultural especial: ele está presente na esfera azul da nossa bandeira e no brasão de armas, dois importantes símbolos nacionais.

O Cruzeiro do Sul não é uma constelação grande. Na verdade, ela é a menor em termos de área dentre todas das 88 constelações que podem ser vistas daqui da Terra. Só para lembrar: uma constelação é um conjunto ou arranjo aparente de estrelas que nos auxiliam a dividir o céu em pedaços menores. Esses arranjos costumam formar figuras. No caso do Cruzeiro, a figura formada é a de uma cruz.

Veja se consegue identificar na foto abaixo as cinco estrelas que formam o Cruzeiro do Sul.

Cruzeiro do Sul
Incrível foto do Cruzeiro do Sul obtida através de longa exposição.

Quantas estrelas tem o Cruzeiro do Sul e quais os seus nomes

Como dissemos acima, o Cruzeiro do Sul tem cinco estrelas. Veja abaixo qual o nome de cada uma delas e sua posição dentro da constelação:

  • Rubídea (Gamma crucis): também conhecida como Gama do Cruzeiro, é a estrela que aponta para o norte. Na imagem acima, ela aparece um tanto amarelada.
  • Pálida (Delta crucis): a Delta é a estrela que aponta para leste.
  • Mimosa (Beta crucis): a Beta é a que aponta para oeste.
  • Intrometida (Epsilon crucis): essa estrela tem esse nome porque parece que ela se intrometeu onde não devia, “estragando” o formato perfeito da cruz. Na imagem acima, trata-se do pontinho mais amarelado abaixo da Pálida, ao lado direito do centro do Cruzeiro.
  • Magalhães ou Acrux (Alpha crucis): também chamada de Estrela de Magalhães, compõe o eixo do Cruzeiro e aponta para o sul. Ela é a estrela mais brilhantes de todas.

Apesar de vermos essas estrelas juntinhas no céu, brilhando mais ou menos com a mesma intensidade, você sabia que na verdade elas não estão no mesmo plano e estão bem longe umas das outras? O que faz com que elas pareçam próximas, formando uma cruz no céu, é o ponto de vista de onde olhamos para elas. Isso vale para qualquer constelação. Ou seja: toda constelação é uma ilusão de ótica!

Das cinco estrelas do Cruzeiro, a mais próxima do Sistema Solar é a Intrometida: 59,00 anos-luz, o que equivale a 558,17 trilhões de quilômetros. Já a mais distante é a Mimosa: 424,00 anos-luz, o equivalente a 4 quatrilhões de quilômetros!

Cruzeiro do Sul
Foto do céu visto do hemisfério sul tirada em maio de 2014. No destaque, a constelação do Cruzeiro do Sul.

Leia também: Constelações do Zodíaco: astronomia, mito e astrologia

Importância do Cruzeiro do Sul

Apesar de ser pequena, a constelação do Cruzeiro do Sul tem uma importância especial. Isso se explica pelo fato das estrelas que compõem o Cruzeiro serem bem visíveis no céu (é possível avistá-las mesmo estando nas cidades) e pela sua importância na orientação à noite. Sim, é possível orientar-se geograficamente pelo Cruzeiro do Sul.

Como orientar-se pelo Cruzeiro do Sul

Navegadores orientam-se por essa constelação há muitos e muitos anos. Claro que hoje em dia existem instrumentos de orientação ultra avançados, e mesmo a boa e velha bússola (criada provavelmente no século I pelos chineses) cumpre muito bem a função de nos dar a devida orientação.

Mas saiba que é possível encontrar o sul geográfico a partir da observação do Cruzeiro do Sul. Vejamos como se pode fazer isso passo a passo:

  1. Localizar o Cruzeiro do Sul no céu.
  2. Localizar a Estrela de Magalhães (aquela que aponta para o sul, lembra?).
  3. Feito isso, é preciso traçar uma linha imaginária prolongando 4,5 vezes o eixo (ou braço) norte-sul da cruz. Esse prolongamento deve seguir exatamente a direção do Cruzeiro. Ou seja: se o Cruzeiro aparecer levemente inclinado, o prolongamento deve ser um traçado imaginário que acompanha essa inclinação.
  4. Pro fim, trace outra linha imaginária, desta vez partindo do ponto final do tracejamento da etapa anterior. A linha deve partir desse ponto e descer até o horizonte de forma perpendicular.
  5. No final dessa linha perpendicular encontra-se o sul geográfico.

Importância cultural do Cruzeiro do Sul

Mercosul
Bandeira do Mercado Comum do Sul, o Mercosul, bloco econômico do qual faz parte o Brasil.

O Cruzeiro do Sul tem uma importância cultural gigantesca para os povos do hemisfério sul. Ele está presente na simbologia de muitos povos – da bandeira da Austrália à bandeira do Brasil. O símbolo do Mercosul também faz uso dessa constelação. E se você reparar no seu passaporte, verá que lá está o Cruzeiro do Sul.

Há um dado interessante sobre a forma como o Cruzeiro do Sul aparece na bandeira brasileira. A cruz aparece “invertida”, ou melhor, “espelhada”, fazendo com que a estrela Pálida troque de posição com a Mimosa e a Intrometida apareça do lado esquerdo da cruz.

O que pode parecer um erro dos criadores da bandeira na verdade foi intencional. Consta na lei que define os símbolos nacionais que a imagem do céu representasse a visão de um observador que está fora da esfera celeste. Só assim, de um ponto de distante da Terra, o Cruzeiro apareceria “espelhado”.

bandeira do Brasil
Detalhe da esfera azul da bandeira do Brasil. As estrelas 11 a 15 formam o Cruzeiro do Sul.

Na esfera azul da bandeira do Brasil, as cinco estrelas que compõem a constelação do Cruzeiro do Sul representam os seguintes estados:

  1. Bahia (Rubídea): estrela nº 11.
  2. Rio de Janeiro (Mimosa): estrela nº 15.
  3. Minas Gerais (Pálida): estrela nº 12.
  4. São Paulo (Magalhães): estrela nº 14.
  5. Espírito Santo (Intrometida): estrela nº 13.

Além disso, o Cruzeiro do Sul aparece no brasão de armas (ou armas nacionais), símbolo que representa a República e cuja presença é obrigatória nos espaços dos três poderes e nas instalações das Forças Armadas. A maior distinção honorífica que o presidente brasileiro pode atribuir a um cidadão estrangeiro chama-se Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Quer saber mais sobre os símbolos nacionais? Então leia:

Os 4 símbolos nacionais brasileiros: significado, história e curiosidades 

As principais constelação e como identificá-las no céu
 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo