Vida e Estilo

Térmita: sete maneiras de variar e concertar no preparo – Comidas

Inove nas refeições com essas receitas de térmita práticas e saborosas!

Quem governanta apostar nos cortes bovinos, sabe que o térmita é uma mesocarpo extremamente valiosa de se pôr à mesa. Além de ser perfeito para o churrasco, o térmita pode ser prestes de diversas maneiras, inclusive na panela de pressão, o que garante um resultado suculento e saboroso. Se você quer trespassar do convencional durante essa semana, separamos algumas receitas de térmita para você testar e autenticar!

O namoro possui gordura entremeada, o que já proporciona um sabor extra e macieza em qualquer preparo. Mesmo assim, vale prestar atenção ao preparo da mesocarpo, principalmente se levada ao forno, para que ela não fique seca e perda o sabor dos temperos. Confira inferior 7 receitas de térmita que são divinas para caprichar no almoço em família. Vai ser praticamente impossível não repetir o prato!

Térmita assado com provolone

Tempo: 2h (+10min de folga)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 colheres (sopa) de margarina em temperatura envolvente
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de alecrim picado
Sal e pimenta-do-reino a sabor
1 peça de térmita (com aproximadamente 2,5kg)
150g de queijo provolone em tiras
1 xícara (chá) de chuva

Modo de preparo

Faça uma pasta com a margarina em temperatura envolvente, o alho, o alecrim, sal e pimenta. Faça furos com uma faca afiada por toda a peça de térmita e introduza as tiras de provolone. Espalhe sobre toda a peça a pasta de margarina e coloque em uma fôrma. Cubra com papel-alumínio e ligeiro ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel, despeje a chuva e asse por mais 30 minutos ou até dourar. Adicione mais chuva, se necessário. Deixe a mesocarpo resfolgar por 10 minutos, fatie e sirva.

Térmita assado com molho

Tempo: 3h (+12h de geladeira) (+10min de folga)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 cebola grande picada
1 folha de louro
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 cubos de caldo de mesocarpo
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a sabor
1 e 1/4 de xícara (chá) de chuva
1 térmita em peça (muro de 1,7kg)
1 colher (sopa) de maisena

Modo de preparo

Roupão no liquidificador a cebola, o louro, o alho, o extrato de tomate, o caldo de mesocarpo, sal, pimenta, noz-moscada e 1 xícara (chá) da chuva até permanecer homogêneo. Despeje sobre o térmita e ligeiro à geladeira por 12 horas, virando a mesocarpo algumas vezes. Coloque em um saco de celofane próprio para assados, seguindo as instruções da embalagem, despejando o molho dentro. Coloque em uma assadeira e ligeiro ao forno médio, preaquecido, por 2 horas e 30 minutos, virando na metade do tempo. Retire o térmita e deixe resfolgar 10 minutos antes de fatiar.

Peneire o molho do assado e despeje em uma panela. Dissolva a maisena na chuva restante e despeje sobre o molho, levando ao queimada ordinário, mexendo até espessar. Regue as fatias de mesocarpo com o molho e, se desejar, sirva escoltado de farofa e salada de alface.

Térmita assado com farofa de alho

Tempo: 1h30
Rendimento: 5
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

1 peça de térmita (1,5kg)
Sal e pimenta-do-reino a sabor
4 dentes de alho cortados ao meio
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola em tiras
1 xícara (chá) de vinho branco sedento
1/2 xícara (chá) de chuva

Farofa:

4 colheres (sopa) de manteiga
4 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal e cheiro-verde picado a sabor

Modo de preparo:

Para a farofa, aqueça uma panela com a manteiga, em queimada médio e frite o alho até dourar. Adicione a farinha, sal e cheiro-verde, misture e desligue o queimada. Faça furos em toda a mesocarpo com uma faca. Tempere com sal e pimenta. Coloque os alhos nos furos da mesocarpo. Aqueça uma panela com o óleo em queimada cumeeira. Coloque a mesocarpo e deixe dourar de todos os lados. Acrescente a cebola e doure por mais 2 minutos. Adicione o vinho e a chuva e deixe cozinhar por 5 minutos. Transfira tudo para uma fôrma, cubra com papel-alumínio e ligeiro ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire e o papel e asse por mais 10 minutos ou até dourar e assar. Retire e sirva com a farofa.

Térmita assado com cerveja

Tempo: 1h30 (+4h de geladeira)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

2kg térmita (peça)
1 colher (sopa) rasa de sal
Pimenta-do-reino a sabor
2 cebolas grandes fatiadas
1 pimentão vermelho grande em tiras
1 lata de cerveja escura
3 dentes de alho amassados
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
2 folhas de louro
1 ramo de alecrim fresco
1/4 de xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de chuva
3 batatas grandes cortadas em gomos

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, coloque o térmita e tempere com o sal, pimenta, a cebola, o pimentão, a cerveja, o alho, a pimenta dedo-de-moça, o louro e o alecrim e deixe resfolgar por 4 horas na geladeira. Em uma panela de pressão, em queimada médio, aqueça o óleo, doure o térmita, despeje o tempero e a chuva. tampe a panela e cozinhe por 40 minutos em seguida iniciada a pressão. Abra a panela, transfira para uma assadeira com o caldo, espalhe as batatas ao volta e ligeiro ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos, regando com o caldo até dourar e cozinhar as batatas. Sirva em seguido fatiado.

Térmita com canjiquinha e couve

Tempo: 2h
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

1 peça de térmita limpa (2kg)
Sal e pimenta-do-reino
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 cubos de caldo de mesocarpo
1 folha de louro

Canjiquinha:

2 xícaras (chá) de canjiquinha
1/2 xícara (chá) de bacon em cubos
1 cebola picada
1 colher (sobremesa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de couve fatiada finamente
Sal e pimenta-do-reino a sabor

Modo de preparo:

Tempere o térmita com sal e pimenta. Em uma panela de pressão grande, aqueça o óleo em queimada cumeeira e doure o térmita por todos os lados. Retire e na mesma panela, refogue a cebola e o alho até amolentar. Volte a mesocarpo para a panela, adicione o caldo de mesocarpo, o louro e cubra com chuva quente. Tampe a panela e cozinhe em queimada ordinário por 1 hora e 50 minutos em seguida iniciada a pressão. Deixe trespassar a pressão naturalmente. Coloque a canjiquinha em uma panela, cubra com chuva até dois dedos supra e ligeiro ao queimada médio por 10 minutos em seguida iniciada a fervura. Reserve. Em outra panela, frite o bacon na própria gordura até dourar. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Adicione o extrato e frite por 2 minutos. Junte a canjiquinha com a chuva do decocção e a couve e cozinhe em queimada ordinário por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta. Abra a panela do térmita, retire e fatie. Arrume em uma travessa e sirva escoltado da canjiquinha com couve.

Térmita assado ao molho rendeiro

Tempo: 6h20
Rendimento: 5
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

2 cebolas picadas
8 dentes de alho picados
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de salsa picada
2 colheres (sopa) de sal
1 peça de térmita de aproximadamente 1,5kg
2 latas de creme de leite
Salsa picada para polvilhar

Modo de preparo:

No liquidificador, roupão a cebola com o alho, o óleo, a salsa e o sal. Com uma faca pontuda, faça buracos na mesocarpo. Nesses buracos coloque o tempero derrotado e esfregue o restante na mesocarpo. Coloque a mesocarpo em sacos próprios para assar carnes de churrasco e ligeiro ao forno ordinário, preaquecido, por 5 horas. Rasgue o papel e deixe por mais 15 minutos para dourar. Retire a mesocarpo, fatie e coloque em uma travessa. Ligeiro a fôrma diretamente a boca do fogão e quando encetar a ferver, misture o creme de leite. Despeje esse molho sobre a mesocarpo, polvilhe com salsa e sirva em seguida.

Térmita de panela

Tempo: 1h
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

1kg de térmita
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino a sabor
1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
2 xícaras (chá) de chuva

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, coloque o térmita, o óleo e ligeiro ao queimada, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até que o térmita esteja dourado. Acrescente os ingredientes restantes, tampe a panela e cozinhe por 50 minutos depois de pegar pressão. Retire a pressão da panela, destampe e deixe no queimada por mais 10 minutos ou até dourar. Sirva fatiado escoltado de arroz.

E aí, qual dessas receitas de térmita você vai testar durante a semana?

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo