Beleza

Dermatologista explica como evitar e tratar cicatrizes de acne

Diferente do que se imagina, as cicatrizes de acne não são resultado apenas de espremer e cutucar as espinhas e cravos. As marcas costumam atingir pessoas com inflamações severas e que têm o problema de pele no histórico familiar.

De acordo com a dermatologista Nayane Braga, não existe uma maneira de apagar cicatrizes de uma vez mas, com os produtos e tratamentos corretos, é possível diminuí-las consideravelmente.

Segundo a médica, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais efetivo ele será. O controle das cicatrizes, assim como a solução do problema, requer um misto de cuidado e persistência. Nayane elenca a alimentação balanceada, rotina de exercícios físicos, sono regulado e higiene da pele como o combo responsável por uma cútis bonita e macia.

0

Além disso, Nayane alerta para os perigos de apostar em receitas caseiras sem eficiência comprovada. “São os principais problemas que levam à cicatriz, atrasam o tratamento e podem prejudicar ainda mais o quadro”, afirma a profissional, citando tratamentos corriqueiros, com ingredientes como minâncora e borra de café.

Os principais recursos indicados para a diferença na textura da pele são o microagulhamento, tratamento com laser e com CO2 e outros, que devem ser feito sob orientação de um especialista na área. Nayane acrescenta que peles acneicas costumam necessitar de maior nível de colágeno.

Em relação aos produtos, ela ressalta que existe uma série de géis, cremes e tratamentos que podem reduzir as marcas deixadas pela acne na pele. A textura do produto deve ser escolhida conforme o tipo de pele. Para as oleosas, por exemplo, o melhor é o gel.

Cicatrizes ou manchas?

À revista Allure, a dermatologista Marisa Garshick afirmou que muito do que se acredita ser cicatrizes de acne, na verdade, são sinais de hiperpigmentação ou eritemas pós-inflamatórios, caracterizados como manchas marrons ou vermelhas. As duas condições tendem a ocorrer em após lesões na pele e, no caso das espinhas, quando há excesso de produção de óleo, inflamação e bactérias.

Ela explicou que, para reparar os danos, a pele acaba gerando uma marca vermelha, rosa ou marrom. A pigmentação depende da erupção e do tipo de pele.

No nécessaire!

Veja alguns dos itens de skincare para amenizar manchas e cicatrizes oriundas da acne e disponíveis em e-commerce:

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)