Vida e Estilo

dicas pra voltar ao que era antes

Conheça os principais tratamentos e cuidados para recuperar a pele e barriga no pós-parto

Quando a mulher engravida, uma série de mudanças acontecem em seu corpo. A barriga é uma das áreas mais afetadas, já que foi lá onde o bebê cresceu por nove meses. Já a pele pode sofrer com flacidez e as temidas estrias. Assim, é fácil entender o desejo das mulheres em buscar por alternativas para melhorar a aparência da pele e barriga no pós-parto.

Por esse motivo, vamos mostrar neste artigo os principais cuidados para que essas duas regiões voltem ao que eram antes da gestação. Continue a leitura e conheça dicas, métodos e produtos que podem ser usados nesse período!

Mudanças no corpo durante a gravidez

A mulher pode desenvolver manchas na pele e barriga no pós-parto, o que acontece por uma questão hormonal. Para tratá-las, mesmo amamentando, existem algumas alternativas que incluem o uso de cremes e géis, além de procedimentos estéticos.

Em relação à barriga, é importante ressaltar que, após abrigar um bebê por nove meses, é completamente natural que ela leve um tempo para voltar ao que era antes. Afinal, o útero aumentou muito durante a gestação, e esse crescimento ocorreu aos poucos ao longo desse período.

Portanto, assim como ele demorou para aumentar de tamanho, também vai levar um tempo para voltar ao normal. “Duas semanas após o parto, o útero deixa de ser palpável no abdômen. De 4 a 6 semanas, o útero regride ao tamanho normal”, explica o ginecologista e obstetra Ricardo Andrade Freire, Coordenador Médico de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Pode levar ainda mais tempo até que a barriga se recupere completamente. “Não existe uma regra, mas, de um modo geral, demora uns 6 meses, podendo ficar uma flacidez mais duradoura e até permanente”, explica a dermatologista Caroline Assed Saad, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os seios começam a mudar já no início da gestação, quando há o desenvolvimento do tecido glandular responsável pela produção do leite. Apesar de ser um processo que prepara o corpo para amamentar o bebê, isso faz com que eles fiquem mais sensíveis e doloridos, além de favorecer a flacidez.

Cuidados com a pele e barriga no pós-parto

Para recuperar a barriga após o parto, alguns cuidados são fundamentais, como mostramos a seguir.

Equilibre a alimentação e faça exercícios

A alimentação deve ser equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e carnes magras. Além disso, o ideal é evitar o consumo de produtos processados e o excesso de açúcar e sal.

Também é importante praticar exercícios apropriados para essa fase, como caminhadas leves. Isso vai fortalecer a musculatura, reduzir a flacidez, melhorar a circulação sanguínea e evitar dores nas costas. Natação e hidroginástica também são recomendadas, sempre com a autorização de um médico ou especialista. Lembre-se de que amamentar também contribui muito para a perda de peso após o parto.

Faça uma drenagem linfática

Outra alternativa interessante para recuperar a barriga após o parto pode ser a drenagem linfática. “Realizar a drenagem linfática pode ser uma forma de tratar a região”, observa Leninha Valério do Nascimento, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Quanto à flacidez na barriga, outras atitudes também podem ajudar. “Aparelhos que estimulam colágeno, como radiofrequência, infravermelho e ultrassom microfocado, são boas opções e podem ser feitos durante a amamentação”, afirma Caroline Assed Saad.

Saiba como a drenagem ajuda a pele e barriga no pós parto

Shutterstock Drenagem linfática e outros tratamentos estéticos ajudam a pele e barriga no pós parto

Cuide das estrias

As estrias são mais difíceis de ser tratadas durante a gestação. “O uso de ácido retinóico e seus derivados não pode ser feito por quem amamenta. Já a carboxiterapia, o microagulhamento e os lasers fracionados ablativos, como o laser de CO2, são boas opções, de preferência nas estrias recentes. Todos esses procedimentos podem ser realizados durante a amamentação”, conta Caroline Assed Saad.

Aplique cremes e óleos

Para combater a flacidez e reestabelecer a firmeza da pele, use produtos indicados para quem está amamentando, que são os feitos à base de vegetais. Algumas opções são cremes de macadâmia, amêndoas, semente de uva e vitamina E. Além da Centella Asiática e Sófora Japônica.

Esses produtos possuem propriedades que ajudam a tonificar os tecidos da pele e melhoram a sua aparência. A aplicação deve ser feita em movimentos circulares na barriga, nos quadris, glúteos e nas coxas. Recomenda-se que o uso seja feito de manhã e à noite. “Para as manchas, clareadores mais fracos, como o ácido glicólico, o ácido dióico e a vitamina C, podem ser usados, muitas vezes, com bons resultados”, explica Caroline Assed Saad.

Use sutiã de sustentação

Esse tipo de sutiã é feito especialmente para o uso na gravidez e no pós-parto. Os modelos contam com alças e laterais mais reforçadas, o que permite suportar melhor o peso. Isso pode ajudar a impedir a queda e, até mesmo, a flacidez dos seios. Para complementar, o ideal é usar cremes específicos na pele das mamas, fazendo a aplicação de maneira cuidadosa, por conta da sensibilidade na região.

Para melhorar a pele e barriga no pós parto, existem produtos específicos

Shutterstock Algumas peças podem ajudar a melhorar a flacidez da pele e barriga no pós parto

Faça tratamentos estéticos

A radiofrequência é um tratamento indicado para solucionar a flacidez leve da mama. O procedimento é realizado estimulando a produção do colágeno com a geração de calor nas camadas mais profundas da pele da região. O resultado são seios com a aparência tonificada e mais firme.

Tenha cuidado na amamentação

Alguns cuidados podem ser tomados nesse período, como usar pomada à base de lanolina nos seios entre as mamadas para evitar rachaduras. Porém, é bom lembrar de que não se deve aplicar a pomada nos mamilos, pois isso pode provocar feridas. Para ajudar na cicatrização, a dica é tomar sol na região, o que também ajuda a reduzir a sensibilidade.

Viu só como existem várias opções de cuidados com a pele e barriga no pós-parto? Seguindo essas dicas, você pode aproveitar essa fase da melhor maneira e cuidar não apenas do bebê, mas também do seu próprio corpo e da sua autoestima. É importante consultar um especialista antes de qualquer decisão.

Gostou das dicas? Aproveite para ler o nosso artigo sobre os cuidados e benefícios do uso da cinta pós-parto.

Nos conte o que você acha!

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo