Cinema

Doc A Verdade Da Peta discute política, internet e fake news


A produção vernáculo é focada no cenário político brasiliano desde as eleições de 2018

Uma das discussões mais importantes da atualidade, principalmente no Brasil, é sobre uma vez que a política é abordada nas redes socias. A Verdade Da Peta, documentário vernáculo produzido pela Gavinha Company em parceria com o conduto History e o ITE (Instituto de Tecnologia e Isenção), traz esse debate para o público. 

A produção registra o monitoramento de Fake News (notícias falsas) nas eleições brasileiras em 2018 e mostra a valia da transparência e moral dentro da democracia. Em uma coletiva de prensa virtual, a produtora do documentário, Paula Garcia, afirmou:

“A maioria das pessoas não tem o conhecimento se o que é visto nas redes sociais é, de trajo, real. Pode não ser. As pessoas recebem as coisas sem questionar. A teoria é que o público assista o filme e isso traga uma reflexão sobre questionar mais o que é recebido nas redes.”

Entrevistados

O grupo de entrevistados traz uma série de especialistas que apuram a “desinformação” na internet; ou seja, o trabalho deles vai desde a identificação de Fake News até a estudo do comportamento humano em mourejar com notícias nas redes sociais. 

Alguns nomes no elenco de entrevistados são: o coordenador da Sala da Democracia Amaro Grassi, a psicanalista Fernanda Hamann e o coordenador de linguística da FGV DAPP Lucas Calil. A jornalista que realizou as entrevistas foi Petria Chaves (imagem), apresentadora da CBN. 

Chaves também comentou sobre o tom reflexivo do projeto: “Não queríamos ser mais um agente para nutrir a polarização. Não se trata de esquerda e direita. Queríamos transpor um pouco disso, não era a pergunta que tínhamos em mente e motivou o documentário. A pergunta era: por que todos nós caímos, muitas vezes de maneira emocional, nessas cascas de banana que as redes sociais nos mostram?”

Estreia

Com direção de Maria Carolina Telles, A Verdade Da Peta já está disponível no NOW e no dia 26 de outubro também chega às plataformas Vivo Play e Looke. No dia 08 de novembro, a produção também poderá ser conferida pelos assinantes do conduto History. 

Confira o trailer do documentário:

 

Nesta material você leu sobre: A Verdade Da Peta.

Veja também: Tudo sobre cinema vernáculo

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo