Política

Eleições 2020: Brasil tem 183 milénio candidatas mulheres


Apesar de as mulheres formarem a maior secção da população, elas representam um terço (33,3%) das candidaturas nas eleições municipais de 2020.

 

 

 

A informação foi divulgada nesta terça-feira 20 em um estudo realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

De conformidade com os dados do  TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram pouco mais de 522 milénio pedidos de registro de candidaturas, sendo 183 milénio de mulheres.

Mesmo em número subalterno, as candidaturas femininas bateram recorde para as eleições municipais. Em 2016, mulheres foram 31,9% do totalidade e, em 2012, 31,5%.

O levantamento aponta que todos os partidos preencheram a quota mínima de 30% para candidaturas mulheres, prevista na lei 9.504, de 1997. O estudo informa que a maior secção dos partidos preencheu, neste ano, de 32% a 35%.

Do ponto de vista municipal, no entanto, o estudo sugere que vários partidos não preencheram as cotas efetivas nas chapas inscritas.

A Secretaria da Mulher informou que, diante disso, enviou ofícios para o TSE, a Procuradoria Universal Eleitoral e o Grupo Executivo Pátrio da Função Eleitoral (Genafe) da Procuradoria-Universal da República.

 

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo