Automóvel

esportivo elétrico para desafiar o Tesla Model S

A montadora alemã de carros premium Audi revelou totalmente sua resposta ao Tesla Model S. Este é o e-Tron GT, o carro elétrico de 646cv da Audi.

Audi e-Tron GT 2022

O Audi E-Tron GT tem uma aparência incrivelmente agressiva. A silhueta geral é um ponto médio entre o A5 Sportback e o A7 Sportback, mas os detalhes são muito mais ostensivos do que você encontraria nesses carros.

Audi e-Tron GT 2022

Na verdade, e-Tron GT parece mais um cruzamento entre um A7 e um cupê TT. É um carro largo (1,96 m de diâmetro) que ajuda a torná-lo um pouco mais baixo e, essencialmente, usa o mesmo chassi, bateria e motores elétricos do Porsche Taycan.

Audi e-Tron GT 2022

A Audi afirma que tem um centro de gravidade mais baixo do que o supercarro R8 com motor central. O chefe de design da Audi, Marc Lichte, o chama de “O carro mais lindo que já desenhei“.

Audi e-Tron GT 2022

Em termos de potência, o e-Tron GT divide a diferença entre os dois modelos Porsche com tração nas quatro rodas. O Taycan 4S desenvolve 523cv, enquanto o poderoso Taycan Turbo atinge ridículos 751cv.

Audi e-Tron GT 2022

A versão RS do e-Tron GT da Audi desenvolve “meros” 646cv, o que ainda é suficiente para torná-lo o carro de estrada mais potente que a Audi já produziu. Com potência RS, ele irá acelerar para 100km / h em 3,3 segundos.

Audi e-Tron GT 2022

Há também um modelo “normal” e-Tron GT, que se contenta com um Taycan 4S de 530cv. Isso vai atingir 100km / h em 4,1 segundos. Audi afirma que ambos os modelos “têm alta repetibilidade” para seus tempos de aceleração, o que basicamente significa que você pode fazer muitos sprints rápidos sem que a bateria implore por ajuda, embora, eventualmente, o aumento de calor signifique que o software do carro entrará em ação para controlar você recua um pouco.

Audi e-Tron GT 2022

Ambos os modelos recebem uma bateria de 85 kWh, que compõe a parte inferior da estrutura do carro. Audi diz que é a primeira vez que é usado um chassi ou plataforma com uma parte inferior totalmente plana, em benefício da aerodinâmica. Há uma série de outros truques aerodinâmicos, incluindo “cortinas de ar” na frente – grandes aberturas no para-choque que desviam o fluxo de ar para fora e para baixo nas laterais do carro – e rodas aero otimizadas de até 21 polegadas de diâmetro.

Audi e-Tron GT 2022

Audi afirma um alcance WLTP de 488 km para o padrão e-Tron GT e 472 km para o modelo RS. Ambos estão muito aquém do que você obtém de um Tesla Model S. Ou, por falar nisso, um Tesla Model 3 Long Range muito mais barato. Dito isso, a experiência do mundo real com o Porsche Taycan sugere que o alcance real pode ser uma fração mais perto de 500 km e que a Audi pode estar cobrindo suas apostas ligeiramente com os números reivindicados.

Audi e-Tron GT 2022

Deve ser rápido para carregar também. Há um sistema de carregamento on-board de 11kW, que aproveitará ao máximo os carregadores AC “lentos” na rua e as caixas de embutir domésticas, enquanto o e-Tron GT pode suportar uma velocidade máxima de carregamento rápido DC de 270kW. Conecte-o a um carregador rápido o suficiente (como uma das unidades de 350kW da IONITY) e a Audi diz que você pode obtê-lo de cinco a 80 por cento de carga em menos de 25 minutos, ou adicionar 100km a cada cinco minutos conectado ao carregador.

Audi e-Tron GT 2022

A Audi também deseja que o e-Tron GT seja um dos primeiros carros elétricos verdadeiramente conhecido e reconhecido por seu envolvimento com o motorista. Com um motor elétrico em cada extremidade, a potência do carro pode ser mais ou menos infinitamente variada de eixo a eixo, enquanto há também “vetorização de torque” – a capacidade de fazer malabarismos entre as rodas traseiras individuais, o que aumenta a agilidade do carro.

Audi e-Tron GT 2022

Interior com couro ‘Vegan’

Audi e-Tron GT 2022

Além disso, há suspensão a ar de três câmaras, amortecedores adaptáveis ​​e um sistema de direção nas quatro rodas. Audi está realmente jogando a dirigibilidade e envolvimento neste carro, e para sublinhar o ponto, o e-Tron GT foi mostrado puxando drifts laterais e “donuts” em um armazém definido para a estreia online do carro. Não é a tarifa normal de lançamento de um carro elétrico.

Audi e-Tron GT 2022

No interior, você obtém as esperadas telas múltiplas e um display heads-up, mas felizmente a Audi deu ao carro controles físicos reais para o aquecimento e ar condicionado, o que deve tornar a direção do dia-a-dia menos confusa.

Audi e-Tron GT 2022

Há também a opção de um interior “vegan” sem couro, com assentos feitos de um material chamado “kaskade” que utiliza materiais reciclados; por exemplo, fibras de poliéster feitas de velhas garrafas de plástico e têxteis.

Audi e-Tron GT 2022

A Audi confirmou o preço para o mercado alemão, o e-Tron GT padrão começará em € 99.800 e o e-Tron GT RS começará em € 138.200.

Audi e-Tron GT 2022

O modelo deve chegar ao Brasil ainda em 2021. Espera-se com preço abaixo do Taycan – cujo modelo de acesso custa R$ 590 mil.

Audi e-Tron GT 2022

Vale a pena ressaltar que o Tesla Model S “Plaid +” , que possui 1.100 cv e um alcance declarado de 840 km, está listado atualmente com um preço de € 140.990 no site da Tesla.


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)