VidaPet

Estudo aponta as curiosidades e características da inteligência canina

Quais são as características da inteligência canina? Este termo se refere à capacidade do cachorro de entender o mundo ao seu redor, coletando e memorizando informações sobre ele. Ou seja, é tudo o que forma o seu patrimônio de conhecimentos e que, de fato, permite que ele resolva problemas e saiba como se comportar em situações específicas.

Não há dúvida de que os cães são animais inteligentes. O que os torna especiais e até diferentes de outros animais de estimação, como gatos por exemplo, são as habilidades intelectuais que herdaram de seus ancestrais, ou seja, os lobos. Animais que sempre viveram em rebanhos e que, ao longo da evolução, aprenderam a reconhecer e compreender as hierarquias sociais. Mas também são quadrúpedes que, graças à domesticação subsequente, aprenderam a ler e decifrar a linguagem corporal e os comandos de voz dos seres humanos.

Costumamos dizer que o cachorro é um animal inteligente baseado em sua capacidade de aprendizado. E de fato nesse sentido ele é realmente. Ele pode entender e aprender os comandos e a educação dada pelo ser humano, mas isso basta para falar sobre as características da inteligência do cão? O discurso é muito mais amplo e com o passar do tempo tem sido objeto de inúmeros estudos de especialistas do mundo canino.

Na realidade, a capacidade de aprender não é uma indicação de inteligência ou habilidade intelectual em um amigo de quatro patas. Outros fatores desempenham um papel importante no sucesso de um treinamento e de um percurso educacional, além da habilidade do próprio cão.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)