Automobilismo

F1 – Isola elogia Verstappen e Hamilton por saberem gerenciar pneus

Max Verstappen

A gestão de pneus tornou-se um fator decisivo no mundo moderno da Fórmula 1. O chefe da Pirelli, Mario Isola, falou recentemente e escolheu Max Verstappen como um dos pilotos do grid que se destaca nesta habilidade.

A Pirelli é a única fornecedora de pneus para equipes de Fórmula 1 desde 2011, com seu retorno à categoria coincidindo com uma mudança para uma borracha que tinha altos níveis de degradação. Embora uma borracha mais durável tenha sido produzida desde então, a capacidade do piloto de gerenciar seus pneus é muitas vezes a diferença entre quem ganha e quem não ganha. Isola disse que Verstappen tem as habilidades necessárias para tirar o máximo de seus pneus.

“Todo piloto tem seu próprio estilo de pilotagem, mas estamos falando dos 20 melhores pilotos do mundo”, afirmou Isola, enquanto apontava Lewis Hamilton e Charles Leclerc como destaques também. “É claro que eles têm grandes habilidades, mas o carro é uma ferramenta importante para fazer os pneus durarem mais tempo.”

“Um piloto pode fazer a diferença se souber exatamente até onde pode forçar o pneu. Max é um grande piloto nesse aspecto, e Lewis com certeza. Charles também está se mostrando muito bom na gestão de pneus.”

“Fiquei impressionado com o Max no Brasil há alguns anos (em 2016). Seu desempenho em uma pista molhada foi ótimo. As condições eram as mesmas para todos, mas ele dirigia incrivelmente bem. Talvez o carro da Red Bull fosse adequado para o tempo úmido, mas o que ele fez foi incrível de qualquer maneira.”

As habilidades de Verstappen não se limitam às condições climáticas úmidas, como Isola destacou seu desempenho em Silverstone durante o GP de 70 anos de 2020. O holandês administrou seus pneus durante seu primeiro stint no composto duro da Pirelli, o que lhe permitiu ficar à frente de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton após suas primeiras paradas, eventualmente vencendo a corrida.

“Optamos por um pneu mais macio em Silverstone este ano e ele foi bem”, acrescentou Isola. “Quem sabe, talvez o carro da Mercedes agrida um pouco mais os pneus, então não posso afirmar que os pilotos da Mercedes foram menos bons que os outros naquele dia.”

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.




Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)