TV

Festival 125 Anos de Cinema apresenta a arte de Federico Fellini

Detentor de um estilo singular, o cineasta italiano Federico Fellini costuma figurar na lista dos mais influentes do cinema, assim como seus filmes, classificados como os melhores de todos os tempos; o que resultou em um Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra em 1993. No domingo (28), o Festival 125 Anos de Cinema exibe os principais títulos da carreira do diretor no Cult; conteúdo que pode ser acessado a qualquer hora na plataforma de streaming do Telecine.

O mestre do cinema italiano, que teria completado 101 anos no último mês de janeiro, foi indicado 12 vezes ao Oscar e ganhou na categoria de Melhor Filme Estrangeiro com Noites de Cabíria e Oito ½, longa estrelado por Marcello Mastroianni e Claudia Cardinale que também levou o Globo de Ouro. A Doce Vida conquistou a Palma de Ouro, o prêmio de maior pretígio do Festival de Cannes, e o Oscar de Melhor Figurino.

DOMINGO (28)

Festival 125 Anos de Cinema: Fellini

A Voz da Lua

No Telecine Cult, dia 28, às 11h

Ivo Salvini percebe o mundo de uma forma mais poética do que as outras pessoas. Recém-saído do manicômio, ele vaga guiado pela Lua. Em cada aventura, Salvini se depara com as dores da existência.

Direção: Federico Fellini

Elenco: Roberto Benigni, Paolo Villaggio, Nadia Ottaviani

França. Itália. 1990. Drama. 115 min.

Abismo de um Sonho

No Telecine Cult, dia 28, às 13h05

Ivan viaja a Roma com a esposa para a lua de mel e tem diversos planos, incluindo um encontro com o papa. Quando a esposa decide visitar um galã da TV e some, Ivan precisa encontrar a mulher antes que sua família saiba do desaparecimento. Dirigido por Federico Fellini, o filme foi indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Direção: Federico Fellini

Elenco: Leopoldo Trieste, Alberto Sordi, Brunella Bovo

Itália. 1952. Comédia. 87 min.

Os Boas Vidas

No Telecine Cult, dia 28, às 14h45

Quatro amigos mimados vivem na farra e em busca de mulheres. Quando Fausto engravida a irmã de Moraldo, o avô da criança o obriga a casar, o que faz o rapaz repensar sua forma de levar a vida.

Direção: Federico Fellini

Elenco: Alberto Sordi, Franco Interlenghi, Franco Fabrizi, Leopoldo Trieste

França. Itália. 1953. Drama. 107 min.

Noites de Cabíria

No Telecine Cult, dia 28, às 16h45

A prostitua Cabíria vaga pelas ruas de Roma em busca do amor verdadeiro. Durante suas aventuras, ela conhece diversos pretendentes, mas passa por muitas desilusões. Mesmo assim, ela segue otimista de que um dia vai encontrar seu par perfeito.

Direção: Federico Fellini

Elenco: François Périer, Giulietta Masina, Franca Marzi

França. Itália. 1957. Drama. 119 min.

A Doce Vida

No Telecine Cult, dia 28, às 18h55

Em Roma, o jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) escreve para os tabloides e vive entre as celebridades e a elite. Neste mundo marcado por um vazio existencial, ele frequenta festas e conhece diversas pessoas, mas seu real desejo é ser levado a sério como escritor.

Direção: Federico Fellini

Elenco: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux, Alain Cuny, Annibale Ninchi, Magali Noel

França. Itália. 1960. Comédia. 175 min.

Oito ½

No Telecine Cult, dia 28, às 22h

O diretor de cinema Guido Anselmi está prestes a rodar sua próxima obra, mas sofre com a falta de ideias. Em crise existencial, ele passa a misturar a ficção com a realidade.

Direção: Federico Fellini

Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimee, Sandra Milo

França. Itália. 1966. Drama. 138 min.

Julieta dos Espíritos

No Telecine Cult, dia 28, à 00h30

Julieta é uma dondoca que parece ter a vida perfeita junto do marido e suas empregadas. No entanto, ela começa a desconfiar de que está sendo traída e sai atrás de respostas, em uma busca que muda sua vida.

Direção: Federico Fellini

Elenco: Giulietta Masina, Sandra Milo, Mario Pisu

França. Itália. 1965. Comédia. 137 min.




Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo