Tecnologia

Futuro do AR/VR é substituir os computadores pessoais, segundo o Facebook

Com base em novos pesquisas, como o EGM e o Project Aria, o Facebook acredita que a realidade aumentada e virtual irão ditar o futuro

O Facebook hoje, em uma conferência para a imprensa, revelou seus planos para futuro do AR/VR. Contando com planos onde os nossos aparelhos de uso diário somem no fluxo da tecnologia, os próximos passos do Facebook são bem interessantes.

O Futuro da AR/VR

Futuro do ar/vr
Futuro do AR/VR é substituir os computadores pessoais, segundo o Facebook

Na apresentação, encabeçada pelo cientista-chefe do Reality Labs do Facebook, Michael Abrash, e da diretora de Gerenciamento de Produtos para Realidade Aumentada (AR), Sue Young, a empresa compartilhou com a imprensa os planos futuros para tecnologia AR/VR. Segundo Abrash, o principal objetivo dos Reality Labs do Facebook está sendo construir uma forma que tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada serão tão imersas no dia-a-dia dos usuários que irão substituir desde computadores até smartphones, e um passo fundamental nisso é o que eles chamam de Project Aria.

As pesquisas para chegar nesse ponto estão sendo realizadas com o apoio de óculos de realidade aumentada, os citados Project Aria, que irão construir interfaces neurais com o usuário para fazer com que, a partir da realidade aumentada mostrada pelas lentes de óculos, possam usar várias interfaces diferentes. Nos exemplos mostrados, o usuário conseguia digitar em um teclado visualizado pelo óculos, mesmo que para as pessoas ao redor ele estivesse somente fazendo movimentos de mão.

O egm permite interações com dispositivos usando apenas o movimento das mãos
O EGM permite interações com dispositivos usando apenas o movimento das mãos

Outro protótipo importante mostrado foi o Wrist-Based Electromyography (EGM), que se conecta ao seu smartphone permitindo que você o controle sem tirá-lo do bolso, somente com a interação do EGM e de um óculos de realidade aumentada. Entre outras características que o Facebook está estudando para implementação, estão o uso de avatares em ambientes de realidade virtual, que a partir do headset de VR escaneiam o rosto do usuário e fazem uma recriação perfeita, exploração de modelos 3D a partir dos óculos de realidade aumentada, podendo ser ótimo para arquitetos, por exemplo, e informações sobre itens pelo mundo conforme os óculos identificam que você está olhando para o produto, trazendo curiosidades, receitas, nomes e até mesmo marca.

No site oficial do Project Aria, mais informações estão disponíveis.

O papel importante dos criadores

Nahir é uma criadora de conteúdo argentina que utiliza todo o potencial do spark ar
Nahir é uma criadora de conteúdo argentina que utiliza todo o potencial do Spark AR

Ainda na apresentação, os porta-vozes do Facebook destacaram a importância dos criadores de conteúdo para melhor uso de seus produtos. Destacando que o Brasil e o México estão no Top 10 de países que mais criam filtros de realidade aumentada, como na plataforma Spark AR, e isso é uma das razões que tornam esses países mercados importantes.

Com o objetivo de ajudar com o sucesso dos criadores, melhorar experiências e, acima de tudo, explorar novos cases de sucesso, que o Facebook pretende continuar incentivando a criação desses filtros, e já conta com apoio também de grandes empresas em momentos comemorativos, assim como agências governamentais, como foi o caso da NASA no lançamento de sua sonda para Marte no começo deste ano.

Os produtos de VR do Facebook

Embora esses avanços sejam planejados para o futuro, o Facebook já conta com uma gama de produtos disponíveis que fazem uso de AR e VR:

Oculus Rift e Oculus Quest

Oculus quest e oculus rift
Oculus Quest e Oculus Rift

Comprado pelo Facebook há algum tempo, a plataforma Oculus sempre foi considerada uma das principais interações de VR no mundo. Com um foco para jogos de realidade virtual, com dois modelos disponíveis: o Rift, que é para quem já tem um PC em casa, e o Óculos Quest, que já vem com todo hardware interno.

Samsung Gear VR

Futuro do ar/vr é substituir os computadores pessoais, segundo o facebook. Com base em novos pesquisas, como o egm e o project aria, o facebook acredita que a realidade aumentada e virtual irão ditar o futuro
Samsung Gear VR

Focado para celulares e dispositivos mobile, o Samsung Gear VR permite que pelo celular os usuários tenham experiências de realidade aumentada e virtual. Ele também é feito com tecnologia da Oculus.

Para mais noticias sobre o óculos inteligente do Facebook e o Projeto Aria, fique de olho no Showmetech.


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)