Curiosidades

Golden Retriever: curiosidades e cuidados que você precisa saber antes de ter um

Uma das raças de cachorro mais amadas pelas pessoas é o Golden Retriever. Eles são animais dóceis, gentis, companheiros, fáceis de treinar e inteligentes. Por todas estas características, o cão golden é muito procurado para adoção ou compra.

Originário da Grã-bretanha, o Golden Retriever foi resultado de cruzamentos de várias raças de cachorro com o objetivo de auxílio para caça em terras altas e também em regiões de lagos. É por esta razão que eles amam buscar bolinhas e objetos e são cães guias e auxiliares perfeitos! Saiba mais sobre a raça golden e seus cuidados.

Principais características e habilidades do Golden Retriever

hipercultura-golden-retriever-01

Esses cãezinhos são animais muito familiares e amigáveis. Eles têm a necessidade de viver dentro de casa com sua “malta” de humanos e não é recomendado que passem horas sozinhos no quintal. Eles precisam, no entanto, de 40 a 60 minutos de exercícios diários. Golden Retrievers se dão muito bem com treinamentos de agilidade e obediência e isso garante a saúde física e mental destes animais.

Apesar de serem muito gentis com as crianças, os Golden podem também ser estabanados por seu tamanho e acabar derrubando crianças menores sem o intuito de machucá-las.

Golden Retrievers fazem parte do grupo de raça esportista e são da família de cães de caça e busca. O tamanho médio desses cachorros varia entre 58 a 60 cm para machos e 54 a 57 cm para fêmeas. Os machos pesam entre 29 a 34 kg e as fêmeas entre 25 a 30kg.

hipercultura-golden-retriever-infografico

Por suas habilidades de busca e caça, eles se tornaram animais perfeitos para auxiliar policiais em contrabando de drogas, terapeutas para pessoas com doenças e excepcionais cães guias para deficientes visuais.

Cuidados para se ter com Golden Retrievers

hipercultura-golden-retriever-02

É sempre bom perguntar ao especialista veterinário sobre as informações nutricionais de qualquer animalzinho de estimação. Geralmente, Golden Retrievers amam comer e receber guloseimas durante o dia. Isso, no entanto, pode fazer com que eles ganhem muito peso em uma rápida velocidade. Você deve moderar as recompensas e limitar suas refeições diárias ao invés de deixar comida pela casa o tempo todo.

Para os filhotes de Golden você deve tomar ainda mais cuidado. Eles crescem muito rápido e são suscetíveis a problemas nos ossos. Dessa forma, é recomendável uma nutrição de baixo teor calórico para evitar o crescimento desproporcional deste cãozinho.

Geralmente, os Golden Retriever possuem muito pelo e a quantidade de queda varia ao longo do ano. Eles possuem o que é conhecido como períodos de “mudança de pelo”, que é um mecanismo fisiológico normal deste animal. A escovagem dos pelos do seu Golden devem ser regulares, assim como os demais cuidados de higiene.

O que esperar dos Golden Retriever filhotes?

hipercultura-golden-retriever-03

Quando você adotar um filhotinho de Golden Retriever, você pode ter certeza que vai ganhar muitos beijos e lambidas. Esses filhotinhos também vão querer mordiscar tudo ao seu redor. Então desapegue dos seus sapatos e das suas mesas, pois eles vão querer morder tudo!

Nos primeiros meses, os filhotes são muito energéticos e adoram ir atrás de bolinhas e correr. No entanto, esses nenéns também dormem bastante, ficando acordados por volta de 6 a 8 horas durante o dia e, no restante, tirando sonecas ou cochilos pela casa.

Procurar um adestrador profissional é recomendado para os primeiros meses destes animaizinhos. No entanto, eles são cachorros muito adaptáveis e aprendem com os treinamentos muito mais rápido que outras raças.

Os filhotinhos de Golden crescem muito rápido entre os quatro e sete meses de idade. Por este motivo, eles são suscetíveis a distúrbios e doenças relacionadas aos ossos. É recomendável, portanto, não deixar os filhotinhos brincarem e correrem em superfícies duras até os dois anos de idade. No entanto, brincar na grama com eles é não somente essencial, mas necessário.

A história e as origens do Golden Retriever

hipercultura-golden-retriever-04

O Lorde Tweedmouth da Escócia é associado ao surgimento da raça Golden. Como muitos nobres de sua época, ele criava animais de todos os tipos com o objetivo de aperfeiçoar raças diferentes. Tweedmouth buscava essencialmente um animal com habilidades para caça de aves aquáticas, como patos, e que também fosse um excelente companheiro, leal e calmo em casa.

O cruzamento aconteceu entre Nous, um retriever de pelo amarelo, e Belle, uma Tweed Water Spaniel. Ees tiveram quatro filhotes e a partir daí, Lorde Tweedmouth matinha principalmente os filhotes amarelos para continuar sua procriação.

Em 1911, o Kennel Club da Inglaterra reconheceu oficialmente o Golden Retriever como uma raça. Naquela época eram chamados apenas de Retriever – amarelo ou dourado. Foi em 1920 que o nome da raça foi alterado oficialmente para Golden Retriever.

Problemas de saúde relacionados ao Golden Retriever

hipercultura-golden-retriever-05

A expectativa de vida dos Golden Retrievers são de 10 a 13 anos. Como outras raças de cachorro, os Golden possuem tendências a certos problemas de saúde. Isso não quer dizer que todos os cães desta raça irão adquirir estes problemas ao longo da vida, mas é necessário ter ciência destas tendências para você cuidar ainda melhor do seu cachorrinho.

  • Displasia de quadril: esta é uma condição hereditária na qual o osso da coxa do animal não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril. Alguns cachorros demonstram dor nas pernas traseiras quando apresentam esta condição, mas você pode não notar este desconforto no seu cãozinho. Por isso é sempre bom fazer exames com regularidade junto a um profissional veterinário.
  • Displasia do cotovelo: esta é outra condição hereditária comum em cães de raças grandes e que deve ser acompanhada junto ao veterinário para saber se medicação ou cirurgia é necessária.
  • Cataratas: assim como nos humanos, as cataratas em cachorros são caracterizadas por pontos nublados nas lentes oculares e podem crescer ao longo do tempo. Essa doença pode se desenvolver em qualquer idade e geralmente não prejudica a visão. Contudo, um acompanhamento junto ao profissional veterinário com especialidade oftalmológica é sempre essencial para a qualidade de vida do seu cãozinho.
  • Alergias: os Golden Retrievers podem ser alérgicos a uma variedade de substâncias. Se o seu Golden estiver lambendo as patas ou esfregando bastante o rosto, consulte o veterinário.

Outros problemas menores relacionados a esta raça incluem triquíase, dermatite e cardiomiopatia. Lembramos que é aconselhável o acompanhamento do veterinário para qualquer animalzinho de estimação para se informar sobre suas possíveis doenças e como tratá-las.

Gostou deste conteúdo? Leia também: 

Qual a idade dos cachorros em relação aos humanos?

Raças de cachorro populares para você conhecer melhor antes de escolher

Exemplos de animais híbridos reais que parecem imaginários!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)