Tecnologia

Hoje – apresentação da AMD com poderosas placas de vídeo Radeon RX 6000

A AMD lançará hoje oficialmente a nova série de placas gráficas Radeon RX 6000 baseada na arquitetura RDNA 2. A apresentação começará às 19:00, horário de Moscou. Você pode assisti-lo no canal oficial da AMD no YouTube, bem como no site oficial da empresa.

Fonte da imagem: AMD

No evento virtual de hoje, podemos esperar o anúncio de pelo menos três placas de vídeo. Os nomes oficiais dos modelos ainda são desconhecidos, mas de acordo com os últimos vazamentos, estamos falando de Radeon RX 6900 XT, Radeon RX 6800 XT e Radeon RX 6800. Todas as três placas de vídeo são baseadas no GPU Navi 21.

O modelo principal Radeon RX 6900 XT é creditado com uma GPU com 5120 processadores stream e 16 GB de memória de vídeo GDDR6 com um barramento de 256 bits. Presume-se que o novo processador gráfico será capaz de operar na faixa de frequência de 2040 a 2330 MHz. Pela primeira vez este modelo de placa de vídeo será exclusivo da AMD, ou seja, será oferecido apenas na versão de referência e em quantidades bastante limitadas.

Источник изображения: VideoCardz

Fonte da imagem: VideoCardz

O chip gráfico da placa de vídeo Radeon RX 6800 XT é creditado com 4608 processadores stream e uma faixa de frequência de 2015 a 2250 MHz. Haverá os mesmos 16 GB de memória de vídeo GDDR6 com o mesmo barramento de 256 bits. O mais novo dos novos produtos, o Radeon RX 6800, também herdará 16 GB de memória e um barramento de 256 bits, mas o número de processadores de fluxo será reduzido para 4.096 unidades. O chip gráfico irá operar na faixa de frequência de 1815-2150 MHz.

Aparentemente, os três modelos de placas de vídeo listados acima estarão à venda este ano. A AMD apontou para isso no relatório trimestral de ontem. Mas os modelos mais jovens da nova série – Radeon RX 6700 e Radeon RX 6700 XT baseados no GPU Navi 22 – terão que esperar até o início do próximo ano.

Já vimos como será a aparência das novas placas de vídeo da série Radeon RX 6000. Os modelos mais antigos receberão sistemas de resfriamento massivos com três ventiladores. Os mais jovens usarão COs mais compactos com dois ventiladores. Os novos itens também receberão dois conectores de 8 pinos para alimentação adicional. Os dados exatos sobre o nível de consumo de energia das placas de vídeo Radeon RX 6000 ainda são desconhecidos, mas rumores atribuem uma faixa de 255 a 320 W para modelos mais antigos. Para variantes não padronizadas, os valores de consumo de energia podem ser ainda maiores.

Claro, poderemos descobrir informações oficiais sobre as características técnicas e capacidades das novas placas de vídeo Radeon RX 6000 somente durante a apresentação, bem como em análises subsequentes. No entanto, os primeiros resultados de desempenho de um dos modelos sugerem que os novos produtos Radeon serão capazes de competir diretamente com as soluções NVIDIA mais recentes baseadas na arquitetura Ampere.

Espera-se que uma das principais características das novas placas gráficas Radeon RX 6000 seja o surgimento de suporte para rastreamento de raio de hardware. Além disso, esta informação foi previamente confirmada pela própria AMD em um dos slides de apresentação da empresa como parte do anúncio das soluções gráficas Radeon RX 5000 Series.

Источник изображения: AMD

Fonte da imagem: AMD

É altamente provável que a AMD também mostre uma tecnologia FidelityFX atualizada. É análogo à tecnologia NVIDIA DLSS, que permite dimensionar artificialmente uma imagem para uma resolução mais alta sem sacrificar o desempenho.

Источник изображения: AMD

Fonte da imagem: AMD

As últimas informações também indicam que a AMD tem tentado ter uma abordagem mais responsável na organização do lançamento de vendas da nova série de placas gráficas Radeon RX 6000, para não repetir a triste experiência recente da NVIDIA. A empresa recomendou que os varejistas monitorassem a situação com bots e revendedores mais de perto e não recomenda a venda de mais de uma placa de vídeo para um comprador. O tempo dirá se isso ajudará a evitar o déficit.

Infelizmente, não há informações sobre os preços das novas placas de vídeo da série Radeon RX 6000. Provavelmente seremos capazes de reconhecê-los diretamente como parte da apresentação de novas soluções gráficas da AMD esta noite.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo