Empreendedorismo

Inovação é estratégia do varejo para atrair consumidores

Com o objetivo de atender o maior número de clientes verosímil, varejistas estão se reinventando para oferecer soluções que facilitem o dia a dia do consumidor. E o investimento em novas tecnologias é um dos caminhos dessa transformação.

Um exemplo desse movimento é a Petz, que aposta em uma novidade forma de comercialização de produtos: as vending machines, com máquinas instaladas inicialmente em estações de metrô e shopping centers. “Estamos sempre em procura de novas soluções que imprimam mais praticidade na jornada de compras dos nossos clientes. As máquinas facilitam o entrada aos produtos e funcionam uma vez que vitrines da marca em pontos de sobranceiro fluxo”, afirma Luciano Sessim, diretor Mercantil e Marketing da Petz.

Desde a última semana os usuários do metrô de São Paulo já se depararam com uma novidade opção no quesito “produtos rápidos” para seu pet, já que é verosímil encontrar snacks de diversos tamanhos e portes, coleiras, shampoos, dentre outras opções para cuidar do seu companheiro de estimação na estação Trianon Masp.

Muito se fala unicamente sobre a aceleração dos canais digitais por conta da pandemia, mas para Caio Camargo, sócio-diretor da Gouvêa Tech, o mercado deve estar circunspecto também à outras formas de estar “disponível” aos consumidores. “Novas e criativas formas, uma vez que essa releitura das vending machines, muitas integradas com o e-commerce e trabalhando com o concepção de gôndola infinita, se firmam cada vez mais uma vez que grandes oportunidades para as marcas”, explica.

Consultoria de estilo virtual

A C&A Brasil também acaba de dar um passo importante para açodar sua transformação do dedo e oferecer novas experiências de compra, canais e formas assertivas de atendimento às clientes com o a lucidez sintético para recomendar os produtos que são a face de cada cliente, trazendo mais informações sobre as preferências e jornada de compra das mulheres brasileiras em seu site e aplicativo.

A novidade integrante virtual da C&A tem uma vez que missão entender o perfil da cliente e sugerir roupas, acessórios e calçados em traço com o que ela procura e deseja. Faz da sua rotina ajudar a consumidora a montar looks, encontrar peças similares em cores e tamanhos, informar detalhes do resultado, uma vez que o tipo de tecido e modelagem, e até tirar dúvidas e dar dicas de tendência e estilo. Basta a cliente invocar a assistente no chat box, iniciar a conversa e tirar suas dúvidas de forma personalizada, rápida e fluida.

Ainda segundo Caio Camargo, a curadoria de produtos aos clientes tem sido uma das ferramentas mais utilizadas pelo e-commerce na hora de buscar a preferência de seus consumidores. O executivo explica que o progressão de tecnologias uma vez que a lucidez sintético, sempre aliada de um bom banco de dados, tem conseguido fabricar boas e interessantes experiências. “A procura pela humanização desse tipo de assistência, através da geração de avatares, assim uma vez que outras marcas vem fazendo, procura aproximar consumidores dessas novas experiências de uma maneira mais amigável”, conclui.

Com o piloto, a companhia terá a oportunidade de saber e se aproximar, ainda mais das suas clientes, entendendo o que ela mais procura e deseja.

Imagem: Reprodução

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