Automobilismo

Interlagos está no calendário da Fórmula 1 de 2021

GP do Brasil de 2019 de Formula 1

A BBC Sport publicou agora há pouco que o calendário de 2021 que a Formula 1 vai soltar amanhã tem o GP do Brasil em Interlagos e o GP do Vietnã foi retirado.

Escreveu a BBC: “Um desenvolvimento importante é que o calendário apresenta uma corrida no Brasil, e que está programado para ser em São Paulo, em vez do Rio de Janeiro. O evento está listado como provisório por enquanto.”

“O contrato para a pista de Interlagos em São Paulo, que recebe o evento desde 1990, terminou este ano, e a F1 acertou um acordo para uma corrida em um novo circuito a ser construído na região de Deodoro, no Rio.”

“No entanto, a pista do Rio requer aprovação ambiental, pois envolve a derrubada de um pedaço de floresta.”

“Isso ainda não foi concedido e o projeto está envolto em polêmica e confusão, com o hexacampeão mundial Lewis Hamilton entre aqueles que indicam sua oposição à construção da pista.”

“A F1 está, portanto, planejando retornar a São Paulo – pelo menos em 2021 e possivelmente em um futuro próximo.”

“A F1 tem complicações políticas para voltar a Interlagos, já que o dono do esporte, Liberty Media, se recusa a negociar com o promotor do circuito, que é próximo ao ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone.”

“É provável então que a corrida prossiga com um novo promotor.”

Para se ter um GP do Brasil de F1 em 2021 e muito provavelmente nos anos seguintes, a única possibilidade é fazê-lo em Interlagos, pois as chances de uma pista ser construída no Rio de Janeiro é remotíssima, para não dizer impossível.

Em relação ao GP do Vietnã, ele foi retirado do calendário da Fórmula 1 de 2021 e isso levanta dúvidas de que a corrida, que deveria estrear em abril, antes de ser cancelada por causa da pandemia do coronavírus, algum dia acontecerá.

A data da corrida no Vietnã, 25 de abril, foi deixada em branco na programação de 22 corridas de 2021 a ser publicada amanhã.

O calendário pode se estender para 23 GPs – um novo recorde – se a F1 puder encontrar um substituto para o Vietnã.

A medida foi desencadeada pela prisão, sob acusações de corrupção, de um dos principais responsáveis pela corrida em Hanói.

O presidente do Comitê do Povo de Hanói, Nguyen Duc Chung, foi preso em agosto por suposta apropriação de documentos contendo segredos de Estado.

O caso não está relacionado ao envolvimento dele no GP.

No entanto, Chung foi a figura chave na corrida que está sendo apresentada e a defendeu junto ao governo nacional. Sua ausência gerou um vácuo e as autoridades vietnamitas disseram à F1 que o governo tem outras prioridades, incluindo eleições importantes, a pandemia e a recuperação de um tufão.

As conversas estão em andamento com relação a uma possível corrida no Vietnã em 2022, mas a situação levanta a possibilidade significativa de que o evento não se concretize.

Qualquer corrida substituta seria em uma das pistas adicionadas ao calendário este ano como resultado da pandemia, com a Turquia, Imola da Itália e Portimão de Portugal como principais candidatos.

Um porta-voz da F1 disse: “Nosso calendário será anunciado na terça-feira e não faremos comentários antes de sua publicação. Ele também precisa ser aprovado pelo Conselho Mundial de Esportes Motorizados da FIA.”

A temporada 2021 está programada para começar na Austrália em 21 de março e terminar em Abu Dhabi em 5 de dezembro.

O GP da Grã-Bretanha em Silverstone é em 18 de julho e o novo Grande Prêmio da Arábia Saudita, anunciado na semana passada, a penúltima corrida em 28 de novembro.

Por outro lado, o calendário tem uma forte semelhança com a programação original de 2020, que teve que ser reestruturada depois que as primeiras 10 corridas foram canceladas como resultado da pandemia.

A maior mudança é a alteração do GP da Holanda da primavera europeia para 5 de setembro, após uma semana do evento vizinho na Bélgica.

A corrida na cidade litorânea de Zandvoort deveria retornar pela primeira vez desde 1985 em abril, mas foi uma vítima da pandemia.

A F1 está confiante de que será capaz de executar seu calendário no próximo ano, desde que a pandemia global não piore significativamente.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo