Justiça

Juizados especiais federais completam 20 anos

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes defendeu, nesta segunda-feira, a universalização do acesso à Justiça e ressaltou a importância dos juizados especiais federais. Ele participou do seminário virtual organizado pela seccional Rio da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, em comemoração aos 20 anos desses juizados. O ministro argumentou que a ação dos juizados especiais federais permite o combate efetivo às desigualdades do país.

Também presente no evento, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, destacou que os juizados especiais federais vieram para cumprir dois objetivos principais que são ampliar a atuação da justiça aproximando-a da sociedade e tornar o processo judicial mais rápido e com maior efetividade. 

Segundo o ministro do STJ, um diagnóstico elaborado por um grupo de trabalho instituído pelo CNJ, Conselho Nacional de Justiça, indica a efetividade dos juizados especiais federais.Humberto Martins destacou que, neste momento de pandemia, a atenção também está voltada para o judiciário, que representa, segundo ele, o equilíbrio entre os poderes da República. O ministro lembrou ainda que é preciso exercer a magistratura com três qualidades: humildade, prudência e sabedoria.


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)