Automobilismo

Limites de pista precisam ser claros

Max Verstappen

Max Verstappen – que já foi punido três vezes esse ano e perdeu inúmeros pontos por causa disso – pensou em uma solução para os problemas com limites de pista. O piloto gostaria de ver caixas de brita do lado de fora das pistas. Mas a chance de que a FIA e os circuitos aceitem essa ideia parece muito pequena.

Todo fim de semana o debate sobre os limites da pista volta. Em Portugal, Verstappen perdeu o tempo da pole e a volta mais rápida da corrida porque passou da linha branca com as quatro rodas numa curva durante essas voltas. No Bahrain ele ultrapassou Hamilton para vencer a corrida, mas como passou do limite da linha branca, tece que devolver a posição. Para resolver o problema, Verstappen gostaria de ver limites mais claros do lado de fora das pistas.

O holandês entende que é difícil ajustar as pistas assim, especialmente porque a Fórmula 1 compartilha muitas pistas com, por exemplo, a MotoGP. “Acho que temos que encontrar um meio-termo que funcione para ambas as partes, porque com nossa velocidade podemos realmente abusar das curvas. Isso torna difícil fazer um julgamento”, disse Verstappen em conversa com a filial italiana do Motorsport. O onze vezes vencedor de GPs gostaria de ver mais caixas de brita ao redor do circuito.

Verstappen sabe que as caixas de brita não são muito boas para os circuitos em si: “Torna os track days (quando a pista é alugada para pilotos amadores) mais difíceis e significa mais cascalho na pista, o que por sua vez vai ser uma despesa.”

No momento, os limites da pista ainda são muito irregulares, pensa Verstappen: “Existem certos pontos onde você pode passar totalmente por cima das zebras, enquanto em outros lugares eles são verificados com sensores. A situação é muito confusa. Podemos melhorar a situação, verificando se há um limite claro quando você sai da zebra”, concluiu.

Esse assunto tem sido abordado por vários ex-pilotos de F1 e a maioria não concorda com esses novos “limites de pista” impostos pela FIA. O fato é que é anti-natural para os pilotos não usarem totalmente a zebra quando ela permite que eles sejam mais rápidos.

Zebras mais estreitas com no máximo 1 metro de largura seguidas por brita, grama ou mesmo terra resolveria o problema em todas as categorias.

É mais fácil de resolver do que parece.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.




Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)