Tecnologia

Mais rápido do que reabastecer: os chineses aprenderam a trocar automaticamente as baterias de veículos elétricos em apenas 30 segundos

Enquanto Elon Musk pretende integrar a bateria ao corpo de um veículo elétrico, os chineses estão desenvolvendo ativamente a ideia de baterias substituíveis. Nos últimos dois meses, estações de troca de bateria surgiram na China com uma velocidade de até 30 segundos por carro. É mais rápido do que colocar gasolina no tanque de combustível. Mas a ideia ainda parece um prazer caro para os fabricantes. Portanto, todas as esperanças estão associadas aos subsídios do governo.

Estação Geely para substituição automática de baterias de tração

A primeira a usar amplamente a substituição de baterias em veículos elétricos foi a empresa chinesa NIO. Na estação de troca automática, um robô, escondido no subcampo da estação, remove a bateria de tração descarregada e a substitui por outra totalmente carregada. Todo o procedimento, com exceção do horário de chegada e saída do carro elétrico na estação, leva três minutos. Na China, 130 estações foram implantadas em 58 cidades em três anos. NIO recentemente ultrapassou a marca de substituição de um milhão de baterias.

Geely vai ultrapassar NIO no número de estações de troca automática de bateria de tração. A Geely abriu sua primeira estação de troca automática de bateria em Jinan há dez dias no modo de demonstração. A estação Geely troca a bateria duas vezes mais rápido que a estação NIO – em 90 segundos. Isso foi conseguido com a utilização de dois robôs: um remove uma bateria descarregada e o outro instala imediatamente uma carregada.

Стенд по замене аккумуляторов на станции Geely

Suporte de substituição de bateria na estação Geely

Geely planeja construir 5.000 estações de substituição de baterias na China e em vários países do Sudeste Asiático em cinco anos. Este é o plano mais ambicioso entre os fabricantes chineses até agora. Mas, ao contrário da NIO, a Geely ainda não fornecerá serviços de substituição para drivers regulares. Ela vai apostar na manutenção de táxis e carros de uso compartilhado.

Mas a estação de substituição de bateria de tração mais rápida até agora foi inaugurada um mês antes pela Changan New Energy. Esta estação também usa dois robôs para substituir a bateria, mas o faz em 30 segundos. É verdade que a empresa faz uma reserva que enquanto o carro para substituir as baterias entra na estação, os robôs realizam manipulações preliminares. No entanto, para o motorista, o processo dura meio minuto, e muitas vezes é mais rápido do que reabastecer o tanque de gasolina.

Станция по автоматической замене аккумуляторов компании NIO

Estação de troca automática de bateria NIO

A competição entre desenvolvedores e operadores de estações de substituição de baterias pode impulsionar o surgimento de serviços interessantes e massivos no novo mercado. No entanto, analistas observam que hoje esse serviço é muito caro para os fabricantes. Na verdade, nenhum deles lucra com isso, mas apenas sofre perdas e consideráveis. Nesse sentido, as empresas esperam a ajuda das autoridades. Desde este ano, os reguladores chineses já começaram a subsidiar veículos elétricos com baterias substituíveis e devem apoiar subsídios de operadores de estações de substituição de baterias.

Fonte

Artigos relacionados

Usuários lendo agora...
Fechar
Botão Voltar ao topo