Tecnologia

Neo QLED e as novas tecnologias das TVs Samsung de 2021

Com melhoria nas tecnologias prestigiadas de displays de smart TVs, a Samsung anunciou as novas linhas Neo QLED, Micro LED e Mini LED

Durante a CES 2021, maior feira de tecnologia do mundo, a Samsung apresentou novas tecnologias para as suas smart TVs e muitas dessas novidades chegarão ao Brasil ainda este ano. O portfólio da empresa agora tem nomes como Neo QLED, Micro LED e Mini LED. Para entender cada um dos lançamentos, conversamos com um porta-voz da empresa e te contamos tudo em detalhes!

Neo QLED

Um dos destaques foi a nova categoria, chamada Neo QLED, que traz a tela de pontos quânticos, conhecida por entregar cores mais vivas e fiéis às imagens originais, só que agora com novidades que melhoram essa tecnologia. Para explicar melhor essa nova linha, entrevistamos o Guilherme Campos, Gerente Sênior de Produto das áreas de TV e Áudio da Samsung Brasil, e ele contou como funciona essa novidade.

Neo qled e as novas tecnologias das tvs samsung de 2021. Com melhoria nas tecnologias prestigiadas de displays de smart tvs, a samsung anunciou as novas linhas neo qled, micro led e mini led
Neo QLED rica de cores em uma sala bem iluminada… o sonho de geeks por TVs! (Divulgação)

O LED convencional agora é composto por uma proteção acrílica, não por toda uma estrutura que segura o LED (e o chip LED) na parte de dentro. Toda essa estrutura diminuiu cerca de 40 vezes; agora o LED tem uma pequena partícula na TV. Você consegue rechear o painel com muito mais LEDs nas novas Neo QLED. Isso também resulta em uma imagem mais rica de detalhes.

Guilherme Campos, Gerente Sênior de Produto das áreas de TV e Áudio da Samsung Brasil.

O grande diferencial da Neo QLED é que existe uma nova fonte de luz para gerar as imagens. Chamada de tecnologia Quantum Mini LED, ela é uma tela de luz que fica atrás do display principal, composta por LEDs muito menores que o convencional. Chegando em modelos de resolução 8K e 4K, as TVs Neo QLED vão trazer alta taxa de contraste e são capazes de otimizar a experiência de alcance dinâmico da tela, ou HDR, para deixar tudo mais imersivo e confortável para quem assiste.

MicroLED e Mini LED

Outra novidade do ano além das Neo QLED são as TVs MicroLED, que chegam agora voltadas para o público, e não mais exclusivas de uso comercial. Em modelos de 99 e 110 polegadas, com tamanhos menores a chegar até o final do ano (como informa a fabricante), as telas têm iluminação individual dos pixels e possuem design sem bordas. Já que são tantas novidades relacionadas às tecnologias de displays, é bom ter em mente como Mini LED e MicroLED se diferenciam.

Neo qled
Como funciona a divisão de camadas da Mini LED. (Divulgação)

Como o porta-voz informa, a Mini LED:

[…] é um produto que vai estar mais massificado pro mercado; já a MicroLED é um produto mais nichado. Esta segunda traz uma tecnologia onde o foco é a precisão. Enquanto o Mini LED é um LED super pequenininho, que você consegue controlar muito melhor a iluminação, o MicroLED é ainda menor, sendo capaz de iluminar um pixel individualmente

Guilherme Campos

Então, o controle de exibição da luz vai de pixel em pixel, o que transforma essa tecnologia em uma de auto imersão de luz. Logo, há tudo o que existe para ser controlado do contraste, com ótima precisão. O Guilherme também fez uma comparação entre as novas TVs QLED e a tecnologia famosa de displays OLED. Como ele nos conta, na visão dele essa diferença é grande.

Na minha opinião essas duas tecnologias nem comparáveis são. A superioridade da tela Micro LED é muito acima do que uma OLED. Uma tela de Neo QLED e uma Mini LED já são superiores ao nível de OLED, pois o que é importante para o consumidor é a atenção a quatro grandes pontos: cor, brilho, contraste e garantia.

Além dos novos tipos de display, há mais um destaque quando falamos sobre o sistema de casa inteligente da Samsung. O Smart Things, que unifica diversos produtos em um único ecossistema, agora vai funcionar mesmo com gadgets que não tenham tecnologias Bluetooth e nem Wi-Fi. Se você tiver um ventilador controlado via infravermelho, por exemplo, a partir do momento que você der um comando (no controle do próprio aparelho), a smart TV vai entender que houve troca de sinal e ela vai perguntar se ela deve gravar o comando, unificando o produto ao ecossistema conectado.

Neo qled controle samsung
Novo controle remoto das smart TVs Samsung. (Divulgação)

Com suporte para a Alexa da Amazon, Google Assistente e o familiar sistema Bixby da Samsung, as smart TVs reconhecem os comandos de voz para controlar todo tipo de equipamento, até mesmo de terceiros. Falando em controle, outra novidade é o controle remoto, que fez parte do pilar ecossustentável da Samsung nos anúncios da CES 2021. Chegando primeiro para os modelos premium de TVs como a Neo QLED, o controle é feito de material reciclável e vai ter a funcionalidade de recarregar a bateria por luz solar ou interna.

A consciência ecológica também está nas embalagens, já que a Samsung vai manter a iniciativa de 2020, que antes era só da linha lifestyle, e lançar as novas TVs com embalagem reutilizável. Com menos tinta na parte de fora, a caixa pode virar uma mesa de centro, estante de livros e até mesmo uma casinha para o seu bicho de estimação.

Neo qled e as novas tecnologias das tvs samsung de 2021. Com melhoria nas tecnologias prestigiadas de displays de smart tvs, a samsung anunciou as novas linhas neo qled, micro led e mini led
Como um quadro, as novas TVs são um espetáculo audiovisual. (Divulgação)

Por fim, mesmo que a gente não tenha uma data exata para a chegada das TVs aqui no Brasil, o Guilherme concluiu nossa conversa com uma previsão:

Hoje a gente prevê aí o lançamento de linha oficial para o segundo trimestre e imediatamente após o lançamento para mídia a gente começa a entregar os lançamentos para os varejistas.

E aí, gostou das novidades da Samsung, que lançará em 2021 suas novas linhas Neo QLED, Mini LED e Micro LED? Conte para a gente a sua favorita nos comentários!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)