Tecnologia

Novo trailer de Duna é lançado, mostrando mais dos Harkonnen e Fremen

Novo trailer da adaptação do clássico de Frank Herbert vem com tudo, mostrando vários núcleos e novidades do vindouro filme

Novo trailer de Duna, próximo filme de ficção científica do diretor Denis Villeneuve, foi lançado nesta quinta, 22 de julho. Nova iteração da clássica saga literária, o filme conta com um estrelado elenco, incluindo Timothée Chalamet e Zendaya. Após adiamentos por conta da pandemia, a divulgação do longa volta com tudo, dado que a estreia deve acontecer no próximo mês de outubro.

Duna de Frank Herbert

Os mais chegados em literatura de ficção-científica vão reconhecer a obra como uma figurinha já carimbada, mas não faz mal relembrar do que se trata, não é mesmo? Duna é considerada uma das maiores séries de ficção científica já escritas, competindo diretamente (e de forma saudável, espera-se) com Fundação, de Isaac Asimov, que também ganhará uma adaptação para as telinhas neste ano, embora em formato de série.

Em Duna, acompanhamos a jornada de Paul Atreides, herdeiro da casa Atreides que vai com sua família até o planeta Arrakis, para governá-lo e acompanhar a extração da especiaria melange, essencial para a navegação espacial. Entrando em conflito com a família Harkonnen, Paul passa pela clássica jornada do herói, entrando em contato com os nativos de Arrakis, os Fremen.

A trama da série lida muito com temas políticos, ecológicos, religiosos, tecnológicos e até psicológicos, podendo traçar muitos paralelos com situações reais, por exemplo, ao comparar a especiaria com o petróleo ou estender o imaginário dos Harkonnen aos soviéticos e o dos Atreides ao ocidente, no contexto da Guerra Fria.

Duna já recebeu adaptações com grande elenco, mas nunca decolou como uma grande franquia - pelo menos até agora.
Duna já recebeu adaptações com grande elenco, mas nunca decolou como uma grande franquia – pelo menos até agora.

Duna já havia sido adaptado anteriormente, primeiro em 1984, por David Lynch, com Kyle MacLachlan, Patrick Stewart e até mesmo Sting no elenco – o filme se tornou um clássico cult, mas foi um fracasso de crítica na época. Há também uma minissérie, do ano 2000, com Alec Newman e William Hurt, mas bem menos conhecida.

Não poderíamos deixar de falar, também, da fracassada tentativa de Alejandro Jodorowsky em adaptar a obra aos cinemas, que incluiu diversas insanidades, como um roteiro para um filme de 14 horas e a presença de Salvador Dalí como o Barão Harkonnen. A produção do filme foi tão massiva que influenciou a cultura pop como um todo, gerando, entre outras coisas, o filme Alien – a partir dos conceitos de H. R. Giger – e o excelente documentário Duna de Jodorowsky, de 2013.

Anúncio e adiamentos

A adaptação de Villeneuve foi anunciada, inicialmente, em abril de 2020, quando foi divulgada a primeira imagem de Chalamet como protagonista. O elenco da nova adaptação do clássico literário conta com um elenco estreladíssimo: Timothée Chalamet é Paul Atreides, Rebecca Ferguson é Lady Jessica, Oscar Isaac é o Duke Leto Atreides, Stellan Skarsgård é o Barão Harkonnen, Zendaya é Chani, Jason Momoa é Duncan Idaho, Josh Brolin é Gurney Halleck, Dave Bautista é Glossu Rabban, e Javier Bardem é Stilgar. A primeira data de estreia que o filme recebeu foi 18 de dezembro de 2020, sofrendo adiamentos logo em seguida.

Com grande elenco, a adaptação do primeiro livro de duna receberá dois filmes, desta vez.
Com grande elenco, a adaptação do primeiro livro de Duna receberá dois filmes, desta vez.

O diretor Denis Villeneuve tem um bom currículo em termos de épicos de ficção científica, tenso sido diretor de filme aclamados como A Chegada Blade Runner 2049. A história original é composta por uma série de livros publicados desde 1965 até o mais recente, de 2020, atualmente escritos pelo filho do autor, Brian Herbert. Duna está planejado para ser o primeiro de dois filmes baseados no livro original de Frank Herbert, com o filme deste ano cobrindo a primeira metade, enquanto o segundo filme (que ainda não tem título ou data de lançamento) irá cobrir o restante do romance. A nova data de lançamento do primeiro filme está marcada para 14 de outubro deste ano.

Vale lembrar que o filme estreará, nos Estados Unidos, na HBO Max simultaneamente à data marcada para os cinemas. No Brasil, a previsão é que o filme chegue ao serviço de streaming 35 dias após sair nas telonas.

Novo trailer de Duna

Sem mais delongas, vamos para o trailer, que mostrou mais dos nativos de Arrakis, os Fremen, e também um pouco mais do visual dos Harkonnen, principalmente o Barão:

Veja também:


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)