Tecnologia

O lunar rover VIPER será equipado com um sistema de farol alto e baixo

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) está projetando um sistema de “faróis” dedicado para o robô lunar VIPER.

De acordo com o projeto VIPER, ou Volatiles Investigating Polar Exploration Rover, uma máquina está sendo criada para pesquisar depósitos de gelo na região do pólo sul da Lua. O robô terá que trabalhar em condições difíceis, em particular, mover-se por áreas escuras, onde o perigo na forma de pedras e crateras podem estar à espreita a cada metro do caminho.

Para iluminar o terreno, o rover receberá um sistema especial de farol alto e baixo. Assim, em um mastro especial propõe-se a instalação de duas matrizes de LEDs que formam um feixe de luz estreito: esses módulos funcionarão como faróis de alta.

Na área da base do rover lunar, serão colocados seis blocos de LED, criando uma iluminação menos intensa. Esses dispositivos permitirão que os operadores vejam claramente os objetos nas imediações do rover.

Com a ajuda desse sistema de iluminação, especialistas poderão traçar os melhores percursos com o mínimo de risco de danos ao aparelho. A propósito, o projeto deste último prevê a utilização de uma plataforma com rodas. O Lunokhod será capaz de perfurar o solo para coletar amostras e analisá-las usando instrumentos de bordo.

O lançamento do VIPER para um satélite natural de nosso planeta não ocorrerá antes de dezembro de 2022.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo