Automobilismo

O que falta para a Red Bull definir o segundo piloto

Helmut Marko e Christian Horner

A Red Bull ainda não decidiu quem será o companheiro de equipe de Max Verstappen em 2021, ou pelo menos não divulgou.

Questionado pela enésima vez pelo Autoracing porque eles não foram atrás de Sergio Perez ainda, nossa fonte dentro da equipe Red Bull esclareceu alguns pontos hoje.

“Não parece haver dúvida quanto à qualidade de Checo em corrida e na ajuda que ele pode oferecer no acerto de carro.”

Então qual seria a dúvida?
A dúvida é na velocidade dele em classificação. A equipe precisa de um piloto que seja muito forte em classificação, porque sem essa qualidade qualquer piloto vai largar muito atrás de Max e terá grande dificuldade em ajudar na corrida, em progredir a ponto de alcançar as Mercedes, que quase sempre largam na primeira fila.

Então o importante é largar onde, uma posição atrás de Max?
“Sim, isso é o ideal. Não adianta muito largar três ou quatro posições atrás e deixar Max ficar brigando a maior parte da corrida sozinho contra as duas Mercedes. O ideal é termos um piloto que largue uma posição à frente ou atrás do Max para fazerem a corrida juntos.”

Mas vocês não acham que Perez seria capaz disso?
Perez tem um carro muito bom para brigar no segundo pelotão, é excelente no gerenciamento dos pneus e comete poucos erros. Por isso, mesmo quando ele larga em P7, P8 ele tem ótimas chances de terminar as corridas no Top5. Isso é muito bom, mas não é o ideal para nós. Aqui a meta é vencer, tanto na força do carro quanto aproveitar qualquer oportunidade circunstancial que apareça. E isso é bastante diferente de andar no pelotão.

Mas se ele larga em P7, P8 com a Racing Point, ele largaria mais à frente com a Red Bull!
Não necessariamente. Nosso carro tem um défice de potência em relação Mercedes e esse défice o Max compensa em boa parte com um acerto de pouco arrasto, menos downforce do que deveria em praticamente todas as pistas. Daí a dificuldade do Gasly ano passado e do Albon esse ano.

Veja com o Gasly está andando bem esse ano e nem se cogitou, pelo menos até agora, a trazê-lo de volta. Ele está andando bem porque a disputa da AlphaTauri é outra, não é pela vitória. Lá ele pode fazer um acerto com mais downforce e disputar bem no pelotão, o que tem feito de forma magnífica, inclusive.

Então vocês estão numa enrascada, porque precisam achar um piloto que ande acima da média com baixo downforce.
O problema é exatamente esse. Pessoalmente não vejo um piloto assim que a equipe pudesse contratar. O Perez não está descartado, mas parece faltar sanar essa dúvida que paira nos dois ‘cabeças’ da equipe.

A classificação de amanhã será importante para o Perez. Será que ele sabe disso?
Muito importante e acho que ele sabe sim.

Se dependesse de você, que faria?
Eu traria o Checo, pois mesmo que ele não consiga largar à frente ou atrás bem perto do Max, ele é uma garantia de muitos pontos para a equipe, algo que não se tem por aqui desde a saída do RIC.

E o Hulk?
Pessoalmente acho o Checo melhor, mais rápido e mais sangue nos olhos, já te disse isso antes. Mas não depende de mim, está longe disso.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)