Beleza

O uso caseiro de ventosas no rosto, hit no TikTok, faz bem à pele?

O ano era 2017. Os hematomas nas costas do nadador Michael Phelps  já haviam chamado atenção do público nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no ano anterior, quando Kim Kardashian afirmou usar a mesma técnica do atleta, a ventosaterapia. Porém, com um detalhe: não para atenuar a dor muscular após grandes competições esportivas, mas com intuito de rejuvenescer o rosto. Hoje, quase cinco anos após a declaração da influencer, o método conhecido como facial cupping voltou a fazer sucesso nas redes sociais, desta vez no TikTok, e reacendeu o debate: ventosas são realmente eficazes para massagens anti-aging?

0

Segundo a tiktoker Miranda Emma Bokon (@sageaesthetix), o facial cupping “ajuda a combater linhas finas, tonifica o queixo, diminui inchaços e melhora a absorção de nutrientes”.

Já a influenciadora digital à frente do perfil @wildlilyorganics chega a dar o passo a passo para os internautas realizarem o método em casa. “Sempre aplique um óleo facial para deslizar […] Faça isso de duas a três vezes por semana”, recomenda, afirmando que a técnica é a alternativa ideal para injeções de ácido hialurônico e botox.

@wildlilyorganicsNO FILLER NEEDED 🚫 #facialcupping #esthetician #skincare #beauty #beautytips #fyp #foryoupage #botox #filler♬ UCKERS – Shygirl

A médica Clarissa Borges, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócia da clínica Harmonie, no entanto, alerta que o uso de ventosas no rosto pode prejudicar a acne, uma vez que a sucção pode espalhar as bactérias das lesões, e até piorar a flacidez. “As ventosas aumentam a vasodilatação, relaxam os músculos e melhoram a absorção de substâncias, no entanto, devem ser usadas de preferência no consultório e junto a outros procedimentos, como a radiofrequência no caso de flacidez”, elucida.

A especialista diz que o método é mais eficaz e seguro no corpo. “A ventosaterapia é mais interessante para a parte corporal, principalmente como miorrelaxante em áreas de dor e tensão. Para o rosto, temos alternativas melhores para drenar e combater a flacidez”, continua.

Para os internautas que gostam de embarcar em toda e qualquer tendência de beleza que veem nas redes sociais, a dermatologista faz um apelo: “Converse com um dermatologista! Não necessariamente porque a Kim Kardashian faz que é bom para todo mundo. Um médico especializado não apenas entenderá o que é bom para a pele, mas o que é bom para a sua pele.”

Além de tutorias bem-sucedidos, tiktokers também compartilham experiências ruins com o facial cupping. O método pode ser difícil de realizar em casa, uma vez que tem potente sucção. “Nunca mais tentarei”, lamentou o influencer à frente do perfil @montykeates, que ficou todo vermelho após inúmeras tentativas de massagear o rosto com uma ventosa de plástico (existem as de vidro também).

@montykeates@sebbbyjon and i tried facial cupping… never again… #isolationgames #foryou #featureme #viral♬ Rhythm thief but cursed – Tik Toker

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)