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Peugeot 208 Griffe 1.6 TipTronic 2021: impressões ao dirigir

A Peugeot lançou o novo 208 no Brasil em setembro, e agora pudemos avaliar o carro cedido pela montadora por um período de uma semana. Neste artigo relacionamos nossas impressões desta versão topo de gama, Griffe 1.6 Automática, avaliada em Brasília (DF).

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O Novo Peugeot 208 é um hatch médio, com design praticamente idêntico ao 208 II francês – modelo que foi eleito “Carro do Ano na Europa”, sobretudo pelo design.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Assim como aconteceu com outros modelos desse segmento, como Chevrolet Onix , VW Polo e Toyota Yaris, esta nova geração ficou maior e mais espaçosa, com dimensões que há dez anos atrás seriam de um VW Golf ou Peugeot 308.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Agora ele dispõe de 4,055 metros de comprimento (8 cm a mais que o anterior), 1,74 de largura (+ 2 cm), 1,44 metros de altura (2 cm mais baixo), enquanto a distância entre-eixos é de 2,54 metros.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O design é o principal cartão de visita do Novo Peugeot 208. Com proporções mais esportivas, mais baixo e mais largo, ele impressiona bastante e chama muito a atenção nas ruas, sobretudo em função dos elementos de assinatura visual.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

A lateral tem um capô mais plano, enquanto a coluna “C” é bastante larga e um dos elementos que também compõe o aspecto “premium” do novo 208.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O Peugeot 208 vendido no Brasil é fabricado na Argentina, e, relativamente ao modelo francês, tem maior altura livre do solo – para adequá-lo às nossas vias de baixa qualidade – o que de fato funciona, pois ele se mostra à vontade em pisos irregulares, valetas e entradas de prédios.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O modelo das imagens é o topo de gama, Griffe, a mais equipada de todas (exceto o e-208 GT, elétrico, que vem importado da França, e chega provavelmente em 2021).

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Os principais diferenciais do Griffe são faróis 100% LED, sendo que o sistema de posicionamento diurno em LED em formato de garras de Leão (o símbolo da marca).

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Na traseira as lanternas são interligadas, com um formato 3D, e também fazem referências às garras de um leão.

O Peugeot 208 Griffe traz ainda teto panorâmico e rodas de 16 polegadas diamantas, enquanto a vigia há um spoiler duplo, com uma das peças pintada em preto.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Interior

Se externamente o Novo Peugeot 208 supreende pelo design, o interior dessa versão Griffe deixa claro que a montadora francesa quer posicionar esse modelo em um patamar acima dos concorrentes em termos de acabamento. Este é sem dúvida o modelo desse segmento que mais impressiona na cabine.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Esqueça os bancos acanhados e couro sintético de aspecto simples de concorrentes. Este Peugeot 208 na versão Griffe brinda o motorista e os passageiros com poltronas volumosas e anatônicas, e revestidos de um material que até agora só se via em carros premium: Alcântara. O cheiro de couro natural dos carros caros está presente nesta versão, e é algo que se destaca.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O acabamento superior acompanha ainda o conceito i-Cockpit, que é o conceito de condução com um pequeno volante igualmente revestido de couro, e o painel 100% digital 3D posicionado no campo de visão acima do volante.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

É uma posição de dirigir algo incomum para quem está acostumado com outros modelos convencionais, mas acostuma-se com ela de forma rápida – é esportiva e agradável.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O banco do motorista é amplo – comprido e largo – e o volante com a parte superior e inferior reta contribui para uma sensação de conforto e esportividade.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O show high-tech vem do painel 100% digital, em informações 3D muito impressioante. Há um display digital convencional no painel, e um projetor na parte superior. Com isso, dependendo da configuração de exibição, vê-se os indicadores digitais e os gráficos flutuando, como uma imagem holográfica.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Há múltiplas opções de configuração do painel. Você pode deixá-lo mais minimalista e com menos informações, ou com uma quantidade maior de informações para o motorista. Vai do gosto de cada um.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Além do cluster digital, há uma central multimídia com tela de 7 polegadas, posicionada na parte central do painel. Ele não tem sistema de navegação próprio, e depende de uma conexão com o smartphone via Apple CarPlay ou Android Auto. Imediatamente abaixo há muitas teclas de atalho, assim como acontece com o Peugeot 2008.

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Descendo mais um pouco e há o local de carga de smartphone sem fio – basta colocar o aparelho lá, que ele começa a ser carregado por indução – muito prático. Na lateral desse compartimento há uma conexão USB.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Além do impressionante revestimento dos bancos, com couro e Alcântara, a parte central do painel vem com material emborrachado – soft touch, um recurso que não está presente em seus concorrentes, e reforça a impressão de qualidade. Some-se teto panorâmico, painel digital 3D, revestimentos premium, e a teclas tipo cabine de avião e tem-se um ambiente moderno e aconchegante.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O espaço interno é um destaque, tanto na frente quanto no compartimento posterior. O porta-malas comporta 265 litros, menor que os 285 litros do anterior.

Segurança

Essa versão topo de gama vem com 6 airbags (o modelo de acesso traz 4). Todos os modelos vêm com controle de estabilidade e tração.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Esta versão traz ainda um abrangente pacote de sistemas auxiliares de condução, como o frenagem de Emergência Autônoma, leitor de sinais de trânsito (com alerta de limite de velocidade), sistema manutenção ativa em faixa, alerta de risco de colisão, câmera reversa com visão de 180 graus, detector de fadiga e facho de farol adaptável (que automaticamente ajusta-se para evitar ofuscamento de quem vem em sentido contrário).

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Com a chave no bolso, o Peugeot 208 Griffe percebe a presença do proprietário quando ele se aproxima e imeditamente destrava as portas e ativa o sistema Come and Leving Home – as luzes dos faróis e lanternas, assim como o paine de instrumentos que se acendem antes que você entre no carro.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O aspecto curioso é que esta versão topo de gama tem frenagem autônoma de emergência, mas o piloto automático não é adaptativo. Apesar de as câmeras traseiras serem práticas, sente-se falta dos sensores de estacionamento dianteiros.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O novo Peugeot 208 ainda não passou pelo crido do Latin NCAP, mas o modelo europeu recebeu 4 estrelas do EuroNCAP.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Mecânica

O novo Peugeot 208 na versão flex adota incondicionalmente o conhecido motor quatro cilindros 1.6 16V Flex da marca, com 118 cv quando abastecido com etanol, e 115 cv com gasolina, @ 5.750 RPM. O torque é de 15,5 Kgfm @ 4.750 RPM com etanol, e 15,4 Kgfm @ 4.000 RPM com gasolina.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Esse motor está associado com a transmissão automática de 6 marchas, o tradicional e robusto Aisin japonês, com opção de trocas sequenciais na alavanca (não há shift paddles). E há três modos de operação: Normal, Eco e Sport.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Quando abastecido com gasolina, esse modelo, no teste da revista Quatro Rodas, acelerou de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos (11,6 segundos do dado oficial da Peugeot)- um número adequado para um modelo 1.6 automático de 1.178 Kg. A retomada de 80 a 120 km/h foi executada em 6,7 segundos – confirmando a sensação de agilidade, especialmente quando operado no modo Sport. A velocidade máxima indicada pela Peugeot é de 190 km/h.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

O consumo em cidade de 11,4 km/l, enquanto em estrada atingiu 15,8 Km/l. Em nosso ciclo urbano, em Brasília (DF), obtivemos uma média de 14 km/l – excelente em função do porte do carro.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Segundo dados do INMETRO, o Novo Peugeot 208 consome de gasolina: 10,9 km/l em cidade, e 13,1 km/l em estrada. Com etanol os números são: 7,5 km/l e 9 km/l, respectivamente

Comportamento dinâmico

Como dissemos acima, o 208 percebe a presença do dono e abre as portas automaticamente, e para ligá-lo, basta apertar o botão “Start” no painel. O cluster de instrumentos produz um show de luzes de boas vindas. Ao começar a rodar, chama a atenção do silêncio reinante na cabine – evidenciando um padrão superior de isolamento acústico.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Nota-se também um passeio sólido – que evidencia boa rigidez estrutural da carroceria – e confortável, denotando o ajuste que privilegia o conforto na suspensão.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

A transmissão automática promove as trocas de marchas de forma imperceptível tamanha é o suavidade de funcionamento (algo característico dessa transmissão de 6 marchas da Aisin). Não há solavancos e trancos, mesmo quando operado no modo Sport.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Em modo Eco, o carro fica ainda mais suave e “sonolento”. A resposta ao acelerador é defasada e o câmbio troca para marchas mais altas o mais rapido possível – tudo para privilegiar o consumo. Para quem aprecia um passeio suave e tranquilo, como nós, a opção “Eco” é a ideal.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

A suspensão mostra-se adequada para o piso de baixa qualidade do Brasil. Não se sentem batidas secas de suspensão, nem raspadas da frente em qualquer lombada. Ele encare os buracos e as valetas com maestria.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Em uso rodoviário, especialmente quando se está circulando em estradas de pista única, recomenda-se usar o modo Sport para dar mais segurança em ultrapassagens. O motor fica sempre em rotação mais elevada, e o câmbio troca as marchas rapidamente.

Sistemas de assistência à condução

A versão topo de gama Griffe do Peugeot 208 diferencia-se dos seus pares e concorrentes pelos recursos como o leitor de sinais de trânsito – que avisa com antecedência sobre uma alteração no limite de velocidade máxima. O indicador de velocidade máxima da via aparece ao lado da velocidade medida, na forma de um pequeno sinal de trânsito;

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Outro recurso de segurança é o auxiliar de manutenção em faixa. A direção se corrige sozinha se você estiver saindo da faixa sem ativar o sinal de mudança de direção. Ele funciona bem em vias com as faixas bem visíveis, e nessa situação mesmo se você tirar as mãos do volante o sistema mantém o carro na pista, mas fica sinalizando insitentemente para se colocar a mão no volante novamente. Há ainda o detector de fadiga que reomendará que você pare para descansar quando perceber que está distraído. E o sistema de frenagem autônoma de emergência, o qual evita colisões em baixas velocidades.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Em relação ao ESP, ele pode ser desativado. Mas o ideal é mantê-lo ativo, já que o sistema interfere sempre para manter o carro na trajetória, corrigindo eventuais abusos.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Apesar de todos os requisitos de segurança presentes, a excepcional suspensão que brilha em pisos irregulares e também em asfalto liso, fica faltanto apenas os freios à disco na traseira (são a tambor nesta versão 1.6 Flex).

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O comportamento dinâmico em uma tocada mais animada agrada também. A plataforma CMP é mais leve, tem maior rigidez torcional e centro de gravidade mais baixo que o anterior – tudo contribui para o carro transmitir segurança e confiança ao motorista.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Aliás, a sensação de estabilidade é tanta, que fica claro que o chassi está preparado para receber motores bem mais potentes. Um 1.6 THP Flex, do antigo Peugeot 208 GT seria o ideal.

Conclusão

O novo Peugeot 208 Griffe poderia ter um motor turbinado, mas no geral ele impressiona pelo padrão superior de acabamento da cabine, pela tecnologia embargada, pela sensação de solidez estrutual. O design é um ponto alto, assim como os excelentes recursos de assistência à condução e de segurança.

Novo Peugeot 208 2021 - Automático

Para uso urbano ele é perfeito. Silencioso, suave e confortável. Em estrada seu comportamento dinâmico brilha, mas exatamente por isso ele pede um motor mais potente e moderno.

Ficha Técnica – Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 Automático

MOTOR: gasolina, transversal, quatro cilindros, 16v, 1.587 cc, potência 118/115 CV, torque – 15,5 Kgfm @ 4.750 rpm/15,4 Kgfm @ 4.000 RPM.

TRANSMISSÃO: tração dianteira, câmbio automático, seis velocidades, com conversor de torque e modo sequencial.

SUSPENSÃO: dianteira – independente, McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira – eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.

FREIOS: dianteiros: discos ventilados. traseiros: tambor. Direção: assistência elétrica.

RODAS E PNEUS: 16 Polegadas, montadas em pneus 195 / 55R16 (estepe de uso temporário)

DESEMPENHO
Velocidade máxima: 190 km / h
Aceleração de 0 a 100 km / h: 12 segundos
Consumo urbano: 7,5 Km/l (E) – 10,9 Km/l (G)
Consumo extra-urbano: 9 Km/l (E) – 13,1 km/l (G)

DIMENSÕES
Comprimento / largura / altura: 4.055 mm / 1.738 mm / 1.455 mm; Distância entre eixos: 2.538; Peso em ordem de marcha: 1.2528 kg; Capacidade do porta – malas : 265 litros; Capacidade de combustível: 47 litros

PREÇO: R$ 94.990 (outubro de 2020)

Fonte

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